quarta-feira, 28 de abril de 2010

COMENTÁRIOS ACADÊMICOS - LUCI NEIDE M. S. COELHO

Pedi aos meus alunos do 2º de economia - disciplina economia política - para que escrevessem um texto com comentários sobre o primeiro bimestre. Alguns textos ficaram bem interessantes outros menos, mas vou publicar todos com o passar dos dias de forma aleatória, para que seja bem democrático.

ACADÊMICA: LUCI NEIDE M. S. COELHO

Bem, eu me formei em administração, por esta faculdade mesmo, em 1998. Desde então, estava totalmente estacionada com estudos.

Quando resolvi voltar a estudar, tinha em mente fazer faculdade de Direito, que sempre me atraiu. Mas, por motivos diversos, escolhi fazer economia.

Devido ao outro curso, consegui eliminar várias matérias do primeiro e segundo ano.

Sem falsos elogios, considero que estou fazendo matérias importantes e intrigantes para mim.

Tenho que confessar que política, nunca foi meu forte. Mas a forma como está sendo passada, de tão dinâmica e divertida, me fez, ou melhor, está me fazendo mudar de idéia.

Eu trabalho em uma cooperativa, na área financeira. Desde o começo das aulas, sempre que chego ao trabalho, comento alguma coisa que foi dita na aula do dia anterior. Como a própria empresa exige, todos os funcionários tem curso superior, ou ao menos estão cursando um, assim a conversa (o assunto) flui melhor.

Talvez pensem, por eu já ter uma graduação, que sou exemplo de inteligência, ou um poço de sabedoria e experiência. De modo algum, como disse no início, fazem 12 anos que estou longe do ambiente escolar.

Para mim, tudo é novo, de novo. A diferença é que não tenho a mesma cabeça, recém saída do 2º grau, de anos atrás. Para mim, hoje, filosofia, sociologia, economia política, antigos pensadores, direita e esquerda, tem uma importância diferente.

Hoje eu sei que posso utilizar todo conhecimento adquirido, para minha própria vida e também no ambiente familiar e profissional. Este dia mesmo, me peguei falando de Aristóteles e suas "frases de efeito".

Com a relação a matéria de economia política, passei a prestar atenção maior aos atos da administração pública do município onde moro.

A questão de blocos e partidos, como os políticos da cidade, tem ideologia diferentes, mas se unem para defender interesses comuns. Também ouço com maior atenção e interesse, os noticiários dos jornais, coisa que eu simplesmente ignorava ou trocava de canal.

E também visito o blog do professor diariamente. Leio todas as matérias. Já deixei alguns comentários e já comentários de outras pessoas.

Então é isso. A faculdade de economia para mim, está sendo uma experiência muito boa. Estou aproveitando melhor este curso e estou empolgada com as matérias.

Não está sendo fácil acompanhar o pique do curso, mas estou me esforçando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.