quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

II SEMINÁRIO DE GRUPO DE PESQUISAS - FECILCAM

APÓS O ALMOÇO, EM PÉ: MÁRIO, MAYBUK, DALVA, FABIANE, ANA PAULA E SENTADAS: LUCIMARA, AUREA, NAIR E IVONETE (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
PROFESSORA ROSÂNGELA APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORAS NAIR E LUCIMARA APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSOR MÁRIO APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORA ROSÂNGELA E A FUTURA PESQUISADORA SUA FILHA LETÍCIA

PROFESSORA FABIANE APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
PROFESSORA IVONETE E PROFESSOR MAYBUK AO FINALIZAR O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORES DEBATENDO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORA DALVA APRESENTANDO TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORES NO CAFÉ DO MANHÃ (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORA AUREA APRESENTANDO TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORA ANA PAULA APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
Hoje (10/12/08) tivemos um dia muito produtivo e muito agradável ao mesmo tempo, no evento II SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISAS da FECILCAM – ESTUDOS REGIONAIS:geo-histórico, sócio-cultural, econômico e ambiental, primeiro grupo de pesquisas criado e registrado pela FECILCAM.

A parte agradável se justifica pelo local escolhido. O evento foi realizado na Pousada Santa Helena a 25 km de Campo Mourão, sentido Mamborê de propriedade da família da professora da FECILCAM Dalva Helena de Medeiros. É um local que todos deveriam conhecer pela originalidade, que dispõe de local para dormir, fazer refeições, brincar na piscina e curtir uma natureza com barulho de bichos e o mais inusitado para mim, há uma parte da pousada construída envolta de duas árvores, ou seja, você fica protegido em casa e pode abraçar as árvores se desejar.

Com relação ao dia produtivo e também agradável, relato que na parte da manhã vários integrantes do grupo apresentaram para aos demais o capítulo que escreveram para o livro que será publicado no início de 2009, com total apoio da Direção da FECILCAM, que têm defendido a formação dos grupos de pesquisa, que depois da criação do nosso, outros foram sendo criados.

A publicação do livro foi uma das metas programas pelo grupo já em 2007 junto à Fundação Araucária e teremos o prazer de cumprir ano que vem.

Hoje apresentaram trabalhos:

Nair Glória Massoquim e Lucimara Liberali - capítulo intitulado: A importância dos Elementos da Fragilidade Natural, Sócio-Ambiental e Econômica na formação da paisagem;

Ivonete de Almeida Souza e Sérgio Luiz Maybuk – capítulo intitulado: Condições Climáticas e a Evolução da Cultura da Cana-de-Açúcar na Região Centro Ocidental Paranaense, 1990 a 2006 e seu Contexto Socioeconômico;

Ana Paula Colavite – capítulo intitulado: Geotecnologias e as Representações da Paisagem

Rosângela Maria Pontili (escrito em conjunto com Edcleira L.Cruz Souza e Patrícia Estanislau) – capítulo intitulado: O trabalho infantil de Campo Mourão e sua relação com a renda familiar percapita;

Mário de Lima – capítulo intitulado: Contabilidade Ambiental: a relação custo benefício na produção de soja orgânica e convencional;

Fabiane Nagabe – capítulo intitulado: Fronteiras culturais: os desafios do turismo no campo;

Dalva Helena de Medeiros – capítulo intitulado: Educação Ambiental e meio ambiente: concepções, teorias e práticas;

E Áurea Andrade Viana – capítulo intitulado: As relações de poder tecidas no espaço rural da microrregião de Campo Mourão.
Aproveitamos para discutir os rumos do grupo, além do livro que já está em fase de diagramação e que a publicação será pela Editora da FECILCAM em 2009. E com a saída da antiga líder professora Zueleide Casagrande que pediu para deixar a liderança do grupo, foram eleitas por unanimidade a nova líder Dalva Helena de Medeiros e vice-líder Nair Glória Massoquim.

Vale destacar que o ambiente o foi realizado o evento, foi primordial para estimular a produção de debates em torno das apresentações e da trajetória do grupo de pesquisa, além de proporcionar um encontro inesquecível entre colegas de trabalho e fundamentalmente uma integração entre os componentes do grupo.

E para finalizar registro que fiquei muito feliz ao receber de presente da professora Dalva, o livro de poema “Síntese Existencial”, escrito pelo seu pai o escritor Constantino Medeiros.








3 comentários:

  1. É isso aí. Quem nos viu e quem nos vê. Para onde estamos indo, meu caro maybuk.

    Abraços.

    Carlos aleixo

    ResponderExcluir
  2. Sua matéria ficou ótima amigo Maybuk. Com sua escrita característica que além de informativa expressa sensibilidade tão necessária ao nosso mundo contemporâneo.
    Fico feliz de particiapar desse Grupo e agradeço à todos pelo aprendizado adquirido ao longo desses dois anos de pesquisa e convivência.

    Dalva Helena de Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.