segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMENTÁRIOS ACADÊMICOS - WELTON GARCIA AZEVEDO

Pedi aos meus alunos do 2º de economia - disciplina economia política - para que escrevessem um texto com comentários sobre o primeiro bimestre. Alguns textos ficaram bem interessantes outros menos, mas vou publicar todos com o passar dos dias de forma aleatória, para que seja bem democrático.

ACADÊMICO: WELTON GARCIA AZEVEDO

No primeiro bimestre da disciplina de Economia política, aplicada pelo professor Sergio Luiz Maybuk, foi tratado a questão da direita e esquerda na sociedade e a diferença de analise da Ciência Econômica e da Economia Política, nos diversos assuntos da sociedade.

Algo que para mim foi esclarecedor é a questão de direita e esquerda, pois a minha percepção antes de debater sobre o assunto era bem limitada a ponto de achar que direita e esquerda se baseava apenas em um grupo de pessoas que defendiam uma idéia (direita) e os que eram contrapostos a mesma (esquerda) e após ter contato com o assunto pude perceber que por traz da linha de esquerda e direita, há uma ideologia formada entre os que defendem uma sociedade mais fraterna (esquerda) e os que defendem a competição entre os homens (direita).

Baseando-se nesse assunto podemos perceber qual idéia se mantém os partidos políticos da atualidade, ficando mais fácil à compreensão da maneira como eles trabalham.

Sobre a analise feita pela ciência econômica e a economia política, podemos perceber o nível de abstração e a forma pelas quais são baseadas as teorias de ambas.

A ciência econômica trabalha com um nível grande abstração dos fatos e forma suas teorias de forma universal e atemporal. Enquanto a economia política busca compreender cada fato, cada particularidade, usando da dialética para formulação de suas teorias.

Com o fim do 1º bimestre podemos notar que a capacidade de olhar a sociedade e suas aplicações políticas fica critica, facilitando ainda mais nas decisões e qual linha política seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.