sábado, 20 de dezembro de 2008

INFORMATIVO SEM FRONTEIRAS

Numa parceria entre o Governo do Paraná, SETI – Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, FECILCAM e Projeto Universidade sem Fronteiras, foi produzido uma jornal intitulado “INFORMATIVO Sem Fronteiras .

A publicação contempla ações do projeto “Contribuições da pesquisa social, da Etnomatemática e da Modelagem como intervenção em projetos escolares”.

O projeto é desenvolvido pelos professores Amauri J. Ceolim, Dalva H. de Medeiros, Gislaine A. Periçaro, Solange R. dos Santos e Veridiana Rezende. E tem ainda as acadêmicas Bárbara C. Braz, Mônica de J.B. de Melo, Maria S. Teixeira, Patrícia P. Lima, Simone Roeder, a recém formada pedagoga Franciele J. de Almeida e as colaboradoras acadêmicas Edenir Kellin e Wanessa Castilho.

Há uma matéria sobre a Escola de pais desenvolvido nos colégios, em que constam Palestras, Cursos de Crochê, Bordado, Pintura, Panificação, Sabonete Artesanal, Material de Limpeza e Gincana com pais e alunos.

Há uma matéria sobre a Etnomatemática: relato de uma experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Nessa área foram desenvolvidos temas “Conscientização do consumo da água” que possibilitou trabalhar com unidades de medidas, operações fundamentais, porcentagem, frações. Outro grupo trabalhou “Conscientização do consumo de energia elétrica” utilizando-se dos mesmos conteúdos matemáticos. Houve também palestra sobre sexualidade e drogas em parceria com a Ação Social e também uma atividade cultura desenvolvida pelo Assessor de Cultura da FECILCAM Cícero Pereira de Souza

Há outra matéria sobre “Modelagem matemática na construção de uma horta” onde os alunos usaram a matemática para fazer a horta, em que teve atividades para confecção da planta baixa, medição do terreno e aproveitamento adequado do terreno, e a construção de canteiros em formas geométricas diferenciadas. Também houve visita ao viveiro e horta municipal.

Na publicação ainda há um agradecimento especial à Rosa Inês da Conceição, Marilene Loureano Rodrigues, Rose Mari Maybuk e aos professores Pedro Paulo de Melo e Valéria Sanches, à Prefeitura de Iretama, ao Sr. Aparecido José da Silva, e a todos os professores, alunos, funcionários, direção e equipe pedagógica dos Colégios Aníbal Khury, José Sarmento Filho e Napoleão Batista Sobrinho.

Aí está mais uma mostra do trabalho desenvolvido pela FECILCAM pelo Projeto Universidade Sem Fronteiras e percebe a chamada revolução silenciosa que a nossa Secretrária Lygia Pupatto sempre afirma que está acontecendo no Paraná.

Um comentário:

  1. Legal Maybuk, ficou muito boa a matéria, aliás o trabalho que você vem desenvolvendo por meio do seu blog, está sendo muito bom principalmente para FECILCAM, pois você está divultando praticamente todas as atividades realizadas com qualidade, além, é claro das outras produções.
    Obrigado

    Um grande abraço

    Amauri

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.