segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DESPONTANDO NUM MAR DE SOJA

Estou na fase mais interessante da minha dissertação de mestrado, que é justamente a de aplicar pesquisas nas empresas do APL – Arranjo Produtivo Local de produtos médicos, odontológicos e hospitalares de Campo Mourão – futuro APL da Saúde.

O município de Campo Mourão envolvendo toda a sociedade civil e organizada, as entidades em geral e principalmente o poder público municipal, precisa urgentemente olhar com olhos mais atentos à riqueza de talentos que estão surgindo entre as referidas empresas, que estão contribuindo para o início de uma diversificação econômica que atualmente é quase totalmente dependente da soja.

Hoje (15/12/08) eu dei continuidade às minhas pesquisas iniciadas na sexta-feira. Alguns questionários, estou enviando por email e outros estou fazendo a pesquisa in loco.

Na sexta-feira visitando as empresas que estão incubadas na Fundação EDUCERE, tive o prazer de conhecer a empresa LEVEVIDA EQUIPAMENTOS e principalmente perceber o entusiasmo de dois dos quatro empresários da referida empresa, o Nelson e o Wanderley. A empresa deles tem um slogan muito bonito “Criando soluções para necessidades especais”. E vendem para todo o sul do Brasil.

Eles produzem principalmente para uma camada da população que mais precisa de nosso apoio, que é composta de idosos que vem aumentando dia a dia no Brasil. Ao acessar o site http://www.levevida.com/ você encontrará os modelos de barras de apoio horizontal, vertical, articuladas, em L, para serem instalados em chuveiros, sanitários e portas. Além de ser economicamente viáveis, os produtos contribuem para a dignidade humana.

Hoje, visitei a empresa Medical Via Láctea, do empresário Rogério Cristófoli e embora tenha percebido que a empresa dele é bem modesta e produz apenas um produto, percebi uma coisa em comum com a empresa anteriormente citada, ou seja, o entusiasmo e o compromisso em fazer um produto de alto nível. Ele produz um produto chamado “Nabucha” que é um suporte em que é adicionado detergente na parte de cima e embaixo um espaço para colocação da esponja de lavar, proporcionando uma economia muito grande no uso de detergente.

Ele me explicou cada detalhe do produto que está tendo uma boa aceitação, mas que se tivesse formas de divulgação poderia atingir uma infinidade de lares e restaurantes do Brasil. Muito embora já esteja vendendo para as regiões sul e sudeste do Brasil.

Outra empresa que tive o prazer de conhecer e aplicar o questionário, foi a empresa Ortus que tem como slogan “Ampliando os caminhos da saúde”. Eles produzem um produto chamado “removedor de placa bacteriana e manchas extrínsecas”; outro produto “odontoafiador – multiuso” que é usado para afiar instrumentais e um outro produto chamado “ortusonic” que é um aparelho de ultra-som piezoelétrico e jato de profilaxia” para uso de periodontia, dentística e prótese, tudo detalhado pelo site http://www.ortus.com.br/ .

Com relação a essa empresa faço questão de destacar o jovem empresário que respondeu o questionário, que é o Flávio Cristófoli. Ele ao responder os questionamentos demonstrou muita segurança e uma visão muito interessante para quem tem apenas 26 anos. Disse-me que é formado em comércio exterior e que a sua irmã se formou em marketing e que também trabalhará na empresa especificamente nessa área. Os filhos, junto com os pais que também gerenciam a empresa, formam uma família muito comprometida com a qualidade de bons produtos.

Para encerrar, apelo mais uma vez a quem ler a matéria, visite quando puder todas as empresas do APL e principalmente a Fundação EDUCERE que faz um trabalho maravilhoso e é uma criação do empresário Ater Cristófoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.