quinta-feira, 21 de março de 2013

UMA MATÉRIA SOBRE O BOLSA FAMÍLIA

Uma matéria sobre bolsa família. CLIQUE AQUI para ler.

3 comentários:

  1. As políticas sociais como o Bolsa Família, ao contrário do que anunciam os críticos, são potentes instrumentos para combater a reprodução da pobreza. Anteriormente sem perspectiva, muitas pessoas permaneciam à margem do processo produtivo, sem saber como se integrar à economia. Atualmente,o bolsa família garante as famílias mais necessitadas pelo menos o mínimo que se possa ter de alimentação,saúde,educação,e tem como um grande objetivo a inclusão social,permitindo que essas famílias tenham acesso ao mínimo que elas tem direito. Isso mostra como são importantes as medidas de aperfeiçoamento dos programas e políticas sociais e também as ações complementares que potencializam ainda mais seus efeitos. E acredito que esses programas de distribuição de renda devem mesmo existir,porque vivemos num país onde poucos detém o poder e os outros vivem a margem da sociedade.Por outro lado acredito também que as pessoas que são beneficiadas por essas ações deveriam ser inclusas em programas que possam capacitar essas pessoas para que elas possam se tornar autônomas, como por exemplo, em programas de capacitação profissional e depois serem encaminhadas para um emprego no qual foi qualificado ,dessa forma as políticas sociais não vão fazer a manutenção da pobreza e nem a dependência dessas pessoas que são assistidas pelo Estado.

    ResponderExcluir
  2. Esses programas só provam a enorme incapacidade do governo em promover politicas e planejamento a fim de modificarem o contexto social do nosso País, ou seja, já que o governo é incompetente ao ponto de não conseguir proporcionar ao povo serviços decentes de saúde, segurança e principalmente educação, ele adota essa politica de distribuição de renda que em nada muda o contexto cultural, social e econômico do nosso País. Então é mais fácil dar esmolas que dar emprego e educação pra todos...

    ResponderExcluir
  3. O grande problema da sociedade brasileira que possui um pouco de consciência política é o de assumir um lado político (ou partido de preferência) não como uma linha de pensamento ou tendência, mais sim como uma religião ou como um torcedor fanático de um time, não que isso seja ruim mais a tendência sempre é que quando um governo assume os que são da outra linha de pensamento passam a ser inimigos. Buscam de todas as formas erros problemas e torcem para que tudo de errado, para que se tenha corrupção desvios etc... para assim eles passarem a ter a razão, que a sua linha de pensamento contrária está certa e que o "adversário" está errado e que ele venceu, e que ninguém "presta". Como em um jogo de futebol onde nosso time ganhou não importa como, com gol impedido pênalti mal marcado, erros do juiz não importa... importa que ganhou e por isso é melhor, agora hora de menosprezar o adversário e o derrotado ficar reclamando pelo fracasso.

    Essa consciência equivocada nos leva a não saber o que é política e passar a repudiar tudo e odiar tudo que seja política... e isso reflete diretamente no governo. Os Políticos, acabam não votando projetos ou leis de interesse da população,mais sim em benefícios próprios ou é por que o partido contrário é que está apresentando, ou para vetar presidente e assim influenciar na sua popularidade ou em troca de favores cargos. Isto é a linha de pensamento da população, não estamos a frente então vamos derrubar quem está... Isto é o que trava o desenvolvimento do nosso país.

    Deveríamos sim ter linhas de pensamento definidas, (Sou de direita, esquerda, liberal, Conservador, Socialista, etc...) governos contrários com boas ações tem que serem valorizadas, se nosso partido não está a frente do governo ao invés de lutarmos contra, temos que reconhecer que as propostas deles foram melhores por isso eles foram escolhidos, e se nosso partido quer tomar frente, ele tem que mostrar propostas melhores e uma forma de governo melhor para ser aceito. Nós precisamos parar de ficar procurando defeitos, e aprendermos a ter bom senso e que para mudar um governo não precisamos ficar procurando apontando falhas erros e sim apresentarmos formas melhores de governos, apresentar projetos melhores ai sim vamos estar com a razão e vamos começar a mudar as coisas.

    Os programas e benefícios tem de ser reconhecidos, programas como bolsa família geram desenvolvimento "comprovadamente" tira população da miséria, podemos sim apontar falhas para melhorar. Ou sim querer que ele acabe, mais para que o bolsa família acabe e não seja mais necessário, que se apresente um programa melhor comprovado, um projeto revolucionário ou aguardar que até o momento em que todos estiverem acima da linha da pobreza fora da miséria e um país com uma boa distribuição de Renda, ai sim podemos acabar com bolsa família.

    Salvador José de Almeida
    Ciências Econômicas

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.