quinta-feira, 28 de agosto de 2008

BRASIL RECEBE MAIOR INVESTIMENTO ESTRANGEIRO E TEM MENOR TAXA DE DESEMPREGO

O Brasil caminha firme e forte e sua economia vai se consolidando cada vez mais. Como um brasileiro que acredita neste país, dou mais ênfase as notícias positivas do que aquelas permanentes negativas da Miriam Leitão e afins.
Esta semana li duas notícias muito interessantes. A primeira é a de que o Brasil teve, entre 2006 e 2007, o maior crescimento de investimentos diretos estrangeiros entre as economias emergentes, como China, Índia e Rússia, segundo a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), citada pelo jornal Estado de S. Paulo. Investimentos diretos são aqueles em que a empresa se instala no país, produz e gera empregos e impostos, ao contrário daquele capital financeiro que (como disse numa palestra o economista e hoje Senador Aloizio Mercadante) é capital motel "Chega de noite, não produz nada e no outro dia vai embora".
Maior investimento estrangeiro no país significa que este tem credibilidade e é atrativo e não é a toa que depois de muitos anos estamos crescendo economicamente.
A outra notícia boa é de que segundo o DIEESE A taxa de desemprego total em seis regiões metropolitanas do Brasil é a menor para o mês de julho desde 1998 chegando a 14,6%. Sinal que quando a economia cresce se gera mais empregos. Pelo cálculo do IBGE a taxa está em 8,1%.
As duas taxas indicam que o desemprego é menor nos últimos anos. A diferença de percentuais se dá pela metodologia dos dois institutos serem diferentes. O DIEESE considera o tempo em que a pessoa está procurando emprego e desconsidera algumas atividades de subemprego. Mas o que importa é a tendência, quando cai a do DIEESE, normalmente cai a do IBGE.

Um comentário:

  1. esse crescimento demonstra que o Brasil, sim esta crescendo, e que o plano de governo atual esta funcionando. Se no Brasil não tivesse tanta "robalheira" e mais etica, talvez seria uma das maiores potencias do mundo, por conter recursos que o resto do mundo deseja e éescaso.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.