sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DISCURSO DO PROFESSOR JADER LIBÓRIO DE AVILA

FOTO LARISSA MENEZES: PROFESSOR JADER LIBORIO RECEBENDO A PLACA DE HOMENAGEM DAS MÃOS DO VICE-DIRETOR EDER STELA - CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR
FOTO LARISSA MENEZES: PROFESSOR JADER LIBORIO NO MOMENTO DO SEU DISCURSO - CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

Ontem, 10 de fevereiro de 2011, tive o privilégio de participar do segundo dia da formatura da UEPR Campus de Campo Mourão e dentre tantos momentos bonitos, pude desfrutar do discurso do Paraninfo Geral dos formandos professor Jader Libório de Avila, pessoa e profissional a que tenho profunda admiração. Em homenagem aos grande professor, resolvi publicar na íntegra o seu discurso

EXMO. SR. VICE DIRETOR PROF. EDER ROGÉRIO STELA

DD. DIRETOR DA FECILCAM E PRESIDENTE DESTA SOLENIDADE

EXMO. SR. NELSON JOSÉ TURECK

DD. PREFEITO MUNICIPAL

EXMO. SR. DR. SIDNEI JARDIM REPRESENTANDO A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO

EXMO. SR. PROFESSOR JOSÉ POCHAPSKI REPRESENTANTE DO DEPUTADO ESTAUDUAL JOÃO DOUGLAS FABRÍCIO E EXMA. SRA. MARLA APARECIDA TURECK DINIZ - DDS. DEPUTADOS ESTADUAIS QUE REPRESENTAM NOSSA REGIÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

REVERENDÍSSIMO DOM FRANCISCO JAVIER DELVALE PAREDES ESTIMADO BISPO DA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO.

CUMPRIMENTANDO-OS, CUMPRIMENTO AS DEMAIS DIGNAS AUTORIDADES QUE COMPÕEM ESTA MESA, JÁ NOMINADOS.

SENHORES PAIS, PARENTES E AMIGOS DOS GRADUANDOS.

SENHORAS E SENHORES

MEUS CARÍSSIMOS AFILHADOS

Através desta solene festividade de colação de grau, registra-se o encerramento de mais uma fase de vossa preparação intelectual, e, simultaneamente, iniciar-se-á outra fase, plena de possibilidades e próspera de esperanças.

Com justificado júbilo, vós e familiares colhem o fruto dos esforços despendidos durante os quatro anos de constante e fecundo labor.

Congratulamo-nos convosco pela conclusão do terceiro grau e pela importância da atividade que abraçais. Indistintamente, sem objeção ou contestação, tanto os graduandos na área das licenciaturas como os que graduam em Turismo, constituem a essência e a excelência de as todas áreas do conhecimento, pois, vós atuareis na mais sublime e nobre das atividades humana, que é a de instruir e educar.

Permitam-se a uma breve reflexão sobre estes dois termos: INSTRUIR e EDUCAR. – A etimologia nos ensina que INSTRUIR origina-se do latim INSTRUERE que significa CONSTRUIR, EDIFICAR, ou seja, “AJUNTAR IDÉIAS” para estruturar a mente.

EDUCAR, também, provém do latim – “EDUCARE”, cuja acepção primitiva era a mesma de EDUCERE. – Educar significa “TRAZER À LUZ A IDÉIA”, ou, em termos filosóficos, fazê-la passar da potência ao ato, da virtualidade à realidade.

EDUCAÇÃO é um processo dinâmico, ou, por outra, VITAL, que consiste em fazer crescer, como cresce a própria vida, de dentro para fora. Educação é mais do que agregação de conhecimentos, é uma maturação interior, um desenvolvimento de capacidades latentes, para a qual concorrem forças naturais e espirituais, conjugadas pela ação consciente do educador e pela vontade livre do educando.

Caros graduandos reflitam sobre estas palavras: EDUCAR e INSTRUIR, façam uma avaliação da importância e da responsabilidade que cada um de vós tereis a partir desse momento solene.

Iniciar-se-á para vós uma nova fase, a profissional, irão desempenhar a função de EDUCADORES.

Invocamos aos céus que os ilumine, para que possam empenhar-se na aplicação de uma educação altiva, sem subterfúgios, isenta de interveniência de uma política ideológica - EDUCAÇÃO na acepção da palavra.

Aos graduandos do curso de Turismo caberá dar atenção especial à educação ambiental preservando as belezas naturais e valorizando o capital humano quando em deslocamentos para novas paisagens, deixando somente a marca de sua passagem respeitosa. ...

Aos afilhados do curso de Pedagogia – cumpre-nos ressaltar a sua importância na condução e orientação do educando.

Conclamamos aos graduandos em Matemática para que coloquem os conhecimentos adquiridos na área participando ativamente na equação dos problemas da educação que vêem se acumulando através de uma política educacional que não objetiva a verdadeira formação intelectual.

Caríssimos afilhados do curso de Letras – está em vós a glória de trabalhar com a Língua mãe, a Língua pátria, esta vos oferece oportunidades inúmeras para o crescimento do educando.

Distintos afilhados do curso de Geografia – não menos importante será o vosso labor, a Geografia proporciona conhecimentos quanto aos aspectos físicos do nosso Planeta e do Cosmo, quanto de todas as atividades que se relacionam ao HOMEM. A Geografia participa indelevelmente na formação educacional do cidadão e é graças à educação que se enriquece o patrimônio material e espiritual da civilização.

Caros afilhados, particularmente, parabenizo-os pela graduação e estendo as homenagens aos funcionários que compõem o quadro administrativo e aos Docentes desta conceituada Instituição de Ensino Superior , aos familiares e amigos que tiveram participação intelectual e moral na vida de cada formando, proporcionando princípios éticos que serão aplicados na formação de vossos futuros discentes.

Atentai para o que diz o nobre educador Rubens Costa Romanelli, da bela Divinópolis mineira:

(O educador é o jardineiro e o educando é a flor, cujo perfume é a idéia. Ora, a flor só deixa exalar o seu perfume depois que se desabrocha.)

A partir de agora sois jardineiros nos jardins da vida semeando no exercício da cidadania e vereis no futuro a flor em forma de graduandos e podereis então sentir a benesse do perfume que tenhais cultivado.

Sensibilizado e jubiloso agradeço a lembrança de meu nome em tão insigne solenidade e espero que vós, caríssimos afilhados, no desempenho de sua profícua e laboriosa profissão procedam com carinho, amor, honestidade e ética, pois, assim agindo serão a honra de vossos pais, o orgulho de vossos mestres, o galardão de vossa pátria, a esperança da humanidade e a magnificência de DEUS.

MUITO OBRIGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.