terça-feira, 3 de março de 2009

SINAIS DE RECUPERAÇÃO

A balança comercial brasileira voltou a ter saldo positivo CLIQUE AQUI para ver matéria.
Embora sejam catastróficas as expectativas para o mundo todo, com relação ao desempenho econômico, o Brasil particularmente sempre apresenta algum diferencial positivo. Por exemplo sobre as montadoras de automóveis, enquanto no mundo todo estão quebrando, aqui elas voltaram a vender depois das medidas tomadas pelo governo federal.
Até a Revista Veja que normalmente bate forte no governo federal (as vezes com fundamento) e (na maioria das vezes sem fundamento algum), estampou em uma de suas capas, as dez razões para o otimismo no Brasil na qual a Miriam Leitão vai ter um "treco".
As dez razões para o otimismo – são: as reservas brasileiras são de US$ 200 bilhões; os bancos são competentes; não há bolhas de crédito; o mercado interno é forte; a matriz energética é verde; há estabilidade política; há estabilidade econômica; o Brasil é o maior exportador de alimentos do mundo; mercado externo diversificado; projeções indicam que o Brasil cresce em 2009.
Falando em crescimento, tem analista inglês afirmando que o Brasil vai decrescer 0,5% este ano, enquanto que tanto o Presidente do Banco Central do Brasil quanto os Ministros da Fazenda e do Planejamento não têm dúvida sobre nosso crescimento. Eu particularmente, depois de todas as trapalhadas que estes analistas fizeram nos últimos tempos, sou muito mais Brasil e os seus Ministros.

2 comentários:

  1. Olá Professor, concordo com as afirmações de que quando o mundo estaciona na crise, o Brasil demonstra recuperações em alguns setores, como o caso da fabricante de perfumes e cosméticos O Boticário, mesmo com crise financeira, desde de setembro do ano passado, a empresa conseguiu crescer 25% em 2008 e passou pela primeira vez, a marca de um bilhão em faturamento, a expectativa agora e crescer pelo menos 10% em 2009. Creio que a crise será mais sentida a partir do segundo semestre desse ano, quando realmente poderemos analisar seus efeitos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito a sua última matéria do blog. Quem diria que o Brasil, em governos passados, pudesse estar numa posição relativamente confortável frente a uma crise mundial. Realmente é de se orgulhar.

    Achei 'mara' a razão matriz energética verde. É isso aí.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.