segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 2010

No ano passado, no dia 08 de março de 2009, em comemoração ao dia da mulher publiquei aqui no Blog um texto intitulado “mulheres de “A” a “Z”. Recomendo a leitura do mesmo.

Este ano quero citar 10 mulheres guerreiras.

Primeiramente quero citar três mulheres, que são muito próximas de mim e que merecem minha homenagem este ano:

Minha mãe Inês Michalski Maybuk que sempre será a grande mulher da minha vida. Só eu sei o quanto ela representa para mim.

Minha irmã Rose Mari Maybuk que é uma Assistente Social de mão cheia. Sempre fez e sempre fará a diferença nos lugares onde atua.

Minha namorada Leda Mariza Carvalho Teixeira, não porque é bonita e me faz feliz, mas porque tem uma passagem na sua vida que todos devem saber. Um dia, em 1998, deixaram um bebê de 19 dias numa caixa na frente de sua casa. Ela se apaixonou por ele no primeiro momento, ficou com ele apenas uma hora até que o Conselho Tutelar o levasse. Ela lutou meses para ter o direito de adotá-lo e venceu a batalha, atualmente o menino está com 12 anos.

Quero destacar duas mulheres da Fecilcam que são batalhadoras incansáveis:

Uma delas é a professora Dalva Helena de Medeiros que é líder do grupo de pesquisa que faço parte e que este ano receberá em Curitiba o troféu “Mulheres da Ciência Glaci Zancam".

A outra é a professora Áurea de Andrade Viana de Andrade que é minha colega de Gestão na Fecilcam e está fazendo um trabalho brilhante junto às escolas da região, despertando nos jovens o desejo de cursar o ensino superior.

Quero destacar algumas mulheres da política:

Lygia Lumina Pupatto que fez o maior programa de extensão universitária do país “Universidade Sem Fronteiras” e também fez um trabalho extraordinário na Secretaria de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É uma mulher que já foi vereadora e Secretária municipal em Londrina, Deputada Estadual. Com muita coragem colocou seu nome ao Partido dos Trabalhadores na condição de pré-candidata a Governadora. Capacidade ela tem de sobra.

Gleisi Hoffman que já foi Secretária municipal em Londrina, Secretária de Estado no Mato Grosso do Sul, Diretora da Itaipu Bi-nacional, tem grandes chances de tornar-se a primeira Senadora paranaense.

E claro não podia faltar a grande guerreira Dilma Rousseff. Na luta pela democracia que usufruímos hoje, ela foi presa e torturada. Depois foi Secretária da Fazenda e Secretaria de Minas e Energia no Rio Grande do Sul, Ministra das Minas e Energia e Ministra da Casa Civil no Governo LULA. Experiência tem de sobra, capacidade de vencer também, sobreviveu à tortura e venceu um câncer ano passado. Tem chances extraordinárias de tornar-se a primeira mulher Presidente do Brasil.

Quero fazer duas homenagens póstumas:

A primeira para a médica Zilda Arns. Eu já havia incluído ela nas mulheres de A a Z ano passado. Este ano ela morreu no terremoto que ocorreu no Haiti. Tinha acabado de ministrar palestra sobre o fantástico trabalho da Pastoral da Criança que já está em mais de 20 países.

A segunda para a grande cantora argentina Mercedes Sosa que além da voz divina, também foi um símbolo dos revolucionários.

Um comentário:

  1. Que bonito!! Fiquei admirada e emocionada.
    Não sei se mereço tal referência, mas agradeço de coração.

    Dalva

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.