quinta-feira, 12 de novembro de 2009

11 DE NOVEMBRO DE 2009 UM DIA MUITO IMPORTANTE PARA MIM

FOTO DO LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO CAPTAÇÃO DE ÁGUA DAS CHUVAS - FECILCAM TIRADA DA PÁGINA DA SETI. DA ESQUERDA PARA DIREITA: PROFESSORA IVONETE (AUTORA DO PROJETO) PROFESSOR JESUS (RESPONSÁVEL PELA IMPLANTAÇÃO) ALEIXO (DIRETOR DA FECILCAM) SECRETÁRIA LYGIA, PROFESSOR MAYBUK (AUTOR DO PROJETO) CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

Ontem (11 de novembro de 2009) foi um dia muito significativo para mim. Por três ocasiões pude acompanhar a participação da Secretária de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Lumina Pupatto, nos municípios de Iretama e Roncador na parte da tarde e a noite na Fecilcam.


Em Iretama, Lygia Pupatto conversou com as mulheres que integram o projeto ‘Assessoramento para a implantação de uma cooperativa de confecção industrial em Iretama’, do subprograma de Apoio à Extensão Tecnológica Empresarial, coordenado pelo professor Tito Jerônimo Alfaro Serrano e a orientação dos professores Munir Barakat, Nelson Denker e Paulo R. S. Borges. Atualmente a cooperativa se encontra implantada e estruturada, e foi nomeada de Cooperativa de Costura Industrial de Iretama (Coopercosini).


Com o apoio da Prefeitura Municipal de Iretama, a Fecilcam garantiu renda e oferta de trabalho para mulheres que antes não possuíam renda ou não tinham outra opção que não fosse o trabalho na roça. A cooperativa conta com mais de 20 integrantes, que produzem acessórios em jeans, como calças femininas e masculinas, saias e maria-joão para marcas reconhecidas no mundo da moda.


Na ocasião fizeram pronunciamentos o professor Tito, o Diretor da FECILCAM Antonio Carlos Aleixo, o prefeito de Iretama Antonio José Piazzalunga conhecido por Toize, a Assistente Social Rose Mari Maybuk e a Secretária Lygia.


Já em Roncador, a secretária da Seti falou com os agricultores da cidade que vão participar do projeto ‘Organização Social, administrativo e suporte técnico à Cooperativa Vale do Rio Cantu (Coovrcan), do subprograma Incubadora dos Direitos Sociais, coordenado pelo professor Sérgio Luiz Maybuk. e orientado pelos professores Adalberto Dias de Souza e João Marcos Borges Avelar. Também estavam presentes agricultores de Iretama, Altamira do Paraná, Mato Rico e Nova Cantu, que vão integrar a cooperativa. O objetivo do projeto é estruturar administrativamente a cooperativa, além de melhorar a qualidade de seus produtos e auxiliar nas estratégias de comercialização.


Na ocasião fizeram pronunciamentos o professor Maybuk coordenador do projeto, o diretor da Fecilcam Antonio Carlos Aleixo, a secretária Lygia Pupatto, a presidente da cooperativa Eugênia Ratke, o prefeito Aguinaldo Luis Chichette.


Eu faço um agradecimento especial a engenheira agrônoma Vania Carraro Damião que organizou o evento em Roncador.


À noite Fecilcam lançou oficialmente, o projeto ‘Captação das águas da chuva’ que reutiliza a água das chuvas, aproveitando-a para a limpeza, no uso das descargas dos vasos sanitários e para molhar as plantas.

Na ocasião estavam presentes os idealizadores do projeto, Ivonete de Almeida Souza, do Departamento de Geografia; Marcio Carvalho dos Santos, do Departamento de Engenharia de Produção Agroindustrial; e Sérgio Luiz Maybuk, do Departamento de Economia.

O professor Maybuk fez questão de explicar que a ideia nasceu da professora Ivonete que ficava muito preocupada em ver as calçadas da Instituição lavadas com água tratada, quando já existiam em outros lugares o equipamento de captação de água das chuvas. Posteriormente os outros dois professores foram convidados e assim se constitui o projeto.

Segundo o professor Maybuk, o intuito do projeto é preservar/conservar a água, buscando a redução do seu consumo. Ele contou que além do objetivo ambiental e social, o projeto também apresenta uma finalidade econômica: “A captação e uso da água das chuvas podem reduzir os gastos da Fecilcam de 30% a 50%”, garante.

O professor aproveitou a oportunidade para pedir à secretária de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Pupatto, presente no evento, que divulgasse o projeto para as demais Instituições de Ensino Superior (IES). Lygia parabenizou a Fecilcam pela iniciativa e convidou o professor Maybuk para apresentar o projeto no Conselho de Reitores e Diretores. “O projeto demonstra a preocupação ambiental, a mudança climática já aconteceu. As IES têm a obrigação de promover ações deste tipo, pois são referência, exemplos para estudantes, professores, agentes universitários e para a cidade. A divulgação do projeto é importante a nível de Paraná”, afirmou.

Os autores do projeto algumas pessoas que colaboraram diretamente para realização do projeto: João Carlos Leonello, João Marcos Borges Avelar, Jesus Crepaldi, Celso Grigoli, Elisabete Teodoro e Elias Pereira de Lacerda.



Um comentário:

  1. Parabéns a Fecilcam em especial pelo projeto de captação de água das chuvas. Isso mostra o compromisso dessa Instituição em não só formar profissionais para o mercado de trabalho, mas em formar acima de tudo, cidadãos mais conscientes e humanizados.
    Abraço
    Ivonete

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.