quarta-feira, 25 de abril de 2012

CARTA DA PROFESSORA AUREA DIRETO DA ITÁLIA


Recebi com satisfação um email da minha amiga professora Aurea Andrade Viana de Andrade, que é professora do departamento de geografia da Unespar/Fecilcam e que está fazendo doutorado na Itália. Ela escreveu que hoje foi um dia muito emocionante  e me pediu para publicar no Blog uma carta a qual publico na íntegra abaixo: 

Caro amigos e estudantes da Fecilcam
Saudades,,,
Como é de conhecimento estou em Torino Itália com objetivo de estudar e pesquisar sobre território e desenvolvimento. Estou conhecendo a bela Itália e com desejo de saber mais sobre esse país.  A cada da fico mais fascinada pela riqueza de informações, cultura e conhecimento, quero compartilhar com todos, quando voltar para o Brasil.
Hoje tive uma experiência diferente vivenciei um pedaço da história que não é fácil saber...
Aqui na Itália dia 25 de abril é um dia festivo, porém muito triste, comemora-se a Libertação do Fascismo e Nazismo e por conhecidência ou não, moro na Via Borsellino, 42 vizinho do Museo del Carcere “Le Nueve” que também fica na Via Borselino, 01.  Construído há mais de 150 anos, lugar aonde homens e mulheres (jovens, alguns menores, entre 18 a 25 anos), estudantes, operários, lideranças sindicais, religiosos, sofreram e morreram, lutando contra o regime fascista, para a Itália ser livre e democrática.
Neste mesmo Carcere, havia uma seção comandada pelos nazistas, onde os judeus, eram torturados, transferidos para os campos de concentração e condenados à morte. Nesta seção, senti uma comoção muito forte, especialmente porque se apagaram as luzes e estavamos no corredor da morte, a escuridão, o ambiente gelado, por um instânte parecia que eu estava vivenciando a dor dos condenados a morte, no período da maior atrocidade da humanidade.  
Essa emoção que vivenciei, queria compartilhar.
Abraço a todos
Aurea


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.