segunda-feira, 15 de setembro de 2008

NOSSO VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Ontem (14/09) assisti mais um programa canal livre da Band. É um programa de primeiríssima qualidade, é leve, solto, produtivo e força o entrevistado a extrair o máximo de si, pois o bombardeio de perguntas é grande. Recomendo aos meus internautas e principalmente aos meus alunos que assistam sempre este programa.
Na última entrevista estava lá o nosso Vice Presidente José Alencar. Eu admiro este homem por vários aspectos e hoje sei porque a sensibilidade do Presidente LULA falou mais alto quando exigiu que fosse seu companheiro de chapa nas duas campanhas vitoriosas.
Ele é um empresário bem sucedido, é um nacionalista, tem horror a este monetarismo simplista que só pensa em subir taxa de juros para conter inflação. Ele defende exatamente o contrário, ou seja, baixar os juros para além de melhorar a produção, também diminuir a transferência de recursos para pagar banqueiros.
Ontem, além de descrever com palavras maravilhosas o que ele pensa do Presidente LULA, apresentou mais um ponto sobre as desastrosas privatizações ocorridas no governo anterior. Ele afirmou que o Plano Real teve como grande mérito, desindexar a economia para eliminar a memória inflacionária, mas não pode conceber com a forma de corrigir os aumentos das tarifas das empresas que antes eram públicas e depois foram privatizadas, pois aplicar índices de inflação nas tarifas, significa perpetuar aquilo que se tentou eliminar quando da adoção do Plano.
O Vice Presidente acha que em vez se corrigir assim, se deveria usar as agências reguladoras para verificarem as estruturas de despesas das empresas privatizadas e aí sim, aplicar as correções, mas contratos precisam ser respeitados.
De tudo o que eu acompanhei na entrevista, o que me chamou a atenção foi ver como uma pessoa que tem 76 anos e que vai ser operado novamente de um tumor cancerígeno nesta quarta-feira, fala sorrindo, com muita propriedade, com muito otimismo sobre este Brasil maravilhoso.
Penso que o Vice Presidente José Alencar é um grande exemplo a ser seguido e espero que tenha sucesso na cirurgia e rápida recuperação, pois é de homens assim que o Brasil precisa.

Um comentário:

  1. Professor

    Eu também não acompanhava muito os comentários de economia, mas me interessei em assistir o programa, devido o vice-presidente estar sendo entrevistado.
    Achei muito legal o argumento que ele usou sobre o aumento da taxa de juros, onde a maior critica da mídia para o governo é o aumento dos gastos públicos, quando o governo anuncia um concurso que vai gerar mais empregos, surge as críticas que a máquina pública está inchando, mas a mídia não critica quando o Banco Central aumenta a taxa de juros, que onera muito mais as contas públicas, e só os banqueiros acabam ganhando.

    Mesmo os que são contrários as políticas do governo, deveriam se atentar para esses argumento!!!!

    Juliano Domingues

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.