segunda-feira, 17 de maio de 2010

COMENTÁRIOS ACADÊMICOS - PATRICIA APARECIDA NUNES DO CARMO

Pedi aos meus alunos do 2º de economia - disciplina economia política - para que escrevessem um texto com comentários sobre o primeiro bimestre. Alguns textos ficaram bem interessantes outros menos, mas vou publicar todos com o passar dos dias de forma aleatória, para que seja bem democrático.

ACADÊMICA: PATRICIA APARECIDA NUNES DO CARMO

Com um conhecimento mais aprofundado sobre direita e esquerda, podemos parar para refletir melhor sobre nossa atitude, enquanto cidadãos, para nosso próximo e até mesmo, para o desenvolvimento de nosso país.

Com o estudo deste conteúdo, debates entre outros, pude parar para analisar se eu era de direita ou esquerda, não consegui chegar a uma definição exata, mas prefiro acreditar que sou de esquerda, pois concordo plenamente que todos devem ter a mesma base (condição) para sobreviver, devem ser dadas as mesmas oportunidades para todos.

Sou a favor de programas como o bolsa família, que oferece uma certa dignidade para as famílias carentes de todo o Brasil, principalmente no nordeste.

Para mim o mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pertence mais a esquerda, alcançou patamares jamais alcançados antes, os programas desse governo, por exemplo proune, proporciona a jovens carentes a oportunidade de um ensino superior de qualidade, são esses incentivos à educação que promovem o desenvolvimento futuro do nosso país.

Pessoas de direita acreditam que os seres humanos são por natureza egoístas e individualistas, ou seja, pensam somente em si mesmos, isso me levou refletir na minha vida ,o que estava fazeendo para ajudar meu próximo, o quanto parava para pensar nos outros, pude ver que é muito pouco.

Se todos fizéssemos nossa parte, seja mesmo respeitando os outros, ajudando, não fazendo aos outros o que não gostamos que façam com a gente, faria muita diferença, o pensar no coletivo que é defendido pela esquerda.

O aprendizado que adquiri com os debates, as atividades e as explicações do professor Maybuk, contribuiram muito para minha vida, enquanto cidadã. Me induzindo a reflexões sobre minhas atitudes, sobre política e sociedade. Contribuiram de maneira significativa para minha vida acadêmica e profissional, ampliando minha visão, me tornando uma pessoa mais crítica (no sentido de reflexiva, que observar e reflete mais).

Se todos os políticos (as pessoas que estão no poder) pensasse mais no coletivo, quem sabe não, havia bem menos corrupção, escândalos políticos (como por exemplo mensalão, entre outros). Tenho certeza que haveria bem menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.