segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ESPAÇO DO INTERNAUTA - Nº 01

Com o intuito de promover o debate, além dos comentários normais que todos podem fazer no "espaço comentários de cada matéria", estou inaugurando hoje o "espaço do internauta". Quem desejar escrever um texto sobre um tema relevante deve enviar para: sergiomaybuk@yahoo.com.br o texto anexado e indicação do nome completo, profissão ou se for da FECILCAM o ano e curso que estiver fazendo. O texto será apreciado para se enquadrar aos critérios de ética e de não ofença.
TEXTO DO INTERNAUTA: Fabio da Silva Smoliak - 1º ano de ciências econômicas
Politizando a politicagem da política.

Na época de eleição, vemos o quão desonestos são a maioria daqueles que por direito deveriam ajudar a melhorar sua cidade, seu país, ajudar a comunidade viver melhor.
Só aparecem nas épocas eleitorais e, acreditem, usam de todas as armas para enganar, trapacear e ludibriar os eleitores, que até perderam a vontade de discutir política. Onde ficam os direitos e deveres que séculos atrás Platão e Aristóteles defendiam, onde política era a concórdia entre o povo. Hoje, uns ganham por aqueles que trabalham, isto é melhorar? Nesta época eleitoral devemos voltar aos hábitos dos gregos criadores da política, discutir, acertar, concordar entre si o que será melhor para todos, e depois votar em quem vai guiar o país, o estado, o município, depois quem não fez assim, nem pode e muito menos deve cobrar, pois parte do princípio que foi você quem escolheu. Vote consciente, reflita bem o que você quer do futuro de sua nação, para você, seus filhos, e seus amigos.

E que os nossos políticos saibam a verdade sobre o que é política, e que carreguem a honra de defender quem os elegeu, deixem um pouco de pensarem em si mesmos, ou no status que a carreira os dá, esqueçam das falsas promessas e façam o que de verdade devem fazer, que façam política pelos princípios dos seus idealizadores, que tragam nas suas decisões a concórdia na sociedade, sociedade esta muito calejada, que muito trabalhou e que não merece mais sofrer por uma consulta médica, correr por uma ambulância, enfrentar uma maratona atrás de um hospital decente. Como foram bons, acredito que merecem o mínimo de respeito, quem tanto ajudou o país a crescer não merece tanto descaso, não estamos numa olimpíada para premiar poucos onde muitos tentaram, estamos querendo o mínimo de dignidade, que a política por alma ensina.

Queremos apenas segurar nas mãos de nossos filhos e podermos sair de casa, passear por praças, queremos sim a segurança, mas acima de tudo queremos a honestidade nas promessas e nos atos dos nossos políticos atuais. Não queremos nada de graça, mas sim saber que trabalham por cada centavo que ganham. Queremos um basta desta covardia de promessas que nunca se concretizam, queremos dar o último grito de esperança. Torço muito que escute, política foi elaborada para o mais primitivo bem social, a concórdia, a ética, a paz.

Que pelas convenções formuladas pelos seres humanos reine a sabedoria, a paz, a ética e muita, mas muita paciência, para se consertar o que de errado há no país.

Um comentário:

  1. Caro professor Maybuk, é bom ver o insentivo que da aos alunos de nossa faculdade.
    parabens...

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.