terça-feira, 8 de maio de 2012

DEPUTADO FEDERAL DR ROSINHA PROFERIU PALESTRA SOBRE O MERCOSUL NA UNESPAR/FECILCAM

O Deputado Federal Dr. Rosinha do PT do Paraná, ex-Presidente do Parlamento do Mercosul e a maior autoridade em conhecimentos sobre a entidade no Brasil, proferiu palestra aos alunos do curso de ciências econômicas da Unespar/Fecilcam e alguns alunos do ensino médio. O jornalista Cassio Henrique Ceniz fez matéria a respeito. CLIQUE AQUI para ler.

3 comentários:

  1. Tive o previlégio de participar da palestra dada pelo deputado federal, Dr. Rosinha em nossa faculdade. Com uma linguagem simples, fez com que nós alunos que la estava presente, entender perfeitamente o que queria nos dizer, também nos fez pensar de uma forma diferente sobre a politica de nosso país, e a importância do comércio exterior para o Brasil.
    Com o tema principal discutido, o Mercosul, pude compreender bem de como se iniciou, a sua estrutura, quem participa, a forma de como é organizado, o seu objetivo, etc.
    Enfim, a palestra do deputado foi muito estutiva, não só para mim, mais para todos que la estavam.

    aluna do 2º Economia Rayane L. Devitte

    ResponderExcluir
  2. Foi muito interessante e construtiva a palestra dada pelo Deputado Dr. Rosinha,onde citou os remédios genéricos,surgimento do Mercosul e dos Países participante,falou sobre o verdadeiro motivo do surgimento da Itaipu que nos fornece uma parte da energia, da melhoria no governo Lula, entre vários outros temas explicados pelo Deputado. Com certeza foi uma excelente palestra, que acrescentou no conhecimento de todos que estavam presentes.

    Aluna : Juliana de Oliveira Teixeira 2° ano de Economia.

    ResponderExcluir
  3. Mestre Maybuk,


    Optei por comentar a matéria da Dr. Rosinha publicada no site http://www.jmnews.com.br/noticias/espaco%20publico/42,20784,08,05,o-sonho-de-amanda.shtml, cujo título "O Sonho de Amanda" chamou-me a atenção. Não tive o prazer de participar da palestra, mas pude senti-la em parte ao ler a matéria, em especial a insegurança de futuro que aquela adolescente sentia, ou se este sentimento ainda não era conhecido em virtude do turbilhão de sentimentos que cercam os adolescentes, a palestrante pode muito bem expressar por Amanda.

    Para que este comentário seja válido, faço um paralelo com sua afirmação feita em uma de suas aulas de Economia Política: "Os mais necessitados devem receber auxílio do Estado devido a falta de OPORTUNIDADES". Alguns acadêmicos são contra estes "auxílios", já outros não, a depender de sua tendência de "direita" ou "esquerda". Para mim, esta ausência de oportunidades torna-se bem clara ao conhecermos as pessoas, mais precisamente a história das pessoas distantes de nosso círculo.

    Marcelo Matiaze



    Ao conhecermos as Amandas deste mundo, deveríamos imaginá-la ser esta uma filha, ou se difícil para aqueles que ainda não conhecem o amor de pai ou de mãe, tentemos imaginá-la uma irmã, uma prima, ou até uma amiga a qual amamos. Seríamos capazes de afirmar que "ajudas/auxílios" à Amanda prejudicariam-na ou à sua família, ou mesmo a produção do país? Imagino que não. Na verdade tenho certeza que desejaríamos o melhor para esta querida Amanda.



    Sendo assim, entendo que as OPORTUNIDADES devem sim ser dadas aos mais necessitados para que as "Amandas", com dificuldade de dicção, com roupas e calçados simples, não perfumadas ou com cabelos não hidratados, que chegam suadas ou cançadas a uma entrevista de emprego, possam, pelo menos, competir em iguais condições com aquelas que possuem os privilégios citados, pois em ambos os casos tratam-se de seres humanos vindos da vida intra-uterina, de outro ser humano, podendo ser a Amanda, sua filha, sua irmã ou melhor amiga. Podemos afirmar que ela se acomodará pela Oportunidade recebida?



    Gostaria apenas de repetir o último parágrafo da matéria da Dr. Rosinha: Qual será o futuro de cada um desses meninos e meninas? Seus sonhos se concretizarão? É necessário que as universidades e faculdades tenham cotas para os oriundos das escolas públicas. As Amandas precisam realizar seus sonhos.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.