sexta-feira, 26 de abril de 2013

CONVÊNIO DE AMPLIAÇÃO DE COMPRA DIRETA

Ontem (25/04/13) no auditório do Senac de Campo Mourão-Pr, na condição de Secretário Geral da Unespar/Fecilcam, representei o Diretor professor Eder Rogério Stela na cerimônia de assinatura do Convênio de Ampliação do Compra Direta.

Foi um evento muito bonito e tinha muitas pessoas especialmente pequenos produtores rurais de várias cidades do Paraná.

Fizeram uso da palavra um dos agricultores representando os demais; o vice presidente da Comcam prefeito de Peabiru Claudinei Antonio Minchio; o Presidente do Instituto das Águas o mourãoense Márcio Nunes, no evento representando o Governador Beto Richa e o Secretário de Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária Luiz Cláudio Romanelli.

O referido Secretário lembrou que a criação do programa Compra Direta dos Agricultores é do governo federal e administrado pelo Estado do Paraná por meio da sua Secretaria e com a colaboração direta da Emater e dos municípios. E que na região de Campo Mourão beneficia centenas de agricultores que podem vender vários produtos oriundos de pequenas propriedades e que o dinheiro vai direto na conta do produtor. Gera renda e dignidade e ainda beneficia escolas e entidades assistenciais com produtos de boa qualidade.

Romanelli fez questão de lembrar que tal programa nasceu em homenagem aos trabalhos do sociólogo Betinho que lutou muito pelo combate à fome. Os criadores do programa foram o Bispo da Igreja Católica Dom Mauro Moreli e o professor, escritor e agrônomo reconhecido mundialmente José Graziano.
 

3 comentários:

  1. Este programa é fundamental para o apoio e incentivo aos pequenos produtores, que desenvolvem a agricultura familiar. Além de colocar produtos de qualidade na mesa das nossas crianças, ainda temos a geração de renda aos pequenos agricultores.Este é um programa excelente ao qual eu tive a oportunidade de trabalhar no processo de implantação na cidade onde eu moro, e posso dizer que é de grande valia.

    ResponderExcluir
  2. O programa compra direta é um ótimo apoio para pequenos agricultores, além de estimular a permanência no campo e gerar empregos garante boa alimentação nas escolas do município. Ou seja, tanto o agricultor como os beneficiários saem ganhando com o programa. Muitos municípios Paranaenses já assinaram o convênio e já estão sendo beneficiados. Quanto mais municípios conveniados, maior será um número de pessoas que terão uma melhora na qualidade de vida. Por: Rafael Kubaski, 2° Ano de Economia

    ResponderExcluir
  3. Priscila Fernanda Dos Santos Silva12 de maio de 2013 às 19:19

    Essa é sem dúvida uma atitude muito nobre do governo federal, por que o Brasil tem que levar em consideração os pequenos agricultores, pois mesmo dispondo de uma condição menos favorecida, merece ter condições suficientes para competir com as classes mais favorecidas, ganhando um lugar no mercado competitivo.
    juntamente com a disponibilidade e apoio da Emater e dos municípios, fica muito mais fácil para esse desenvolvimento. Alem de promover renda, olhando num âmbito econômico, gera aos pequenos agricultores um incentivo maior de estar sempre procurando melhorar sua produção.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.