sexta-feira, 8 de março de 2013

MULHERES EM 2013: CONTINUAM SENDO VIOLENTADAS



Hoje é o dia internacional das mulheres. Apesar dos grandes avanços, parte significativa delas  ainda continuam sendo violentadas pelo machismo.

Parte delas são  violentadas sexualmente pelos próprios “companheiros”.

Parte delas são  violentadas porque são agredidas verbalmente ou  fisicamente pelos próprios “companheiros”.

Parte delas são violentadas economicamente porque executam trabalhos da mesma forma ou até mesmo melhor que os homens, mas em média ganham menos. Lembrando que as da raça negra são ainda mais discriminadas.

Parte delas são violentadas porque em média estudam mais que os homens e mesmo assim têm maiores dificuldades em assumir funções de liderança.

Parte delas são violentadas porque em muitos casos quando assumem funções, precisam suportar as insinuações de que, ou não são lá muito femininas ou ao contrário, exatamente por serem “muito femininas”  se valeram disso para galgar espaço.

Parte delas são violentadas porque mesmo tendo carga dobrada, especialmente as mães, se desdobram nos afazeres domésticos e no campo profissional e ainda precisam manterem-se belas para não serem “descartadas”.  

Parte delas são violentadas quando seus filhos são tirados delas pelo álcool, drogas e pela violência em geral.

Parte delas são violentadas quando são obrigadas a colocarem seus nomes nas coligações partidárias em épocas de eleições, somente para preencher as cotas obrigatórias  mas não podem fazer campanha para assim fortalecer o espaços dos homens no mundo político.  

Apesar de tudo isso, penso que vale a pena lutar para que todas estas violências citadas sejam diminuídas. 

As mulheres são maravilhosas e eu não vivo sem elas. A maioria absoluta delas são verdadeiras heroínas.

Eu poderia ficar o dia todo digitando nomes de mulheres para homenagear, mas como não posso fazer isso, parabenizo todas elas sem exceção.

Destaco quatro  delas que são muito próximas: minha mãe Ines, minha noiva Leda Mariza, minhas irmãs Rosemari e Rosane.   

3 comentários:

  1. Como podem descriminar as mulheres!!! São elas que geram os filhos, que dão o primeiro carinho no filho ao nascer, que conseguem conciliar família e trabalho sem reclamar. As mulheres tem que ter os mesmos direitos dos homens , podemos ser frágeis na força, mais temos muita garra para outras, temos capacidade trabalhar em qualquer lugar como em uma construção até mesmo na presidência. Temos capacidade de ser comandada e comandar , por isso nunca batam , maltrate uma mulher pois elas valem muito mais do pensam, e que foram elas que geram os homens!!!

    ResponderExcluir
  2. Como podem descriminar as mulheres!!! São elas que geram os filhos, que dão o primeiro carinho no filho ao nascer, que conseguem conciliar família e trabalho sem reclamar. As mulheres tem que ter os mesmos direitos dos homens , podemos ser frágeis na força, mais temos muita garra para outras, temos capacidade trabalhar em qualquer lugar como em uma construção até mesmo na presidência. Temos capacidade de ser comandada e comandar , por isso nunca batam , maltrate uma mulher pois elas valem muito mais do pensam e que são elas que geram os homens!!!
    Greicy Maria Milane Fim 2º Ano de Economia

    ResponderExcluir
  3. Realmente existem vários tipos de violência e discriminação contra as mulheres, muitas vezes é taxada como menos capaz. Existe aquela de casa, do marido, das mulheres que não têm um grau de instrução melhor, das mulheres que não trabalham, das mulheres que ficam em casa cuidando dos filhos. Do marido que bate que aparece com outras na cara delas e elas não podem dizer nada porque são sustentadas por eles. E eles acham que a mulher está ali para servir de qualquer coisa, e ainda se acham no direito de dizer que por ficar em casa não fazem nada, ou ainda se trabalham elas não têm o direito de ficar cansadas, pois tem que chegar em casa e trabalhar novamente (jantar, limpeza, filhos, etc. ).Qual é o problema de duas mulheres, numa sexta-feira à noite, estarem sentadas num bar? São duas amigas, tomando uma cerveja. Se fossem dois homens, com certeza não seriam vistos mal pela sociedade, como são mulheres já falam que estão procurando homem e coisas piores. São muitas situações que desvalorizam a mulher e isso tem que acabar!

    Janaína Aparecida Almeida dos Santos 2º Ano de Economia

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.