quarta-feira, 9 de maio de 2012

UMA CHARGE QUE RETRATA A REALIDADE

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Por sugestão do acadêmico do segundo ano de ciências econômicas Luciano Garcia Ramos, publico uma charge que faz uma analogia bem interessante do que seria um banco. 

11 comentários:

  1. MILLENE MAYSA SOARES9 de maio de 2012 às 11:43

    E o pior é saber que em governos anteriores já tentaram de tudo para solucionar a crise financeira , realizando esforços monstruosos para garantir a rentabilidade destas instituições financeiras. Enquanto os problemas da população,como saneamento básico, questão da falta de segurança, moradias em áreas de risco, foram deixados para trás, não foram usados os mesmos empenho com o qual são defendidas as causas do sistema financeiro.

    Até que enfim parece que nosso atual governo tenta por um limites a estas empresas capitalista...a qual usa o seu dinheiro e te cobra por isso ainda....

    MILLENE MAYSA SOARES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que os bancos realmente fazem gerar lucro de um dinheiro que na verdade não os pertence,mas se olharmos a importância que esta instituição tem na economia, veremos que este trabalho que nos presta é muito bem feito, pois, com recursos que neles são depositados serve não somente para um acionista, mais sim para todos,pois,com estes valores esses bancos financiam casas, carros, bolsa de estudos, quantas pessoas que não possuem uma capacidade com recurso próprio para financiar o seu sonho não procuram estes agentes financeiros, todos criticam,mas nenhum banco vai na sua casa le obrigar a depositar seu dinheiro nele,já pensou se tivesse que guardar seu dinheiro de baixo do colchão nos dias de hoje.
      José Alexandre Roverso
      2°ano de Ciências Econômicas.

      Excluir
  2. Os bancos deixam a desejar por terem taxas muito elevadas, como no financiamento, e taxas muitas baixas para quem quer investir na poupança, ele simplesmente compra barato e vende caro, aumentando seus lucros e o consumidor que quer juntar um dinheiro, não consegue fazer render. Infelizmente a sociedade necessita de seus serviços, e o banco cada vez mais ganhando sobre eles.
    Andressa Foleis Cavassani 2° Economia

    ResponderExcluir
  3. Apesar das taxas de juros praticadas em muitos paises serem exorbitantes, e os mesmo buscarem lucrar de todas as formas no Brasil em cima da população com juros muito altos, a importância dos bancos se justificam em contrapartida por movimentarem a economia do país. Pois sem os bancos e seus financiamentos e créditos, tanto para pessoas físicas jurídicas crédito Rural enfim... em forma de empréstimos ou financiamentos de veículos etc....movimentando a economia e o comércio as regiões não se desenvolveriam e a economia não cresceria.

    Não consigo imaginar um sistema econômico sem a figura do banco envolvida.

    Salvador José de Almeida
    2º Ano Ciências Econômicas

    ResponderExcluir
  4. As pessoas investem seu dinheiro no banco para ter segurança, pois seria um risco guardar o dinheiro em casa, mas para o banco guardar seu dinheiro eles cobram taxas. As taxas de juros dependem do risco no retorno do investimento quanto maior o risco maior a taxa de juros, a poupança tem um índice médio de 0,6% ao mês, porém o valor aplicado volta para o investidor com toda a certeza e com o rendimento prometido.
    Elisangela 2º Ciências Econômicas.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas investem seu dinheiro nos bancos por necessidades, os bancos cobram altas taxas para se garantirem das inadimplências, apesar dos bancos cobrarem taxas elevadas nos todos precisamos deles principalmente na área de desenvolvimento, pois só com seus serviços conseguimos financiar imoveis ou investimentos que dupliquem a renda, e até que enfim o atual governo ter reduzido a taxa de juros pois os banco são instituições que mais lucraram no pais..

    André Luiz Bernine 2° ano de Economia

    ResponderExcluir
  6. Poupança se tornou negocio lucrativo, onde nos deveriamos estar ganhando os bancos que obtem esse lucratividade em cima de nossas tão sofridas economias, ele usam esses depósitos para fazer investimentos interno, o nos o que nos resta uma pequena parte de participação nesses tão altos lucros. Nos é convencido a cultura que isso é um bom negocio ainda !!!

    flaviana Kondazeski 2º Ciência Econômicas.

    ResponderExcluir
  7. É vantajoso investir no banco pessoas que não esperem multiplicar o seu dinheiro. Pois as taxas de rendimento são baixas. No nosso país capitalista, onde nada é de graça, temos somente a segurança de que nosso dinheiro estará sempre lá para quando precisarmos com uns centavos a mais por mês, dependendo do quanto tivermos aplicado.

    Taíse Detoni dos Santos - 2º ano de Ciências Econômicas.

    ResponderExcluir
  8. na minha visão poupança é pra quem não pensa em investi e sabe que guarda dinheiro em casa vai gasta, nesse caso é vantajoso, mas finaciamento ja não é algo tão bom assim eles ajudam mas cobra sempre uma boa taxa de juros, ajuda e de quem não cobra nada em troca e esse não é o caso dos bancos que sempre ganha em cima de tudo que faz.
    bancos são todos capitalista dizem que ti ajuda, mas a verdade é que quanto mais você utiliza os beneficios que eles oferecem, mas eles ganham.

    Jhonatan Levi de A. Munuera- 2º ano de ciências econômicas

    ResponderExcluir
  9. Realmente os bancos alcançam lucros exuberantes, porém, a poupança não é a única opção de investimento disponível. Hoje temos uma grande diversidade de opções,com diferentes taxas de retorno e de risco, sem a necessidade de recorrer a um banco. Até mesmo em empréstimos e financiamentos é possível pesquisar entre as várias taxas praticadas no mercado e escolher a que melhor se enquadra às nossas necessidades. O banco não é o maior dos nossos problemas.

    ResponderExcluir
  10. Ao contrário do que comentam o banco tem seus altos e baixos, o banco é um sistema muito capitalista, enquanto outros comentarios dizem " a poupança de um banco é lucrativo" a questão se encontra aí....para que isso seja lucrativo está tirando de um coitado mas muito pobre cidadão que precisa de um empréstimo,,,se este cidadão precisa fazer um empréstimo a taxa que eles cobram em cima é alta e esse tal taxa cobrado vai ser aquele "taxa lucrativo" que outra a pessoa recebe na sua poupança, é como se encontra na charge apesar de ser uma taxa alta pessoas precisam disso e sempre vai procurar não importando com os critérios dados pelo banco....é um ganho de custo que o banco ganha implamtando em outro!!!



    acadêmico José Amaro Alves Neto
    2A economia

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.