sexta-feira, 11 de setembro de 2009

GRUPO GERA EM CORUMBATAÍ DO SUL

Representantes do GERA - Grupo de Pesquisa: Estudos Regionais: geo-histórico, sócio-cultural, econômico, educacional e ambiental da FECILCAM – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, do qual faço parte e tem a liderança da professora mestre Dalva Helena Medeiros estiveram na última sexta-feira, dia 4 de setembro em Corumbataí do Sul para reunião com o Sr. Prefeito Osney Picanço.

A reunião objetivou apresentar ao prefeito o projeto do grupo que nos próximos dois anos terá como área de pesquisa comum o município. A escolha da área se deu pela compreensão do grupo de que as pesquisas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior devem colaborar com o desenvolvimento da sociedade.

O município de Corumbataí do Sul oferece potencialidades como: belezas naturais, terras férteis, um povo trabalhador, apesar disso apresenta hoje um baixo índice de desenvolvimento humano.

O grupo pretende nos próximos dois anos: montar banco de dados que possibilite informações para auxilio de políticas de planejamento na área de estudo; estudar a influência dos elementos naturais da paisagem, formas de planejamento para o desenvolvimento econômico, sócio-ambientais, mudanças e avanços tecnológicos; desenvolver estudos na área de Educação Ambiental enfatizando a necessidade da educação formal permear a relação do homem com o meio em suas relações sociais e de trabalho; estudar a influência dos elementos naturais da paisagem e formas de planejamento para o desenvolvimento econômico diante das mudanças e avanços tecnológicos e sócio-ambientais que tem permeado o espaço geográfico nas últimas décadas na região em estudo.

O Prefeito Osney recebeu o grupo com cordialidade e entusiasmo que lhes são peculiares, abrindo as portas dos setores competentes da Prefeitura para informações no momento do diagnóstico e pra receber as informações sistematizadas ao final do processo. Enfatizamos ainda que a Fecilcam já possui no município a atuação dos projetos de extensão do Programa Universidade Sem Fronteiras que possibilitam uma ação direta com a comunidade local, visando a geração de renda, organização e planejamento das propriedades rurais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.