quinta-feira, 13 de maio de 2010

COMENTÁRIOS ACADÊMICOS - JOBS S. ROCHA

Pedi aos meus alunos do 2º de economia - disciplina economia política - para que escrevessem um texto com comentários sobre o primeiro bimestre. Alguns textos ficaram bem interessantes outros menos, mas vou publicar todos com o passar dos dias de forma aleatória, para que seja bem democrático.

ACADÊMICO: JOBS S. ROCHA

Economia, quantos fatos, pesquisas e situações estão por tras dessa ciência, onde cada ocorrência produz uma reação em outro fator. Como a direção de que um economista, sociedade, país, toma, sendo ela a direita e a esquerda, onde ambas tem opiniões diferentes, mas trabalham para obter o melhor resultado possível para a sua sociedade.

Pode-se dizer que a economia é uma ciência que todos dependem, procuram nela explicações de como tal fato ocorreu, em que ele vai afetar, qual a solução para minimizar as consequências, por exemplo em uma crise econômica. Todos buscam nessa ciência suas respostas e soluções que sejam cabíveis para o país.

Economia, sendo ela como ciência política, busca na história, no tempo, espaço e até mesmo no futuro as respostas para um desenvolvimento eficaz de uma nação, empresa, pessoas, sociedade, entre outros.

Em nossos cotidianos encontramos diversos fatores econômicos que as vezes tão pequenos, que passam despercebidos por nós, exemplo de como classificamos uma pessoa através de suas opiniões e ações, entre direita e esquerda, como saber se o presidente da república é de esquerda ou direita.

O estudo de vários fatores que se modificam a cada minuto, o estudo desses fatores separados, tudo para se chegar em uma resposta coerente com os fatos.

A forma como a sociedade se organiza no decorrer da história, seu desenvolvimento, sua cultura, suas guerras, entre outros. Nada passa despercebido para a economia, tende a ter relevância a todos os fatores para que assim sua análise seja bem sucedida e traga soluções que possam ser usadas, seja para cada fator ou até mesmo universal.

Posso afirmar que tudo que o mundo, país, estado, sociedade e pessoas fazem, está envolvendo economia dieta ou indiretamente com essa ciência, até o fato de cobrar uma caneta, um bala que seja, há um movimento em diversos fatores, e que cabe, através da economia explicar os fatos e as consequências desse pequeno gesto de compra e venda, sendo assim, suas formas de pesquisas muito diversificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.