terça-feira, 20 de abril de 2010

UM GRANDE DIA

Hoje é um grande dia para mim e demais colegas do Grupo de Pesquisas GERA da Fecilcam. No período da noite no anfiteatro da Fecilcam acontecerá o lançamento do Livro "Estudos Regionais: enfoques socioeconômico, ambiental, educacional e da paisagem e nele consta 11 capítulos dentre eles , um capítulo que escrevi em conjunto com a pesquisadora geógrafa Ivonete de Almeida Souza.

O livro foi publicado pela Editora da Fecilcam e organizado pelas pesquisadoras Rosângela Maria Pontili e Ana Paula Colavite.

A organização da obra ficou assim constituída:

ESTUDOS DE ELEMENTOS DA PAISAGEM

Capítulo 1 - ESPAÇO, REGIÃO E PAISAGEM: A CONSTRUÇÃO DE UMA TEMÁTICA E DE UMA COMBINAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL - Autor: Pesquisador Doutor Marcos Aurélio Saquet.

Capítulo 2 - GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À ANÁLISE E À REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ - Autora: Pesquisadora Mestre e Doutoranda Ana Paula Colavite.

Capítulo 3 - A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS DA FRAGILIDADE NATURAL, SOCIOAMBIENTAL E ECONÔMICA NA FORMAÇÃO DA PAISAGEM - Autoras: Pesquisadora Mestre e Doutoranda Nair Glória Massoquim e a Pesquisadora Mestre e Doutoranda Lucimara Liberali.

Capítulo 4 - A AGRICULTURA FAMILIAR NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM RURAL DO MUNICÍPIO DE IRETAMA - Autor: Pesquisador Mestre Fernando Facini.

Capítulo 5 - O AVANÇO TECNOLÓGICO NO CAMPO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CENÁRIO RURAL DA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE CAMPO MOURÃO - 1970 a 2006 - Autora: Pesquisadora Mestre e Doutoranda Áurea A. Viana de Andrade.

Capítulo 6 - FRONTEIRAS CULTURAIS: OS DESAFIOS DO TURISMO NO CAMPO - Autora: Pesquisadora Mestre Fabiane Nagabe.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS EDUCACIONAIS E PSICOSSOCIAIS

Capítulo 7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÕES, TEÓRICAS E PRÁTICAS - Autoras: Pesquisadora Mestre e Doutoranda Dalva Helena de Medeiros.

GESTÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS, TRABALHO E SOCIEDADE

Capítulo 8 - CONTABILIDADE AMBIENTAL: A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO NA PRODUÇÃO DE SOJA ORGÂNICA E CONVENCIONAL - Autor: Pesquisador Mestre Mário de Lima.

Capítulo 9 - CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E A EVOLUÇÃO DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL PARANAENSE, DE 1990 A 2006 E O CONTEXTO SOCIOECONÔMICO - Autores: Pesquisadora Mestre e Doutoranda Ivonete de Almeida Souza e Pesquisador Mestre Sérgio Luiz Maybuk.

Capítulo 10 - PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DE COOPERATIVAS DO RAMO AGROINDUSTRIAL DE CAMPO MOURÃO - PR E REGIÃO, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS AMBIENTAIS - Autora: Pesquisadora Mestre e Doutoranda Yeda Maria Pereira Pavão.


Capítulo 11 - O TRABALHO INFANTIL DE CAMPO MOURAO E SUA RELACAO COM A RENDA FAMILIAR PER CAPITA - Autoras: Pesquisadora Mestre Rosangela Maria Pontili, Pesquisadora Mestranda Edicleia Lopes da Cruz Souza e a Pesquisadora Mestranda Patricia Estanislau.

2 comentários:

  1. Realmente a data 20 de abril deve ser lembrada com muita alegria pela FECILCAM. O lançamento de um livro de conteúdo tão importante deve ser comemorado com toda grandeza que o feito merece.
    Parabéns especiais à Professora e Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas, Rosângela Pontilli e Professora Ana Paula Colavite, do Departamento de Geografia que, durante três anos se dedicaram para a realização deste trabalho. "Estudos Regionais: enfoques socioeconômico, ambiental, educacional e da Paisagem" é o nome da obra que veio enriquecer e enobrecer nossa academia de ensino superior.
    Feitos como este só reforçam o conceito de capacidade dos nossos Professores. Para coroar ainda com mais brilho o lançamento deste livro, o Doutor em Geografia, Marcos Aurélio Saquet, explanou de maneira singular sobre o tema "Desenvolvimento Territorial como Práxis de Transformação Social".
    Nossa Faculdade está se agigantando cada dia mais. Nossos Professores estão se mostrando cada vez mais capacitados para sustentar a posição que ocupam: Construtores do Conhecimento.
    Parabéns FECILCAM.

    Neucir Garcia
    é acadêmico do 2º ano de
    Ciências Econômicas da Fecilcam.

    ResponderExcluir
  2. Rosangela Maria Pontili22 de abril de 2010 às 07:34

    Fiquei emocionada com o comentário do Neucir. Aproveito para agradecer, porque este aluno aceitou colaborar com nosso evento, como orador do cerimonial. Uma atividade voluntária, feita com competência e brilhantismo. MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.