segunda-feira, 31 de maio de 2010

COMENTÁRIOS ACADÊMICOS

Pedi aos meus alunos do 2º de economia - disciplina economia política - para que escrevessem um texto com comentários sobre o primeiro bimestre. Alguns textos ficaram bem interessantes outros menos, mas vou publicar todos com o passar dos dias de forma aleatória, para que seja bem democrático.

ACADÊMICA: KÁTIA J. DA SILVA

Ao pensar em economia, quando escolhi esse curso, tinha uma visão totalmente diferente da que já conquistei até agora, é essencialmente interessante esse processo que se dá entre aluno e professor, a cada ano e cada um se identifica com certos pontos. Nesse me deparei com uma matéria e assuntos nos quais era extremamente leiga e que me fizeram ter uma concepção de mundo diferente.

No primeiro dia de aula sobre economia política confrontei-me com uma total ignorância a respeito do que se tratava esquerda e direita e essa disciplina e o qual envolvidas, mesmo sem perceber, as pessoas estão.

No decorrer das aulas e debates percebi uma realidade a qual meus olhos não enxergavam claramente. Não há como se pensar em economia política sem se ter em mente as desigualdades, isto me assombrou, até então quão insensível eu era. Meus problemas se resumiam futilmente em qual roupa usar, qual sapato comprar e enquanto isso existem milhares de pessoas passando ou até morrendo de fome, frio e em condições desumanas.

Os conhecimentosa que havia adquirido até aqui eram mais ligados a conceitualização, confesso que pensei em desistir, no entanto e agora recordo e utilizo um exemplo posto em sala "a colocação de um professor pode mudar sua vida, mesmo que não propositalmente"

Enfim, considerando o que foi trabalhado nesse bimestre poderia concluir que esse alterou minha vida pessoal, a maneira de como via o curso e a profissional que buscarei ser.

ACADÊMICO: JOSÉ AROLDO DOS SANTOS

Primeiramente deve-se salientar que economia política, ao primeiro contato, teve pouca utilidade à minha vida pessoal, acadêmica e profissional, porém, ao me apronfundar mais neste assunto, através dos debates, das aulas e da leitura de alguns artigos relacionados, devo reconhecer que o impacto desta matéria na minha vida foi maior que o imaginado.

Pude notar, principalmente, mudanças de opinião, não apenas por meu professor ser de esquerda "roxo", mas porque, todas aquelas citações e aulas realmente, utilizando a linguagem bíblica, tive as "escamas de meus olhos" arrancadas e pude ver que o modelo político ao qual fui criado, não é tão maravilhoso assim, o modelo ao qual me refiro é o da direita, que por tanto tempo meus pais e avós defenderam e ainda defendem.

Passei a ver um pouco mais, não completamente, como disse Fernando Nogueira da Costa, no material estudado em sala, com o coração (referente à esquerda).

Outro positivo a ser notado após este contato, foi a defesa, muitas vezes com "unhas e dentes", da minha opinião, o que antes era difícil de se convencer em meus debates, agora torna-se, gradualmente, mais convincente , se antes defendia que a distribuição de renda deve ser mais igualitária, simplesmente porque "sim", hoje tenho argumentos não só para defender esta opinião, mas para defender quem a faz valer.

Devo confessar que na prática falho em não aplicar todos os conceitos que adquiro em sala de aula, mas reconheço que posso, e estou, me voltando mais crítico daquilo em que analiso, seja participando, ouvindo ou vendo apenas como expectador, isto se deve , em grande parte ao conhecimento e a vivência que estou tendo em sala de aula.

Não posso dizer que me tornei uma pessoa de esquerda, mas saí da posição de conforto que vivia e passei a me incomodar com, por exemplo, o noticiário, as doutrinas pregadas pelas emissoras que nos tornam "escravos" com apenas uma opinião a seguir, estou me tornando mais livre, através da minha opinião.

ACADÊMICA: LORENA DALISSA QUADROS

Tendo em vista as análises discutidas, associamosas medidas que são aplicadas em nosso país com ass teorias citadas durante o corrente bimestre.

Analisando a economia política pude perceber que é uma linha diferente do contexto que imaginava ser, após algumas aulas notei o quão fundamental é compreender sobre cota, é importantíssimo que tenhamos estas visões de direita e esquerda para que possamos em nossa vida profissional aplicar a quel seja mais coerente.

Pude notar que até mesmo para solucionar um problema comum como o orçamento da família é necessário aplicá-la, pois deve se levar em conta o tempo em que estamos vivendo, a condiçãodos integrantes familiares, entre outras variáveis, para que seja solucionado tal problema.

Foi possível a melhor compreensão das políticas aplicadas em nossa sociedade, os quais muitas vezes são criticadas por falta de conhecimento dos ideais políticos de determinados partidos ou governantes.

Enquanto acadêmica observei que a ciência econômica pode ser sim muito utilizada, porém ela é "incompleta" pois suas análises isoladas, o que para um economista não é muito interessante. Já em economia política as análises se tornam mais completas pois as pesquisas vão além dos números e gráficos, elas investigam a sociedade, tendo em vista que esta é formada por seres humanos e nós mudamos constantemente, a economia política torna a ciência mais adequada para analisarmos e ajudar a compreender os problemas sociais.

Fica claro para mim que a economia política, surgiu para que nós possamos resolver os problemas socioeconômicos existentes em qualquer lugar, em qualquer situação, independentemente do tempo, das quantidades e diferenças que existam . É ela que nos dará os meios para finalizar as ações políticas.

Um comentário:

  1. É isso ai pessoal, se aprofundem em Economia Política, pois, é uma matéria muito interessante, apesar do professor ter sua opinião formada e ser meio teimoso, mas, o importante é que todos se interessem e através dos debates possam perceber que a política é que comanda uma nação. Tenho certeza que com a participação de todos os alunos, no decorrer do ano as aulas ficaram ainda mais interessantes e os debates cada vez mais acirrados.
    Eu terminei o curso de economia em 2009, para mim a melhor matéria foi Economia Política, pelo fato que eu consegui expor melhor as minhas idéias e também debater sempre que não concordava com algumas opiniões do nosso professor meio exageradas a respeito do PT e do Lula.
    Abraços ...

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.