sexta-feira, 25 de julho de 2008

NOTÍCIA NEGATIVA ÓTIMO, NOTÍCIA POSITIVA SÓ ACOMPANHADA DE UMA NEGATIVA

O título da matéria de hoje, parece ser a ordem permanente das redações dos jornais da Rede Globo. Tenho acompanhado com atenção as notícias sobre economia e percebo sempre isso. Quando houve estas altas de preços principalmente dos alimentos impactando na inflação, os apresentadores pareciam ter prazer em anunciar, alguns analistas inclusive consideram que esse bombardeio deles sobre o assunto tentando criar uma crise, pode até ter provocado um aprofundamento no problema.

Ontem 24/07/08 no jornal nacional o Renato Machado inicia dizendo: o desemprego diminui, a inflação desacelera, mas os alimentos continuam caros. Penso que depois do massacre sobre a “crise” da inflação, o fato da mesma desacelerar deveria ser dita com toda ênfase, até para prestar um serviço a nação e tranqüilizar a população.

O fato de complementar a frase com “ mas os alimentos continuam altos” é algo que não se encaixa na frase, pelo simples fato de que a inflação subiu principalmente pelos preços dos alimentos, se eu digo a inflação desacelera significa que os preços estão subindo menos. Somente ocorrerá baixa dos preços quando houver um processo inverso, ou seja, deflação.

No espaço referente a esta matéria quero oferecer uma oportunidade especialmente direcionada para o nosso aluno de economia que está quase se formando o Rubens Veiga.

O referido um aluno é muito inteligente, participativo e crítico nas aulas com todos os professores e comigo particularmente, pois debatemos há muito tempo. Ele me passa e-mail sempre que vê uma notícia ruim (algumas sem fonte confiáveis, mas tudo bem) do governo federal para que eu comente.

Com a liberdade de expressão que eu permito a ele e a todos os meus alunos, esta semana me disse que meu blog só apresenta notícia boa do governo e eu brinquei com ele: notícias ruins eu deixo para a Rede Globo. Eu gostaria que ele descrevesse resumidamente o que ele vê de ruim na condução da política econômica do governo federal, de preferência comparando o atual governo com o do Presidente anterior.

Um comentário:

  1. A Respeito da condução da política econômica do governo federal, não tem muito o que comparar, afinal de contas o Lula não mudou quase nada. Quando era oposição criticava tudo, que se fosse eleito iria fazer e acontecer, depois que obteve o poder nas mãos, mudou o discurso.
    O governo Lula está nessa situação que está hoje, pelo fato que na verdade ele manteve quase tudo que o governo anterior vinha fazendo. A diferença é que este governo não enfrentou nenhuma crise econômica mundial que púdessemos ver se a nossa economia está preparada para suportar as turbulências do mercado. Enquanto que o governo anterior enfrentou várias crises econômicas.
    Vamos comparar? então vamos comparar todos os setores.
    Saúde, antes era ruím, continua a mesma coisa ou até pior. Enquanto que o governo atual autoriza o SUS a fazer cirurgia de mudança de sexo, tem gente na fila para passar por cirurgias muito mais importantes morrendo.
    Lucro dos bancos, o que tanto o Lula criticava, continua a mesma coisa, ou seja, os bancos privados e até os públicos ganhando horrores nas costas da população.
    Corrupção, isso é quase sem comentário, pois, nunca na história desse país se viu tanta corrupção e o pior de tudo quase ninguém punido e "ninguem sabe de nada e viu nada".
    Agora tentar justificar a corrupção dizendo que sempre existiu e nunca vai acabar, é a forma de tentar acobertar as aberrações que este governo já cometeu. Se existe a corrupção, nós temos é que combate-lá, pois, ela é uma das piores coisas que podem afetar diretamente uma população. Temos que tentar fazer os políticos que ja cometeram erros anteriormente pagarem pelo seus atos. Agora sempre que aparece um escândalo do governo atual, a justificativa é sempre a mesma. Ah, isso sempre existiu.
    Taxa de juros, o governo só se preocupa com a inflação, o resto que espere. Que a inflação é perigosa, isso é claro. Mas de que adianta termos uma inflação baixa, mas não termos emprego, renda que possa satisfazer as necessidades da população.
    Com a Taxa selic em 13%, os investimentos irão diminuir, exceto os investimentos especulativos, os empresários irão vender menos, automaticamente haverá demissão de funcionários, sem renda o indivíduo não compra, sem vender o empresário quebra.
    E aí o que adianta ter uma inflação baixa, mas corrermos o risco de entrarmos numa recessão.
    Agradeço o espaço e espero que essas divergências sempre existam, pois é através das discussões que podemos exercer a democracia.
    Abraços
    Rubens

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.