sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DAS CHUVAS PODE SER IMPLANTADO NA FACULDADE INTEGRADO

A Fecilcam teve o imenso prazer de receber Vera Evelyn Kath - Gerente de manutenção do Campus Integrado. A visita foi específica para conhecimento do funcionamento do Sistema de Captação de água das chuvas da nossa Instituição e que a Faculdade Integrado tem interesse em implantar.

4 comentários:

  1. fabio da silva smoliak 2º ano de ciencias economicas22 de novembro de 2009 às 09:02

    a iniciativa da fecilcam em captar água é louvavel, já que os cientistas calculam que em 50 anos muitas pessoas estão morrendo por não terem agua potavel, mas me leva a pensar, o que leva os seres humanos a tornaren-se tão mesquinhos, a ponto de destruir o prorprio planeta em que vive, será as necessidades ilimitadas, ou o prorpio egóismo de querer mais dinheiro, mais poder e não se preocupar com o que pode ocorrer com os seus filhos e netos, esta meio tarde para se falar em tratados para a diminuição do desmatamento ou da poluição, mas como os seres humanos são, antes tarde do que nunca; parece que o mundo esta se vingando de todo o mal que nos mesmos fazemos diariamente, embalagens pet, sacolas, produtos industrializados que precisam de plasticos, e haja residuo para que se fabriquem, será que vemos o quão destruidor gestos despercebidos na correria do mundo moderno, pode causar, a agua que da a vida, faz renascer as esperanças pede urgentemente socorro, e mesmo que sobre agua para nos, milhoes ainda morrerão, em uma guerra silenciosa e destruidora, que muitos paises enfrentam e sempre perdem, a atitude de captação de agua das chuvas deveria ser pensanda nas casas, com leis que regulamentassem que as casas tivessem essa captação, quanto estariamos economizando do bem mais precioso do mundo, a agua que pode dar a vida e pode trazer a morte o que queremos que ela traga, parte das atitudes que tomamos hoje.

    ResponderExcluir
  2. mauro 2º ano economia1 de dezembro de 2009 às 03:14

    Seria muito bom se o Integrado a exemplo da Fecilcam implantar esse sistema, já que captação da água de chuva é uma maneira rápida de se obter um grande volume de água em um período de tempo bastante reduzido, e de razoável qualidade.
    Seu custo ainda é alto, mas vai se pagando aos poucos com a economia na conta de água. O consumo de água tratada cairá consideravelmente.
    A captação de água pluvial traz várias vantagens para o ambiente. Primeiramente, reduz o consumo de água potável, que custa caro e agride o meio ambiente com a criação de represas, consumo de produtos químicos, etc. Em segundo lugar, a captação de água da chuva reduz o fluxo de água que corre para o sistema de águas pluviais durante as chuvas. Isso pode aliviar os transtornos com alagamentos pois a água será liberada aos poucos nos dias seguintes à chuva. O sistema de captação consome pouca energia e a maioria de seus componentes pode ser fabricada com plástico reciclado.
    Com o tempo, é provável que todo o poder público crie mecanismos para estimular a captação de água de chuva na área urbana. O ideal seria também que os proprietários de terrenos fossem responsáveis pela captação de toda a chuva que cai sobre as áreas construídas no seu terreno, incluindo aí calçamento e pavimentação. Essa medida teria a vantagem adicional de estimular a ampliação da área de infiltração na área urbana.

    ResponderExcluir
  3. A INICIATIVA DA FECILCAM, EM IMPLANTAR ESTE METODO DE ECONOMIA DE UM BEM QUE É TÃO PRECIOSO E INDISPENSAVEL PARA A HUMANIDADE, É MUITO ORGULHANTE PARA A INSTITUIÇÃO E PARA NÓS INTEGRANTES DA MESMA.

    RITTYELE SOUZA DE OLIVEIRA /2 ANO ECONOMIA/

    ResponderExcluir
  4. Achei muito importante a iniciativa desse projeto de captação da agua da chuva,para reutiliza-la nos vasos sanitários,para a limpeza do pátio da faculdade e com certeza vai ser um projeto que vai ser seguido por muitos que queiram economizar e depois em melhorias na própria instituição.Só vai trazer vantagens e muitas melhorias para os estudantes,porque pode melhorar,como por exemplo,a quantidade de livros da biblioteca. Roberta Gonçalves_ 2 Economia

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.