domingo, 8 de março de 2009

MULHERES DE "A" a "Z"

Em comemoração ao dia internacional da mulher, resolvi fazer uma lista de mulheres de destaque, respeitando o alfabeto. Pode ser que as e os internautas não concordem com a seleção, mas tenho certeza que num exercício de reconhecimento, seja possível fazer uma centena de listas com outros nomes, tão importantes quanto os que eu escolhi.

ANGELINA JULIE - Ela é bonita, talentosa e humanitária. Estudou Arte Dramática, se formou em Cinema, já ganhou Oscar e além do cinema, é Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU por seus trabalhos junto aos refugiados na Serra Leoa, Tanzânia e Paquistão. Não vejo mal algum na mulher ser bonita e formosa, mas é preciso que tenha conteúdo, estude sempre e se possível preocupe-se com as questões mais importantes do mundo, pois na velhice parte da beleza física vai embora e é preciso ter feito a diferença em alguma coisa.

BENEDITA DA SILVA - Ela nasceu e se criou na Favela, estudou enfermagem, formou-se em Serviço Social, sempre militou nas Favelas do Rio de Janeiro, nas causas dos negros e das minorias. O referido trabalho lhe rendeu duas grandes façanhas, foi eleita a primeira Senadora negra do Brasil e também a primeira Governadora. Ela venceu o machismo ainda muito forte no Brasil, venceu a discriminação racial e alcançou dois postos eletivos impontantíssimos, que muita gente com dinheiro tenta mas não consegue.

CORA CORALINA - Ela é Goiana e seu verdadeiro nome é Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Sua profissão era doceira, mas doce mesmo são suas poesias tornando-a uma grande poetisa. Gosto daquele verso "Feliz aquele que transfere o que sabe a aprende o que ensina" pois está relacionado a todos os educadores. Cora Coralina representa aqueles talentos caseiros escondidos, que não escrevem por vergonha, por medo ou por falta de oportunidade.

DULCE (IRMÃ DULCE) - Ela é Baiana e apesar dos poucos 38 quilos que pesava, notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Fundou várias Instituições e no final de sua vida recebeu em seu leito de enferma a visita do Papa João Paulo II. Ela representa tantas e tantas mulheres brasileiras, que se dedicam todos os dias aos necessitados, desdobrando-se para compensar a nossa indiferença e falta de ação.

ESTER (GRANDE RAINHA DA BÍBLIA) - Ela foi um exemplo de coragem e sabedoria. Bela e formosa, mas temente a Deus, tornou-se Raínha, desafiou os costumes do Reinado, arriscou a vida e salvou seu povo de orígem. Todos deveriam ler o Livro de Ester da Bíblia e também assistir o filme, principalmente aqueles que estão danificando o cérebro todas as noites assistindo o BBB9 e involuindo. Ester representa várias mulheres corajosas e importantes que existiram em outros tempos.

FERNANDA MONTENEGRO - Nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves da Silva, Carioca, é uma consagrada atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. Ela é considerada a Dama do Teatro Brasileiro, ganhou cinco prêmios Moliere, três prêmios Governador do Estado de São Paulo, ganhou um Urso de Prata, recebeu vários prêmios da crítica americana e recebeu indicação ao Oscar com o Filme Central do Brasil de Walter Sales. Ela representa a classe das atrizes brasileiras que estudam teatro, que decoram infinidades de textos, que estudam personagens, as vezes engordando ou emagrecendo para representar melhor. Apesar do Lixo Big Brother Brasil que envergonha a classe artística e a mulher brasileira e que manchou o currículo do Pedro Bial, existem atrizes do quilate de Fernanda Montenegro.

GANDHI (INDIRA PRIYADASSHINI GANDHI) - Ela foi a primeira Ministra da Índia entre 1966 e 1977 e 1980 e 1984. Primeira mulher a ocupar um cargo de Chefe de Governo Indiano.
Ela foi brilhante política, estrategista e pensadora. Nacionalizou bancos e criou Instituições de sucesso que têm a confiança geral, mas infelizmente foi assassinada em 1984 por um extremista Sikn. Para um país preconceituoso e que sempre tratou a mulher como um objeto, sem dúvida Indira Gandhi fez uma grande façanha.

HILLARY CLINTON - Ela é formada em Direito e foi eleita a Senadora mais jovem do seu país, e quase conseguiu ser Presidente da República dos Estados Unidos da América. Atualmente exerce o cargo mais importante no Governo Barak Obama. Dizem que certa vez, determinado político americano afirmou que o dia que uma mulher assumir a Presidência da República dos EUA, nunca mais um homem se elege Presidente. O que parecia um elogio, era na realidade um alerta aos políticos homens. Se era lenda ou não, ele chegou muito próximo, aliás as mulheres já estão governando vários países .
INÊS MICHALSKI MAYBUK - Você nunca ouviu falar? Ela é minha mãe e só eu sei o quanto ela é uma grande mulher e é importante para mim. Mulher canceriana, carinhosa, protetora e firme como uma rocha quando é preciso, capaz de lapidar um homem na sua formação. Para mim a sabedoria dela permite entrar neste time de grandes mulheres.

JACIRA BOENO MACHADO (LAR DA DONA JACIRA). Ela é uma mulher extraordinária ao lado de sua irmã Alba, faz um trabalho divino cuidando de criança dos mais diversos tipos de problemas, ler matéria deste blog " QUASE DUAS TONELADAS DE ALIMENTOS ARRECADADOS PELOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECILCAM." de 28/09/08. Quem conhece o Lar da Dona Jacira e o trabalho que se faz com aqueles anjinhos, nunca mais será o mesmo. Se pudéssemos ser abençoados com mais Donas Jaciras e Donas Albas, o mundo com certeza seria infinitamente melhor.

LYGIA PUPPATO - Ela mulher pública top de linha. É firme, serena, inteligente, tem carisma e zêlo pelo bem público. Foi vereadora de Londrina; Secretária Municipal; Suplente de Deputada Estadual chegando a assumir por um tempo; Reitora da UEL e está fazendo um trabalho maravilhoso na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior -SETI. Resgatou o Ensino Superior que foi abandonado na era Lerner e criou o maior Programa de Extensão Universitária do Brasil, o Universidade Sem Fronteiras, que está fazendo uma revolução silenciosa no Paraná, inclusive destacando-se em Congresso na França. Lygia Puppato é uma mulher de destaque e não nasceu para pouca coisa.

MARIA DA PENHA - Ela é Biofarmacêutica e ficou conhecida pela sua luta contra a violência praticada por seu ex-marido professor universitário que lhe deu um tiro e lhe deixou paraplégica. A luta foi tão forte que o seu nome, virou Lei contra a violência contra a mulher. O fato do seu ex-marido ser professor universitário, prova que a violência contra a mulher não tem classe social, muita gente importante por aí pratica esta aberração. É necessário levar em conta que agressão contra uma mulher não é apenas física. Muitas delas são humilhadas diariamente, descartadas, desvalorizadas. É preciso que a mulher denuncie desde a primeira agressão, pois é inadmissível que um homem (se é que dar esta atribuição a um agressor) levante a mão contra um mulher.

NÁDIA COMANECI - Ginasta Romena ganhou cinco medalhas de ouro em olimpíadas e foi a primeira a receber uma nota dez. Eu lembro, ainda criança de vê-la se apresentar. Era um encanto só, parecia não ser humana. Ela aqui representa todas as mulheres esportisdas que tantas alegrias já proporcionaram ao mundo. Nádia inspirou milhares de jovens na ginástica e talvez por causa dela que hoje temos as Daianes, Danieles e Jades pelo Brasil afora.

OLGA BENÁRIO - Ela foi militante comunista alemã de origem judaica. Morou no Brasil e foi mulher do grande Luis Carlos Prestes. Foi entregue por Getúlio Vargas ao regime nazista e morreu no campo de concentração, por sorteio. A cada dia eram sorteados um grupo de pessoas e ela deu a luz a uma filha um pouco antes. Fantando alguns dias para acabar a guerra e aquelas atrocidades, ela foi para a Câmara de Gás. O grande jornalista Fernando Moraes escreveu o livro Olga que deve ser leitura obrigatória a todos os brasileiros, principalmente as mulheres. Quem puder deve depois de ler o livro, assistir o filme sobre ela com a grande e jovem atriz Camila Morgado. O livro Olga, junto com o livro Brasil Nunca Mais, foram os livros mais importantes que já li.

PROFESSORA (MULHER PROFESSORA) - Pensei em homenagear uma professora, mas a missão é impossível, pois aqui no Brasil todas elas, independente do nível, todos têm sua importância, com exceção das professoras da APAE, que para mim, são anjos educando anjos. A mulher professora é mãe, é amiga, é educadora. Ela faz parte da vida dos seus alunos para sempre, emboram sejam tão pouco valorizadas. Aqui no Paraná, no atual governo, houve um resgate parcial da dignidade das professoras e em nível nacional foi criado o piso nacional, mas há muita coisa ainda a ser feita, principalmente na questão do respeito dos alunos e da comunidade em geral por elas. Em Campo Mourão-Pr, na semana que passou aconteceu talvez o fato mais triste da história educacional do município quando um "ser" do sexo masculino arremessou um capacete na cabeça de uma Diretora de Escola, deixando-a desmaiada e tendo que ser internada no hospital.

QUILOMBOLA (MULHER QUILOMBOLA) - Uma homenagem a todas aquelas mulheres escravas fugitivas, que lutaram muito para sobreviver e geraram muitos descendentes e perpetuaram esse grupo até os dias de hoje.

ROSA LUXEMBURGO - Foi uma grande pensadora economista. Ela foi filósofa marxista e militante revolucionária e lutou muito para melhorar a vida dos trabalhadores, analisando o sistema capitalista e fazendo política. Foi brutalmente assassinada, depois de sequestrada e espancada e seu corpo foi jogado na canal do exército. No mundo da economia, ainda se destacam poucas mulheres e menos ainda atuam no poder poder público, mas quando o fazem não decepcionam. Quero aqui fazer o registro de três extraordinárias economistas que atuam ou atuaram no Setor Público. Uma delas da velha guarda, destaco Maria da Conceição Tavares, que atuou em vários governos, ajudou a criar o BNDE (na época) hoje é BNDES e atualmente com seus 80 anos, continua ministrando brilhantes palestras. A outra é do poder público atual Dilma Roussef que tem o cargo mais importante do Governo LULA. E a terceira é minha colega de Departamento Ricardina Dias, que foi Secretária do Planejamento do Município de Campo Mourão por 8 anos e pensa o poder público e o município como ninguém.

SARA KUBITSCHEK - Foi Primeira Dama do Grande Estadista Juscelino Kubitschek. Ela se destacou tanto no governo de seu esposo, quanto depois dele ter saído, para resgatar sua memória depois do exílio exigido pelos militares. Estive no Memorial JK em Brasília por duas vezes, e percebi claramente a grande mulher que ela foi.

TERESA DE CALCUTÁ - Penso que é difícil alguém ainda não ter ouvido falar dessa mulher fora do comum. Madre Teresa de Calcutá foi missionária católica albanesa e beatificada pela Igreja Católica. Foi considerada a missionária do século XX e fez um trabalho maravilhoso na Índia. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Para saber sua vida recomendo a todos que assistam o Filme sobre sua vida que é muito comovente. Morreu em 1997 aos 87 anos e seu funeral durou uma semana. Sinceramente, penso que nenhuma mulher fez tanta caridade no sentido amplo da palavra quanto a Madre Teresa.

UNIVERSO DE MULHERES - Quero aqui destacar algumas categorias, das várias mulheres guerreiras: aquelas que vivem em barracos de lonas no MST; Mulheres da faixa de Gaza; Mulheres indígenas; Mulheres abandonadas pelos ex-companheiros; Mulheres empregadas domésticas e mesmo as Donas de Casas que fazem aquele serviço tão necessário e tão desvalorizado; Mulheres do Sertão Nordestino; Mulheres catadoras de papel; Mulheres que tem filhos drogados; todas elas são guerreiras mas são anônimas. Existem mulheres guerreiras também no Parlamento; Mulheres executivas tanto públicas quanto privadas e as Mulheres Pesquisadoras .

VERÔNICA (AQUELA QUE LIMPOU O ROSTO DE CRISTO) - Quero homanegear aqui todas aquelas mulheres que de alguma forma tiveram a coragem que Verônica teve, de mesmo sabendo que não salvaria Cristo, fez um gesto de carinho. Existem Verônicas que cuidam dos enfermos, que cuidam dos filhos que fogem do tráfico, acariciaram o corpo dos filhos que morreram no tráfico e assim por diante.

XICA DA SILVA - Ela foi a escrava que virou Rainha no século 18. Ela virou música cantada pelo Cantor Martinho da Vila e filme estrelado por Zezé Motta e Walmor Chagas.
ZILDA ARNS - Ela é uma grande mulher, médica e doutora em saúde pública, criadora da Pastoral da Criança que se espalhou pelo Brasil todo e que já recebeu muitos prêmios. Por meio dela muitas crianças deixaram a desnutrição. Ela foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz.

10 comentários:

  1. Muito bem, Sérgio!!!!
    Essa lista deve ter dado um trabalho!!! hehehe
    Adorei sua criatividade e a homenagem também!!!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    Linda homenagem!
    Destaque, é claro, para minha irmã Inês. Concordo totalmente.
    Também gosto demais da Olga (li o livro e assisti o filme). Qto a Angelina Jolie, assisti em Cascavel o último filme dela (O Procurado), vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sérgio,
    Gostaria de registrar que são raros os homens que admitem importância da mulher na sociedade. Você parece ser um deles. Parabens pela matéria.
    Abraço
    Ivonete

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da homenagem as mulheres embora eu saiba que o nosso dia deveria ser comemorado todos os dias do ano (hehehehe).
    Esta matéria serve para reflexão do que, nós mulheres, temos feito ao longo de nossas vidas.
    Tenho certeza que todas nós queremos escrever uma história muita bonita e isso depende muito de nós mesmas.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da homenagem as mulheres embora eu saiba que o nosso dia deveria ser comemorado todos os dias do ano (hehehehe).
    Esta matéria serve para reflexão do que, nós mulheres, temos feito ao longo de nossas vidas.
    Tenho certeza que todas nós queremos escrever uma história muita bonita e isso depende muito de nós mesmas.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela criatividade e pela disposição em fazer texto de homenagem.
    Abraços
    Adoro as mulheres.

    ResponderExcluir
  7. Genial a homenagem às mulheres e o seu conhecimento da alma feminina, da sua essência. Alegro-me que tenha dispensado tanto tempo na tarefa de homenagear tantos nomes e tem muitos mais... porém seu gesto é que é encantador.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei, de leitura agradável, emocionante e informativo. Parabéns pela sensibilidade e atitude.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Sérgio,

    Você é genial. Gostei deste trabalho. Como todos os demais trabalhos seus demonstra uma consciência avançada e crítica. Parabéns!
    Abração,
    Dirce

    ResponderExcluir
  10. Valeu!
    Embora o valor da mulher tem que ser reconhecido diariamente, mas seu trabalho desperta muitos para o valor e a distinção das mulheres.Elas merecem.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.