sábado, 28 de abril de 2012

EXCELENTE ARGUMENTAÇÃO EM FAVOR DAS COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES

Na semana que passou o STF aprovou por unanimidade a constitucionalidade do Sistema de cotas para negros nas universidades adotado pelo governo do ex-presidente Lula e contestado na justiça pelo DEM.

Eu sempre fui totalmente a favor das cotas porque não há a menor dúvida de que existe uma discriminação escancarada contra os negros neste país em todos os espaços da sociedade. Embora existam exceções de negros bem sucedidos como é o caso do Rei Pelé e grandes artistas, a maioria dessa parcela da população para galgar melhores espaços precisam lutar muito mais que os brancos.

O STF deu uma lição em todos nós e hoje encontrei um belo comentário no site bocasanta que infelizmente é anônimo argumentando a defesa das cotas, o qual publico na íntegra abaixo:

Cotas raciais
Se somos todos iguais, cotas raciais pra quê? Pra compensar séculos de desigualdade. Os negros foram, de um dia pro outro, alforriados e jogados na rua sem trabalho. Já que teriam que pagar pela mão de obra, que ela fosse branca e imigrantes vieram ocupar vagas de trabalho remunerado, ao invés assalariar os negros.

E eles também não poderiam ser "devolvidos" às suas famílias e comunidades de origem. O passado destruído, o presente um caos, como construir um futuro? Esmolaram, se prostituíram e aos poucos foram recuperando alguma dignidade, mesmo ocupando as favelas. Mesmo depois da abolição, enfrentaram décadas de preconceito. É uma dívida social.

A Constituição garante a igualdade e para isso é preciso tratar públicos diferentes de forma diferente, justamente para garantir a igualdade de oportunidade. Pode não parecer justo para com jovens brancos pobres de hoje, uma vez que a falta de acesso à educação parece ter a falta de dinheiro como causa. Mas a história das cotas não é apenas uma questão financeira. É mais complexa, é social.

Crianças negras precisam ver profissionais negros de sucesso, pra desconstruir as limitações criadas e alimentadas ao longo de todo esse tempo de preconceitos. Isso tinha que ser feito de alguma forma em algum momento pra trazer os negros para uma posição de igualdade real. Se no Brasil a população negra é maioria, deveríamos encontrar negros em todas as profissões na mesma proporção. E isso não acontece.

Agora, eu concordo que isso não pode ser uma solução a longo prazo. Penso que a mesma lei que garante as cotas falha em não criar um plano para garantir que isso seja temporário e que aos poucos os critérios migrem do da afrodecendência para garantir vagas a quem não pode pagar. Isso tem que ser uma meta para o futuro.

Mas, na minha opinião, o caminho neste momento passa pelas cotas raciais. Torço para que todos aproveitem a grande oportunidade de crescimento e de reflexão. Sei que a lei é genérica e que existem pessoas beneficiadas que não merecem e outras merecedoras que não se enquadram. Mas esse é o preço de viver num país do tamanho do nosso.
 

17 comentários:

  1. Ao que sabemos sobre a vinda da civilização “Afro’ para o Brasil mostra um período rudimentar da história brasileira, período o qual deixou diversas sequelas para a população. A partir do ano de 1888, é abolida a escravidão em nosso país, porem o que iriam fazer, onde iriam trabalhar, e como sobreviveriam? Não tinham estudo, e nem posses para terem uma mudança de vida. Os anos passaram, e na época em que estamos vivendo abre as oportunidades, a grande e importante diferença está no poder aquisitivo. Assim, se um estudante negro e um branco, com as mesmas condições sociais estão disputando por uma vaga em uma Universidade o mérito para o ganhador não seria a inteligência e o talento? Por que então por preferência na cor? As cotas específicas para negros alteram a realidade de quem é branco e pobre que fica sem opção. Concluímos então, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” Kant. Vanyelen Cavalheiro 2º Economia

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, ser afrodescendente não significa ser inferior as outras pessoas, devido a essa minha linha de pensamento eu sou contra cotas para negros, porque se trata de um preconceito com eles mesmos, ser afrodescendente então é ser menos capaz?
    Não concordo com essa abordagem, tanto os afros quantos os brancos, amarelos e pardos e todas as demais raça tem a mesma capacidade de aprendizado, eles sim, têm que deixar de uma vez por todas de se sentirem inferiores e buscar seus objetivos. Concordo com a igualdade de oportunidades, como cotas para estudantes das escolas públicas, com isenções de taxas de inscrição em concursos, vestibulares, etc. Se queremos os negros iguais aos brancos, porque trata-los de forma diferente? Ana Paula Leite 2º Economia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser afrodescendentes não torna o negro inferior a nínguém. Reflita sobre a questão econômica do negro que é consequência do passado e vc como todos sabem que para entrar numa universidade só quem tem oportunidade de estudar epara tal necessita de dinheiro.

      Excluir
  3. Bom as cotas para os estudantes negros, acredito eu, foi uma tentativa de combater a desigualdade, por acreditarem que os negros são menos favorecidos. Agora supomos que, duas crianças de uma comunidade carente que vivem nas mesmas condições, estudam em uma mesma escola pública, porém, uma de cor branca e outra de cor negra. Os dois, agora jovens, estão agora diante de uma nova etapa dos seus estudos, o ensino superior. Tendo as mesmas condições, prestariam vestibulares e tentariam entrar em uma universidade, mas o negro nesse momento tem o beneficio das cotas pra estudantes negros! Por quê? Não vieram da mesma classe social? Nesse momento está ocorrendo uma desigualdade de oportunidades. Não pode um ser favorecido por causa da cor da pele. O negro utiliza-se do beneficio que lhe foi concedido e entra na universidade, e o branco tem que ficar lutando por uma vaga através de vestibulares. Portanto, sou contra cotas para estudantes negros. Acredito que as cotas deveriam ser pra estudantes carentes, independentemente da cor ou raça.

    Robson da Silva Gomes, 2º Economia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso mesmo existe a cota para estudantes de escola pública.A grande questão é quem nunca esteve no inferno nunca vai entender.Quem nunca foi discriminado nunca vai entender!!!

      Excluir
    2. A maioria das pessoas já foi discriminada um dia. Não é só o fato de ter a cor da pele negra que faz a pessoa objeto de discriminação. gays, gordos, magros demais, que usa oculos na infância... enfim, tudo é motivo pra discriminar. E principalmente mulheres, na minha opinião são mais discriminadas que negro. É só prestar atenção nos comentário cotidianos que ainda são aceitos socialmente entre as pessoas. Por exemplo, é inadmissivel falar quando alguem faz besteira no trasito "só podia ser negro!", mas quantas vezes não ouvimos isso sobre mulheres? Definir gostos e comportamentos só pelo fato de a pessoa ser mulher. Isso não se faz com negro. Alias, chamar um homem de "mulherzinha" é considerado uma ofensa sem tamanho... Enquanto dizer que de uma mulher algo como "ela dirige como um homem" é tido como elogio. Eu estava num onibus esses dias e o cobrador estava falando que estavam precisando de motoristas, e que apareceram mulheres para o cargo, mas o dono disse que nunca ia ter mulher trabalhando na empresa dele. Todo mundo achou isso normal. Agora troca o nome mulher por negro, e eu te garanto que ele iria pra cadeia. Mulheres negras, essas sim , recebem discriminação de todos os lados...

      Excluir
  4. TEM QUE SE ENTENDER QUE O NEGRO E O BRANCO DE ESCOLA PÚBLICA NÃO DISPUTAM ENTRE SI AS VAGAS , PELO CONTRÁRIO CADA UM DELES IRA DISPUTAR EM SUA PRÓPRIA COTAS, É IGNORÂNCIA PENSAR QUE UM COTISTA NEGRO IRÁ OCUPAR LUGAR DE UM COTISTA ORIUNDO DE ESCOLA PÚBLICA O QUE PRECISA SER EVIDENCIADO É QUE CADA UM IRA DISPUTAR EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES COM SEU SEGMENTO

    ResponderExcluir
  5. Comentários vindo de uma branca, se põe no lugar de uma pessoa negra que sofre descriminação todos os dias, sente o drama na pele, onde num país que esse preconceito está tão enraizado na cultura brasileira, que as pessoas nem o percebem!

    A favor das cotas, não que isso possa acabar com o preconceito e sim com a desigualdade social, num país em que existe milhares de afrodescendentes, onde as oportunidades não mostram a realidade.

    Abraço pessoal!

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor das cotas que não se limita somente para o negro e sim para o pobre, e enquanto esse sistema que em pleno séc. XXI se acha branco continuar agindo da forma que está continuarei sendo a favor. Quando a educação brasileira se igualar com a educação privada aí sim, serei contra, no entanto está muito longe do sistema mudar, sendo assim, muitos que não tiveram e nunca terão condições de concorrer por igualdade com os ricos, estes por terem condições financeiras deviam continuar nas universidades particulares. Precisamos perceber que o próprio sistema é que torna essa problemática cada vez mais complexa, então, sem cotas a situação do pobre continuaria como anos atrás, dificilmente teria um nas universidades. Isso é justo? E tudo isso é consequência de um passado injusto, digamos que o negro fora o pai e foi abandonado pelo seu filho= BRASIL, e todos sabem que o negro em si quem ergueu essa pátria aos sons da chibata, da sede, da fome...
    Como um aluno pobre de escola pública com uma educação deficiente vai concorrer com um aluno classe média ou rica oriundos de escola particular? Sem chances não é? Temos que analisar que enquanto o pobre estava trabalhando o rico estava estudando isso é o mínimo que já deixa nem cito o negro mas no geral, o pobre em grande desvantagem, todos veem os noticiários e até nas calçadas dos grandes centros vários mendigos fora da escola, nem todo pobre teria acesso a material, muitos nem dinheiro para comprar uma caneta que dirá material completo, vemos que a merenda escolar é a única refeição de muitos, isso é fato.
    Claro que o sistema deveria investir em massa na base, no ensino fundamental e médio, mudar essas estratégias do ensino brasileiro, mas sabemos que o sistema se interessa no dinheiro e enquanto os filhos dos que dominam esse sistema estudarem em escola particular a pública nunca limpará sua face, brigar é inútil e ser contra as cotas é sinal de que pouco se importam com os de classe inferior, há quem diga que a cota seja sinônima de preconceito, eu já digo que a cota é sinônima de uma visão humanitária que busca dar oportunidades e igualdade a quem nunca terá condições de chegar numa universidade onde a predominância é o dinheiro.
    Danilson

    ResponderExcluir
  7. Não existe argumento que defenda um projeto tão absurdo como esse, essas cotas servem como uma desculpa esfarrapada de um governo que não consegue resolver os problemas sociais desse país. A desigualdade entre brancos e negros não se resolve com cotas, e sim dando uma educação de qualidade para todos, se toda a população tivesse uma educação básica de qualidade, todos teriam condições de entrar em uma universidade pública, sem a necessidade de qualquer benefício
    estatal.

    ResponderExcluir
  8. O que muita gente não sabe, é que não basta ser negro para aderir as cotas, é preciso, além disso, que se comprove carência financeira. Outra coisa que muita gente não sabe é que na primeira fase do vestibular, o candidato disputa de igual para igual com todos. Se não passar nesta fase eliminatória não adianta ser negro que não entrará para a universidade. As cotas servem para compensar os séculos de desigualdade ao qual sofreu toda a população negra. O Brasil foi o último país a abolir o sistema escravista e portanto , os indicadores sociais ainda mostram que os negros ainda sofrem os sintomas da escravidão como o preconceito, o baixo número de estudantes negros na universidade pública, o alto índice de desemprego , a população carcerária, o alto número de homicídios entre os negros, enfim, enquanto não houver uma educação básica de qualidade para todos é preciso sustentar essa política emergencial, pois toda a população brasileira tem uma dívida para com os negros. COTAS RACIAIS SIM, EU APOIO!!!
    Aline Rodrigues, cientista social.

    ResponderExcluir
  9. O que muita gente não sabe, é que não basta ser negro para aderir as cotas, é preciso, além disso, que se comprove carência financeira. Outra coisa que muita gente não sabe é que na primeira fase do vestibular, o candidato disputa de igual para igual com todos. Se não passar nesta fase eliminatória não adianta ser negro que não entrará para a universidade. As cotas servem para compensar os séculos de desigualdade ao qual sofreu toda a população negra. O Brasil foi o último país a abolir o sistema escravista e portanto , os indicadores sociais ainda mostram que os negros ainda sofrem os sintomas da escravidão como o preconceito, o baixo número de estudantes negros na universidade pública, o alto índice de desemprego , a população carcerária, o alto número de homicídios entre os negros, enfim, enquanto não houver uma educação básica de qualidade para todos é preciso sustentar essa política emergencial, pois toda a população brasileira tem uma dívida para com os negros. COTAS RACIAIS SIM, EU APOIO!!!
    Aline Rodrigues, cientista social.

    ResponderExcluir
  10. Em minha opinião essa política discrimina o negro pelo fato de considerarem pessoas incapazes de competir e ganhar uma vaga com o seu próprio esforço o que leva a um preconceito do potencial negro :( , não há somente negros pobres, mas tb brancos e pq não ter cotas para os brancos?

    ResponderExcluir
  11. eu discordo que existe discriminação contra negro nesse país,pois não existe uma definição de quem é negro e de quem não é

    eu não concordo em compensar desigualdades passadas com desigualdades atuais,como é o caso das cotas

    antes da lei da abolição da escravatura,houveram outras leis para diminuir o número de escravos,como a lei do ventre livre

    alguns negros continuaram trabalhando na fazenda na qual já trabalhavam quando eram escravos,mas de forma assalariada

    existem pessoas negras de sucesso

    ResponderExcluir
  12. Valeu galera otimos argumentos

    ResponderExcluir
  13. Não me desfazendo ou não aceitando ou descriminado a opinião ninguém, pois todos possuem sua opinião mais concordam que fica bem difícil se imaginar no lugar de um negro, a maioria de nós estudou em escolas e moramos na periferia, ou seja, somos pobres mais ai pergunto pra você branco, conte-nos quantas vezes quando vocês eram crianças outras crianças não queriam brincar com vocês apenas pelo fato de ter a cor diferente? Quantas vezes na rua à noite pessoas passaram por vocês e esconderam a bolsa com medo de serem roubados? Quantas vezes olharam para o seu cabelo e falaram que era ruim, ou murmuraram baixo para colega “nossa isso nao pega nem chapinha” ou” nem uma progressiva resolve”,quantas vezes pessoas deixaram de olhar para o seu caráter e olharam para o tamanho do seu nariz?, Melhor contem-me o sofrimento de vocês brancos ao entrarem em uma universidade e todos olharem pra vc achando que vc não tinha capacidade para estar ali e se estavam era por um "beneficio" do governo. Fica difícil se imaginar nessa situação quando se é branco pq na realidade sendo pobre ou não vcs estão dentro dos padrões da sociedade na qual não ti julgam pelo tamanho do seu nariz ou espessura do seu cabelo, além disso, essas cotas raciais mais que também é social é uma parcela reparatória da escravidão, lógico que nem isso e nem nada vai reparar esse grande erro, mais já é um bom começo!. Essas cotas vão mais além da questão raça isso esta inserida no social agora pergunta aos que são contra, um aluno independente de etnia que estuda em escola publica nunca estará em igualdade com um que estuda em escola particular?Não por motivos óbvios, essas cotas servem para nivelar essas duas classes assim mantendo uma situação justa na qual podem competir com igualdade.
    espero não ter ofendido ninguém, e esse é o meu ponto de vista

    ResponderExcluir
  14. No Brasil, Há uma dívida que temos com negros, índios... Enfim, porém há uma coisa que ainda não foi superada: Preconceito! principalmente com a raça negra. Se observarmos dados vamos perceber que o número de negros nos sistemas carcerário e nas favelas do Brasil, são muito maiores ao número de brancos, percebemos aí a diferença, Enquanto o número de brancos em Trabalhos bons, em boas redes de ensino, com salários altos e ricos, são consequentemente maior que os de negros, neste caso o preconceito que havia no passado, infelismente não foi superado, precisando sim de Cotas Racias para que não haja essas diferenças, não tem q haver cotas pelo motivo do passado, com o q fizemos, até porque é passado e se fosse assim, deveríamos fazer o mesmo com os índios, E nem pelos negros serem os coitadinhos que não tem capacidade, pq capacidade é o q todos temos graças a Deus, mas simplesmente pq, há ainda no Brasil essa Diferença, essa injustiça, esse preconceito, infelismente isso é Brasil!

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.