segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOSSO ADEUS AO PROFESSOR FERNANDO FACINI

FERNANDO FACINI ATRÁS AO LADO DA PROFESSORA ANA PAULA. CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

O final de semana foi muito triste para todos nós professores. Perdemos o professor Fernando Facini que sofreu uma parada cardíaca e nos deixou aos 33 anos de idade.

No sábado dia 08 de setembro, eu estava ao lado do amigo e companheiro de lutas, Mário Lima quando este recebeu um telefonêma e ficou desolado e me disse: --- Cara, o professor Fernando Facini faleceu agora pouco lá em Iretama.

Foi uma tristeza geral porque ele era muito querido e tinha participação ativa em vários lugares. Atualmente era professor de geografia no município de Roncador, tinha tido uma passagem de dois anos no Núcleo de Educação de Campo Mourão, tinha contatos permanentes com a APP-Sindicato e era membro efetivo do Grupo de Pesquisa GERA do qual faço parte (ver foto acima de uma das reuniões). 

Publicamos um livro do grupo de Pesquisa GERA e o querido Fernando fez um capítulo intitulado " A agricultura familiar no contexto das transformações na paisagem rural do município de Iretama".

Estive no velório em Iretama por umas quatro horas no sábado e foi muito triste. As pessoas não conseguiam acreditar no que viam. Enquanto estive por lá, além dos amigos dele de Iretama, especialmente as minhas ex-alunas Rosana e Letícia, apareceram por lá professores de Roncador, professores de Campo Mourão (da APP Sindicato e Núcleo de Educação) de maneira especial os amigos Mário Lima, professor Valdair, professora Vilma, professora Walquíria e professora Rosane. Também passaram por lá funcionários da Sanepar de Campo Mourão, colegas de trabalho da irmã dele. 

Recebi mensagens comovidas das colegas do Grupo de Pesquisa professoras Aurea, Ivonete e Dalva. O Diretor da Fecilcam professor Aleixo também ficou inconformado.

O professor Fernando Facini era um garoto de ouro. Inquieto e incorformado, sempre estudando, lendo e lutando pela educação. Deixou muitos amigos e vai deixar muita saudade. Descanse em paz Fernandão.      

2 comentários:

  1. Conheci o Prof. Fernando Facini, no grupo de pesquisa GERA e posso dizer que era uma pessoa de fácil amizade e companheirismo. Ao longo dos anos, muitas pessoas entram e saem de nossas vidas, mas só os verdadeiros amigos deixam marcas em nossos corações. O Fernando era uma dessas pessoasa que nos não esqueceremos jamais. Que Deus o tenha sempre ao seu lado.

    ResponderExcluir

  2. FECILCAM, O Fernando, foi meu aluno na graduação em GEOGRAFIA, sempre muito dedicado e batalhador, persistente em suas conquistas. Atualmente fazia parte do nosso Grupo de pesquisa - O GERA - Mas, uma das conquistas almejadas pelo FERNANDO era fazer mestrado na área de agrária, discussão que ele sempre persistiu. Percebia-se sua insatisfação com a injustiça social, especialmente ao homem do campo. Infelizmente as tarefas árduas do oficio, a falta de oportunidade, impediram que ele realizasse esse sonho... . Agora quando estava prestes a faze-lo, Deus o tirou da vida... . mas, devemos crer que deve haver um propósito maior... . Adeus Fernando.

    Atenciosamente,

    Nair Gloria
    Profª na UNESPAR/FECILCAM. Drª em Geografia pela USP e Mestre em Geografia pela UNESP e em Engenharia de Produção pela UFSCar.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.