terça-feira, 20 de julho de 2010

PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS DAS CHUVAS

Hoje de manhã ouvi uma entrevista no site da rádio CBN de Maringá com o engenheiro Julio Campanha representando o CREA de Campo Mourão. Na ocasião ele estava explicando que o CREA a pedido da vereadora Nelita Piacentini, está fazendo um projeto para possível implantação da coleta de água das chuvas em todas as escolas municipais de Campo Mourão.

A Fecilcam desde setembro de 2009 possui o sistema implantado com recursos próprios e também do Fundo Paraná. O projeto foi idealizado pelos professores Ivonete de Almeida Souza, Márcio Carvalho dos Santos e Sérgio Luiz Maybuk.

Embora nosso projeto tenha sido amplamente divulgado na imprensa, não foi citado na entrevista. Liguei para o engenheiro Julio Campanha e este disse que não sabia da existência do projeto na Fecilcam e que irá entrar em contato com a assessoria de imprensa do CREA para fazer uma reportagem na nossa Instituição, porque entende que isso irá reforçar a idéia deles.

Conversei também por telefone com a vereadora Nelita Piacentine e ela disse que conhecia o projeto da Fecilcam e que quer conversar comigo para saber mais detalhes do funcionamento para auxiliar no seu projeto.

Eu disse para o engenheiro e para a vereadora que sempre que há união de esforços as coisas fluem melhor. Disse também que já passou da hora de todos os prédios públicos, principalmente os ligados à educação, possuirem o sistema, para conscientização ecológica.

2 comentários:

  1. Caro Maybuk, parabéns pelos esforços para divulgação da captação de água de chuva.

    Aqui em Londrina conseguimos aprovar uma resolução com força de lei que estabelece a captação de água de chuva em obras acima de 200 m², sejam residenciais, industriais ou comerciais.

    A Prefeitura de Londrina quer reduzir o volume de água na rede de drenagem, e consequentemente a incidência de enchentes, e preservar a água. A água de chuva é utilizada para fins não potáveis como a lavagem de pisos, descarga de vasos e irrigação, enquanto a água potável é utilizada nos fins mais nobres.

    É importante participar da formulação desta lei, pois já existem muitas leis no Brasil sobre o uso racional da água que não "pegaram". Alguns políticos criam leis apenas para ter o mérito da criação e desconhecem informações técnicas que precisam citar na lei para que a população e os profissionais envolvidos possam seguí-la.

    A lei precisa: ter tabelas de dimensionamento da cisterna, ser clara quanto às edificações englobadas na lei, estabelecer penalidades ou sanções e estabelecer o órgão que fiscalizará.

    O modelo adotrado aqui em Londrina está funcionando muito bem, podemos te enviar.

    ResponderExcluir
  2. Francieli Aparecida Oliveira3 de agosto de 2010 às 03:11

    O projeto de implantação do sistema de captação de águas das chuvas é de extrema importância para o mundo em que vivemos onde há o uso excessivo dos bens naturais, alem de estar colaborando com o meio ambiente, estará reduzindo os custos.

    O fato deste projeto ser instalados em escolas, poderá ser um inicio para que as crianças, adolescente e todos que tiverem acesso a este, possam se conscientizar e levar esta ideia ate seus lares.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.