quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FRANÇA TEM TÍTULOS DA DIVIDA REBAIXADOS

Por recomendação do professor Dirceu Alberto da Silva - Unespar/Fecilcam, publico parte de matéria da Folha de São Paulo sobre o rebaixamento de títulos da dívida pública da França.

A Agência de Classificação de Riscos da zona do euro Moody's  rebaixou os títulos da dívida pública da França do nível máximo (Aaa) para (Aa1). A variação é pequena,  mas é um sinal de alerta para a segunda maior economia da Europa. Esse tipo de queda pode abalar a confiança no mercado financeiro europeu.

O ministro francês da Economia, Pierre Moscovici, lamentou a decisão da Moody's sobre o rebaixamento e lembrou que os títulos franceses só estão um grau abaixo da Alemanha e sete graus acima da Itália.

Muito economistas não levam muito à sério as avaliações de tais agências, mas independente de qualquer coisa, o número de desempregados na Europa é assustador e prova mais uma vez que o capitalismo está em forte crise.      

5 comentários:

  1. Pois é, a sociedade francesa acostumada ao seu status de requinte e elegância agora se vê num momento econômico delicado, com um nível de desemprego elevado e instabilidade financeira. Muitas empresas conceituadas estão à beira da falência ou já estão falidas e isso reflete negativamente nas variáveis macroeconômicas do país. Esse pode ser o prenúncio de uma reação em cadeia global e é bom nossas lideranças políticas se precaverem quanto à isso.
    Daniel, 2° de Ciências Econômicas.

    ResponderExcluir
  2. Quem Diria que super potências chegaria a tal ponto, é lamentável pois acabara respingando em nós países em Subdesenvolvimento.
    A muitas reportagens que a população em massa esta passando necessidades de elementos básicos como moradia e emprego, mas fica a argumentação como chegou a esse ponto caos, sera que não viram o rumo que as coisas estavam chegando tentar fazer algo ? Coisa que simplesmente não entendo!

    Flaviana Kondazeski 2º Ciências Econômicas

    ResponderExcluir
  3. A situação da Europa é muito preocupante, hoje a França esta tendo seus títulos rebaixados, não faz muito tempo a Grécia começou desta forma e se não fosse a ajuda de outros países, a crise seria muito pior, neste momento a população espanhola esta sofrendo com o grande nível de desemprego, se olharmos com maior atenção não estamos falando simplesmente de países, mas sim de pessoas, cidadãos que estão desempregados, perdendo os bens que conseguiriam conquistar ao longo de sua vida, pessoas essas que possuem família, será que podemos imaginar o quanto é difícil olhar para seu filho e não ter o que dar de comer, pois, é assim que muitas famílias estão em vários pontos da Europa, se algo não for feito para controlar esta crise do capitalismo, podemos ter certeza, veremos muitas noticias sobre outros países da Europa que entraram em crise.


    José Alexandre Roverso
    2° Ciências Econômicas

    ResponderExcluir
  4. O rebaixamento dos títulos franceses é uma prova que nenhum país da zona do euro esta imune a crise. Apesar das atenções estarem voltadas para a Grécia, onde o caos é maoior, cada país tem que prestar mais atenção na sua situação economica para não chegar no mesma situação da Grécia.

    Elisangela 2º Ciências Econômicas

    ResponderExcluir
  5. É um momento complicado para a França. A Europa como um todo passa por um momento muito delicado, a população já não tem mais aquela tranquilidade como existia antigamente, grandes empresas estão fechando suas portas, outras apontam que também não vão aguentar por muito tempo, o nível de desemprego aumenta a cada dia, dividas que não param de crescer, muitos imigrantes estão retornando ao seus países de origem, pois já não enxergam mais o futuro que imaginavam nesses países. Enfim a França assim como todo o continente europeu precisa tomar cuidado para não sofrer a mesma crise horrível que aconteceu com a Grécia em um passado não tão distante, e por mais que muitos economistas não achem relevante essa análise de algumas agências, todo cuidado é pouco.

    Luiz Eduardo Menegassi 2º Ciências Econômicas

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.