sábado, 8 de dezembro de 2012

O GRANDE NIEMEYER PELA ÓTICA DA GLOBO

Um belo texto que mostra o Niemeyer pela ótica da Globo que como sempre é distorcida CLIQUE AQUI para ler.

E para quem quer conhecer o lado humano, combativo e preocupado com as questões sociais do Niemeyer assista ao pequeno vídeo de 10 minuitos CLIQUE AQUI

Um comentário:

  1. Sempre achei que Jesus estava a aconselhar quem dá esmola a não ser fanfarrão. A sugerir uma discrição hiperbólica, tão discreta que uma parte do corpo nem se aperceberia do que estava a acontecer mesmo ao lado. (Como sucede a quem toma LSD e garante que a perna se separou do corpo e foi jantar fora.) Mas não. Embora Cristo tivesse uma invulgar capacidade para a parábola, dessa feita estava a ser literal. Avisou que a esquerda é contra a caridade.
    (Outra altura em que Jesus também foi denotativo: quando ficou enjoado depois de comer porco com molho de ostras num restaurante chinês, advertiu que não se dessem pérolas a porcos.)
    Só que vem aí o Natal e as pessoas, mesmo as de esquerda, tendem a resvalar para comportamentos solidários (e a apanhar gripe). Embora sabendo que a caridade é feia, é difícil refrear os impulsos altruístas que surgem nesta época. É cleptomania invertida.Para ajudar (cá está, não consigo evitar) sugiro a forma correcta de enquadrar esses desejos filantrópicos. São as respostas adequadas que uma pessoa de esquerda deve dar à abordagem de um pedinte:
    - Tenho fome.
    - Isso é grave! Não devia haver fome.
    - Pois. Há alguma. Faço desde já um mea culpa.
    - Vou ajudar-te.
    - Vai dar-me uma moeda?
    - Claro que não.
    - Olhe que não é para a droga.
    - Se fosse para a droga, eu dava. Para comer, é que não. Seria contribuir para a tua opressão. Anda comigo.
    - A um café, para me oferecer uma sopa?
    - Melhor. A uma manifestação contra a fome, seguida de colóquio sobre a pobreza.
    - Vai haver sandes nessa manifestação? Rissóis no colóquio?
    - Não, vai haver esclarecimentos sobre o combate à fome.
    - Quem combate bem é o pão com mortandela.
    - É mortadela que se diz. E nós combatemos as causas da fome.
    - Desculpe, deve ser da falta de glicose no cérebro. A causa da fome é falta de comida. Se eu papar, ela desaparece.
    - Esse é o caminho mais fácil, resolver o teu problema de curto prazo. Eu almejo solucionar o problema da fome no geral.
    - É possível que solucione, porque se eu morrer deixo de ter fome.
    - Estás alienado pela tua condição, não percebes. Toma um panfleto que explica a fome que estás a sentir.
    - É um panfleto com manteiga?
    - Não.
    - Então vá à merda.
    A impertinência mostra que ele ainda não percebe o que lhe está a acontecer, acha que padece só de uma fome dilacerante. Há que obrigá-lo a reagir. Da próxima vez que encontrar este pobre, ele não lhe vai pedir nada. Vai até olhá-lo com desprezo, sinal de que recuperou a dignidade e recusa sujeitar-se ao conceito burguês de "refeição".
    Se no Natal sentir vontade de alimentar alguém, lembre-se de que dar comida a quem tem fome é ruim. Porque o problema da fome é que, quando se a mata, acaba por voltar. Já o pobre, não.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.