quarta-feira, 4 de julho de 2012

NÃO PODEMOS CONFUNDIR ECONOMIA POLÍTICA COM CIÊNCIA POLÍTICA


Recebi comentários sobre a matéria e publiquei todos, porém em um deles há um erro conceitual e merece ser corrigido, ou seja, o(a) internauta (anônimo) confundiu economia política com ciência política.

A economia política é a ciência que estuda as relações sociais e trata das leis que regem a produção, circulação e consumo das mercadorias. É claro que na disciplina que leciono na Fecilcam destacamos a interferência da política nas questões econômicas, mas elas aparecem na ideologia de cada base de apoio aplicada à economia na condução dos governos.  Estudar economia política é muito importante para se compreender melhor a dinâmica da economia e ajuda um pouco na compreensão do pensamento dos eleitores.

A ciência política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos.  Os cientistas políticos podem auxiliar os governos , na medida em que fazem análises  conjunturais e estruturais, perfil de eleitores, estrutura de poder etc e etc, e podem fazer comentários políticos. Estudar ciência política é muito importante para melhor compreender a dinâmica da política e talvez um pouco de economia. Portanto é a ciência política e não a economia política  que trata das questões de popularidade presidencial.

Comentaristas políticos dos jornais, professores de economia política ,  religiosos e qualquer pessoa pode opinar sobre a política e tentar convencer as pessoas a votarem neste ou naquele candidato, porque a vida para a maioria da população está melhor ou pior.  Mas ninguém, nem menos as pessoas menos favorecidas precisam de alguém para dizer-lhes que suas vidas estão melhores ou piores. Cada pessoa, no seu íntimo, sabe dizer no momento de uma pesquisa de popularidade, pesquisa eleitoral ou no momento de votar se sua vida está melhor ou pior. É claro que os especialistas podem ter razão nas suas análises quando afirmam que a qualidade de vida das pessoas vão se alterar a médio ou  longo prazo, mas isto não tira o direito de ninguém afirmar que sente sua vida melhor ou pior porque não ouviu os especialistas.

É preciso respeitar a soberania da população no que se refere à aceitação popular ou mesmo nas eleições. O povo brasileiro exerceu sua soberania quando o Presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se elegeu duas vezes seguidas; quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se elegeu duas vezes seguidas; quando a Presidenta Dilma Vana Rousseff (PT) se elegeu a primeira vez;  e irá exercer a soberania novamente quando eleger novamente ou não eleger a atual Presidenta.    

Um comentário:

  1. Excelente observação Maybuk! É realmente complicado para as pessoas fazerem esta distinção... e, quando fala-se em "política" já remetem a política partidária. A ciência política estuda as formas de organização dos Estados, os regimes políticos, etc.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.