domingo, 19 de julho de 2009

PALESTRA DO DEPUTADO FEDERAL DR ROSINHA NA FECILCAM

No último sábado tivemos na FECILCAM uma brilhante palestra com o deputado federal do PT Dr. Rosinha, um dos parlamentares mais atuantes do congresso, no que se refere às questões de relações internas, principalmente com as questões do MERCOSUL.

Vou relatar alguns pontos relevantes da fala do deputado, graças as anotações da professora Áurea Andrade Viana do departamento de geografia, que me enviou por email.

- A partir do governo LULA houve maior articulação com a política externa na América Latina com maior exportação para esta região. E outro ponto interessante foi a criação a Universidade UNILA que vai se iniciar em 2010.

- A política exterior do governo LULA tinha como objetivo inicial destruir a ALCA e com isso a meta era estruturar e fortalecer o MERCOSUL. Ressaltou inclusive que o México que aderiu ao NAFTA hoje está sofrendo muito com a crise pois perdeu a sua autonomia.

- No período 2004-2006 foi criado um fundo de convergência estrutural em que o Brasil contribuiu com 70%, Argentina 20%, Uruguai 9% e Paraguai 1%. E na retirada o Paraguai detém quase 50% disso. Este método é parecido com o que houve na União Európéia em que os países mais desenvolvidos contribuiram para o fortalecimento de Grécia e Portugal.

- O deputado defendeu esta maior parte retirada pelo Paraguai porque qualquer problema deles pode afetar o Brasil, por exemplo foi o caso da febre aftosa que ocorreu lá e afetou diretamente o Estado do Paraná.

- Foi criado o Parlamento do MERCOSUL em 2006 e haverá eleição em 2010, em que o Brasil por exemplo irá escolher seus representantes para este o parlamento por votação direta. E que terá participação igual de homens e mulheres. E terá propaganda na tv para explicar à população porque ela terá que votar.

- Ele ressaltou que o governo LULA decretou que todo o estrangeiro do MERCOSUL que esteja morando no Brasil por mais de dois anos que dá direito a este de moradia e trabalho legalizado, desde que estes não estejam respondendo por algum crime no país. Segundo o deputado é uma atitude nobre diferente do que o resto do mundo está fazendo com seus imigrantes.

-O deputado criticou a resistência do PSDB quanto a entrada da Venezuela no MERCOSUL e a argumentação é de que não se deve confundir país com o governo que estiver vigorando.

- No contexto geopolítico mundial, ele considera que a política do Obama é diferente de Bush no sentido positivo.

- O deputado relatou que a crise que o mundo está passando é oriunda do modelo consumista de destruição ambiental e uma ideologia neoliberal onde o ter é mais importante que o ser. E isso deve ser combatido e mudado.

- Destacou que o Brasil sofreu bem menos na crise, por causa das políticas sociais implantadas: bolsa família, política de valorização do salário mínimo, que fortaleceu muito o mercado interno.

- Destacou que o governo está arrecadando mais, não porque aumentou os impostos, mas porque foi melhorado em muito o sistema de arrecação em que hoje a maioria das empresas de sistema online de nota fiscal e que no futuro todas as empresas estarão interligadas. Isso além de impedir a sonegação impedirá também os roubos de carga, pois pelo código de barra os produtos sairão da fábrica direto para o estabelecimento vendedor.

- Destacou o papel importantíssimo do PAC.

- Destacou que uma diferença fundamental do governo LULA com o anterior é o hábito de fazer as grandes conferências de educação, comunicação, segurança pública, integração dos negros e dos índios, etc.

- Na parte dos questionamentos, falou sobre a crise no senado, disse que não defende o Sarney, porém se ele deixasse o senado o governo LULA ficaria sem governabilidade pela força do PMDB, e questionou porque o Sarney nunca foi atacado pela imprensa e agora de uma hora para outra toda a impressa o está massacrando;

- falou que os pequenos agricultores que tenham que manter a mata ciliar e perder parte da produção deveriam receber uma compensação do governo por isso, do tipo icms ecológico;

- justificou o motivo do governo criar uma nova estatal para a extração do pré-sal, pois pelas leis atuais da PETROBRÁS o governo não poderá investir parte dos ganhos e educação e combate à pobreza.

- E quanto as eleições do ano que vem tem muita confiança na eleição da Dilma para presidente e afirmou que no Paraná as coisas estão mais difíceis e que o PT poderá compor com o Osmar Dias, mas que se tiver candidato próprio poderá ser a da nossa secretária de ensino superior Lygia Pupatto por ser uma das melhores secretárias do governo Requião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.