sexta-feira, 2 de novembro de 2012

BOLSA FAMÍLIA MELHORA DESEMPENHO ESCOLAR

Uma matéria interessante sobre a melhora do desempenho escolar dos filhos de beneficiados do Programa Bolsa Família. CLIQUE AQUI para ler.

2 comentários:

  1. Com o programa bolsa família o desempenho escolar das crianças de baixa renda aumentou. Sem dúvidas é uma vitória satisfatória em um sistema cujo modo de produção prega a miséria da maioria em benefício de uma minoria abastada. Segundo a ministra “temos que comemorar”. Comemorar o que? Que o pobre continua sendo pobre, só que mais “inteligente” (só se for para ser explorado) de acordo com um índice, que como qualquer outro não revela a realidade?! Outra grande jogada é prender o aluno pelo estômago, ou o aluno estuda ou ele e sua família passam fome. Como se percebe, a educação não é libertadora e o conhecimento não é livre, mas condicionado às necessidades do modo de produção capitalista. O Estado, por sua vez, é o que cumpre as determinações de quem manda (do capitalista): às vezes como aparelho de repressão, outras como instrumento de coerção, ou ainda com o convencimento. Essa é a função do Estado burguês (ou do Estado que é burguês): gerar condições para a manutenção do capitalismo. É claro que eu não estou fazendo apologias contra o programa bolsa família, já que matar a fome é necessário e não uma vitória. Por isso não há nada para se comemorar. Porém, somente matar a fome não é suficiente, pois se fosse, estaríamos tratando de animais, todavia, estamos discutindo o ser humano, que possui necessidades que vão além do estômago.

    João Paulo Pereira de Azevedo Liss
    2º ano de economia

    ResponderExcluir
  2. tenho um colega de serviço que adquire a bolsa família, ele tem três filhos mora na vila Guarujá uma região que ao meu ver é discriminada pela nossa sociedade e afirmação de que a bolsa família tem ajudado com a frequência escolar é bastante válida. me recordo de uma conversa onde ele me dizia que seus filhos estávamos mais animados para ir a escola porque tinham um dinheirinho para levar. e antes o próprio pai as vezes nem material conseguia comprar quanto mais fazer sobrar uns trocados para dar aos seus filhos.

    Ronaldo koziel 2 ano de economia

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.