sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ANIVERSÁRIO DE RONCADOR

Hoje é aniversário do município de Roncador. Embora eu tenha nascido em Campo Mourão, morei na referida cidade até os 25 anos de idade e meus pais e filho moram naquela localidade. Em matéria publicada no site roncadoronline.com.br apresenta-se uma breve história sobre o município e nela pode-se observar que o primeiro comerciante de Roncador foi Casemiro Maybuk.

Leia abaixo na íntegra a matéria:


Um pouco da história de Roncador

Em 1906, o município de Guarapuava era o principal ponto de comercialização de uma área territorial de 54.540 quilômetros quadrados, ou seja, a quarta parte do Estado do Paraná.

Através de sucessivos desmembramentos foi perdendo parte de suas terras, surgindo assim os municípios de Palmas, Prudentópolis, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pitanga e outros.

Do desmembramento de Pitanga, surgiu Campo Mourão, e deste o município de Roncador.

De Guarapuava partiam grupos exploradores para o sertão inóspito. Em 1915 a Comissão Exploradora de Terras iniciou a abertura do Terceiro “Picadão” que ia de Guarapuava até o Estado do Mato Grosso. Tinha como empreiteiro o senhor Manuel Mendes de Camargo e como sub-empreiteiro o senhor João Rodrigues Monteiro, mais conhecido como “João Bento”.

Essa comissão quando da passagem pela região acampou em um local próximo a um rio. Era noite e o tempo ameaçava uma tempestade. A ventania provocava um forte barulho entre as copas dos pinheiros, que aliados ao estrondar de uma queda d’água formavam um ronco ensurdecedor.

Ao rio foi dado o nome de Roncador, denominação que mais tarde passou à região, e assim originou-se o nome do município.

Em 1923 iniciou-se a colonização, a densa mata e os soberbos pinheirais aos poucos foram cedendo seu lugar com a chegada de desbravadores oriundos de outras regiões e de outros Estados.

Em 1927, passa pela localidade a primeira estrada carroçável, tendo esta se iniciado no governo Dr. Afonso Camargo, e concluída em 1923, na região do então Interventor Ribas. Nessa época o ponto de comércio mais próximo era Pitanga, e na falta de certas mercadorias nesse centro, os moradores partiam em tropas para Guarapuava.

Em 1936, a localidade passou a contar com seu primeiro estabelecimento comercial, sendo este do senhor Casimiro Maybuk. Em 1953 a Vila de Roncador já contava com diversos estabelecimentos comerciais, serrarias, posto de gasolina, farmácia e outros, fazendo merecer sua elevação a Distrito.

E foi no dia 27 de janeiro de 1953, através da Lei Estadual nº 613 elevado a categoria de Distrito Administrativo, pertencendo ao município de Campo Mourão. O primeiro representante político do Distrito na Câmara Municipal de Campo Mourão foi o vereador João Otales Mendes, eleito no período de 1955 a 1959.

Em 1960, através da Lei nº 4.245 de 25 de julho, com território desmembrado de Campo Mourão, Roncador foi elevado à categoria de Município e através do Decreto nº 31.473 de 18 de agosto de 1960, por ato do então governador Moisés Lupion, o senhor João Otales Mendes foi nomeado o Primeiro Prefeito Municipal.

A primeira eleição municipal aconteceu no dia 8 de outubro de 1961, cujo resultado apontou o senhor Eleutério Galdino de Andrade como primeiro prefeito eleito.

A instalação solene aconteceu no dia 5 de novembro de 1961.

Curiosidades:

1º Comerciante – Casemiro Maybuk; 1º Padre Católico-latino – Aloyso Jacob; 1º Padre Católico-ucraniano – Benedito Melnyk; 1º Juiz de Paz – Paulo Kovalek; 1º Delegado – Varcilio Korpan; 1º Taxista – José Zimermamm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.