segunda-feira, 10 de novembro de 2008

SERÁ QUE O MERCADO FINANCEIRO SE ACALMA AGORA?

É impressionante a insegurança dos investidores das Bolsas de Valores do mundo todo. Nem a intervenção estatal americana, nem a intervenção estatal na Europa, nem a eleição de Obama. Parece que nada resolve. A coletiva de Obama dizendo que vai demorar um bom tempo para a economia americana se reabilitar também contribuiu para apavorar o mercado.
É quase certo de que a economia americana vai ficar próxima da recessão ano que vem. Hoje tivemos novidade, um grande pacote do governo chinês para acelerar a economia. As bolsas reagiram bem. Em São Paulo esteve boa parte do dia próximo de valorização de 5,00%, mas acabou fechando próximo de valorização de 0,5 %. Menos mal. clique aqui para ver matéria.
Vamos esperar que dessa vez as coisas comecem a entrar nos eixos.

2 comentários:

  1. José A. Thomé, 2º ano de economia
    Quando se fala em mercado financeiro é muito difícil prever o que acontecerá em questão de minutos, fato este decorrente da globalização financeira internacional e a tecnologia da informação, qualquer discurso político apresentado na imprensa provoca rumores no mercado e abala todo a estrutura financeira e agora devido à crise financeira americana mais precisamente o mercado de títulos imobiliários torna-se mais frágil este mercado, com uma possível recessão nos EUA, as empresas americanas, já não apresentam os lucros que apresentavam antes, isto não é diferente com o resto do mundo, neste cenário é pouco provável que possa haver alguma calma no mercado de ações, quando analisada por um período de curto prazo, tudo vai depender das condições políticas e econômicas que terão que adotar os chefes das maiores nações do mundo, na recente instabilidade que se apresenta o mercado de ações existe ainda o chamado capital volátil.
    – O mesmo que capital especulativo, rotativo, hot money e over night.
    O capital volátil não é regulamentado, servindo somente no processo da ciranda ou especulação financeira. Se um país tenta regular ou reduzir seus lucros nas bolsas de valores ou entra em crise econômica ou política, rapidamente este tipo de capital desaparece da economia. O efeito dominó se espalha num processo de cascata afetando a economia mundial. Os EUA passam agora por um processo de transição política sem contar com a crise imobiliária que deixou o sistema financeiro daquele país muito fragilizado os rumos da política internacional por enquanto são incertos, o que deixa os investidores pouco otimistas, mesmo com o pacote proposto pelo novo governo e a redução dos impostos, assim mesmo os pregões nas bolsas do mundo inteiro mostram resultados insatisfatórios e tem tirado o ânimo do investidor.
    Por tratar-se de um mercado financeiro globalizado tudo o que acontece lá fora é refletido aqui dentro da nossa economia por estes resultados a (Bovespa) uma das maiores bolsas da América Latina também não apresenta resultados satisfatórios, neste período que estamos atravessando, por isso é um pouco prematuro falar em calmaria nas bolsas de todo o mundo. Apesar disso, economistas de grande prestígio recomenda que o bom investidor é aquele que compra na baixa e vende na alta.
    Mas este investimento deve ser de longo prazo, e é caracterizado como sendo de alto risco, por isso recomenda ainda para aqueles que preferem investir sem correr tanto risco aplicações de curto prazo, fundos de investimento como os de renda fixa e renda variável que neste momento apresentam boa rentabilidade. O mais recomendável a quem possa investir é que não apostem numa só opção, lembrando que não se deve colocar os ovos todos em uma mesma cesta.

    ResponderExcluir
  2. O MERCADO FINANCEIRO A CADA DIA QUE PASSA PARECE QUE FICA PIOR, PRA MIM ISSO SE DEVE AOS ESPECULADORES QUE INVESTIRAM MUITOS MILHOES DE DOLARES IMAGINANDO QUE SAIRIAM RICOS COM O "BOOMM" DAS BOLSA SO QUE ELES ESQUECERAM QUE TUDO QUE SOBE UM DIA CAI NEH E O TOMBO ESTA SENDO MUITO VIOLENTO POIS A CADA DIA SURGE UM NOTICIA NOVA ,, UM BANCO QUE ESTA EM DIFICULDADE , UMA EMPRESA QUE QUEBROU ,OUTRA QUE ESTA DANDO O CALOTE ,,,E ESSA NOTICIAS CHEGAM NO MERCADO ESTREMESSENDO TUDO AS BOLSAS NUNCA OSCILARAM TANTO... AS AÇOES DA "GM" NUNCA ESTIVERAM TAO BAIXA TEM COMENTARIO NA INTERNET QUE ELES VAO FALIR ,,, ISSO DEIXA O MERCADO ALVOROÇADO... NA MINHA OPNIAO ESSA TUBULENCIA AINDA NAO PASSOU... E O BRASIL AINDA VAI SENTIR A CRISE ...

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.