quarta-feira, 23 de setembro de 2009

TEXTO DIRETO DOS EUA

Recebi um email da nossa ex-aluna de economia Cristina Kaminski que atualmente mora nos EUA e que neste ano ao visitar Campo Mourão, falou da sua experiência de vida nos Estados Unidos em duas salas de aula conforme matéria de 30 agosto deste Blog:

UMA BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

No referido email ela descreve parte de uma entrevista concedida pelo Presidente Obama que fala sobre o sistema de saúde naquele país. Estou publicando na íntegra:

Late Show With David Letterman

Segunda 09/21/2009

O Presidente Barack Obama deu uma entrevista no show: um dos tópicos foi sobre a “Reforma da Saúde”.

30 milhões de americanos ainda não tem seguro médico, segundo o Presidente isto é um problema muito grande.

Primeiro grupo: As pessoas trabalham mas não tem seguro médico no trabalho. Muitas empresas são pequenas e não tem condicões de oferecer seguro médico para os funcionários. As pessoas sem seguro médico não tem condições de se assegurar nas empresas privadas porque elas cobram 3 vezes mais do que se fossem asseguras pela empresas onde trabalham.

90 % da pessoas tem seguro médico, o custo do seguro aumentou 5.5%, quando na verdade nos tivemos uma inflação negativa, tudo custava menos mas o seguro aumentou 5.5%.

No segundo grupo: Nos ultimos 10 anos, o seguro aumentou 130%, as pessoas não perceberam porque a maioria das empresas pagam uma grande parte do custo do seguro.

O que está acontecendo agora?

As seguradoras estão tentando cortar as pessoas que tem seguro.

As pessoas estão pagando uma parte maior no custo do seguro.

As empresas estão tentando achar uma forma de tirar o seguro dessas pessoas que precisam e ficar somente com as pessoas que não necessitam seguro.

O porque que as companhias querem cortar o seguro? Porque custa menos carregar pessoas que não tem doenças crônicas. Infelizmente isso impacta as pessoas que realmente necessitam de atendimento médico (Cristina).

Com o tempo, as pessoas que tem seguro agora estão mais incertas porque o seguro está cada vez mais instável. As empresas estão sendo atingidas, então elas começam a decidir que não querem dar mais cobertura a certas pessoas.

Segundo o Presidente: Se nós nao fizermos nada agora, daqui a cinco anos mais americanos não vão ter seguro médico.

A idéia por detrás dessa reforma é:

a) dar a chance as pessoas que não tem condições de ter seguro de comprar seguro e fazer com que eles formem uma união, fazendo com que regras sejam criadas para que as seguradoras não tentem tirar a cobertura dos assegurados so porque eles tem uma condição antiga de saúde, ou fazer com que eles paguem do bolso por tratamentos caros.

Ficha eletrônica: O Presidente quer implantar a ficha eletrônica para que as pessoas não tenham que preencher uma ficha toda vez que tiverem de ir ao médico.

A qualquer momento que se fala sobre o sistema de seguro médico da Inglaterra ou do Canadá as pessoas comecam a ficar com medo de nosso sistema se transformar num sistema socialista.

Segundo o Presidente: Cada país é diferente, os Canadenses e os Ingleses tem o sistema deles, até mesmo outras nações mais avançadas que Canadá e Inglaterra fornecem seguro médico para as pessoas.

Algumas delas fornecem do jeito que nós fornecemos, que é ajudar as pessoas a comprarem o seguro de mercados privados. A Inglaterra por exemplo gosta de controlar o sistema todo. O Canadá basicamente tem o cuidado médico para todo o sistema, então o governo paga, mas ainda continua com doutores e hospitais privados. Então cada um tem um maneira ou um sistema de fazer funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.