quarta-feira, 3 de setembro de 2008

MELHORAR A EDUCAÇÃO E APLICÁ-LA NA ECONOMIA

Na semana do economista que está acontecendo esta semana, os dois palestrantes trataram de questões de desenvolvimento econômico e salientaram que a saída é melhorar a educação e aplicá-la com sabedoria, para o crescimento individual das pessoas e é claro para o crescimento e desenvolvimento do país.
O professor Doutor Fábio Scatolin da UFPR ressaltou que pelos estudos que faz na área, o nível educacional é muito ruim em todos os níveis, inclusive no ensino privado. E que este é o grande entrave para o desenvolvimento econômico, pois no país há muitos analfabetos funcionais, ou seja, aqueles que sabem ler , mas não compreendem o conteúdo lido. Destacou que estamos na era da inovação e que este é o grande capital. No Final fez um elogio às empresas do APL de insumos e equipamentos hospitalares de Campo Mourão que são motivo de orgulho para a cidade, pois produzem produtos utilizando-se do conhecimento aplicado e deu um destaque para a pujança da COAMO.
O professor Doutor Jandir Ferreira da UNIOESTE de Toledo que tratou do desenvolvimento local e regional, também deu muita ênfase sobre a melhoria da ecucação que está acontecendo, mas que é necessário melhorá-la ainda mais e principalmente aplicá-la para que os resultados aconteçam. Afirmou que o poder público municipal de toda a região precisa de planejamento e que é imprescindível que o profissional economista esteja em todas as prefeituras, pois segundo ele, é o mais capacitado para fazer diagnósticos e planejamento a médio e longo prazos.
O professor disse que é importante que a comunidade seja dona de sua história. Citou exemplos de atitudes de determinadas pessoas que mudaram a história de seus municípios. Disse que o governo deve auxiliar, mas as iniciativas de desenvolvimento devem partir da localidade e que é necessário urgentemente partir para a busca da agregação dos valores nos produtos e qualificação permanente da mão de obra .
Com referência à busca de conhecimento e aplicação dos mesmos, quero fazer um gancho e destacar dois estudantes que desde cedo dedicaram-se ao estudo e continuam estudando e estão buscando seus espaços com muita competência, que são meus colegas de mestrado em desenvolvimento econômico pela UFPR, os professores Mário Filizzola e Marcelo Cordeiro que na última segunda feira (01/09) venceram a etapa de qualificação do projeto de mestrado e estão aptos a desenvolverem o trabalho de mestrado. Eles tiveram por coincidência a mesma banca, ou seja, os professores doutores Mauricio Bitencourt, Marcelo Curado e Armando Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.