sexta-feira, 29 de julho de 2016

IMPERDÍVEL ESPETÁCULO "O VELHO RELOJOEIRO"

Hoje 29 de julho de 2016, tive o prazer de ir ao Teatro Municipal de Campo Mourão acompanhado da Leda Mariza, para assistir a estreia do espetáculo “O velho relojoeiro” do grupo Experimentos.

Eu tenho insistido que Campo Mourão possui atores muito bons, uma pena que ainda a cidade não dá o valor que eles e elas merecem.

Já havia assistido alguns trabalhos dos jovens do Grupo Experimentos, tanto no Teatro Municipal e se não me engano em evento no espaço Allure.

Eles já me fizeram rir e hoje me fizeram chorar. A peça trata do cotidiano de nossas vidas, muitas vezes medíocres em que perdemos mais tempo com picuinhas, intrigas, excesso de limpeza ou de organização etc e etc e não valorizamos cada minuto sagrado que escapa por entre os dedos, para conversar com filhos/filhas, companheiros/companheiras, amigos/amigas, pais, mães, avós. Não apreciamos a beleza das flores, não ouvimos o cantar dos pássaros, não trocamos carinho, não sorrimos o suficiente, não olhamos nos olhos das pessoas, não consideramos o lado do/a outro/a. 

O texto da peça de hoje é maravilhoso, embora acredite que tenha sido de difícil memorização por parte do elenco. O desenrolar da apresentação exigia muita concentração, até mesmo nos momentos de silêncio, penso que exige muito dos atores e mesmo assim o grupo segurou firme a barra. Tirando alguns pouquíssimos miseráveis que ainda deslizam o dedo no celular em plena peça ou que ficam de conversinha, no geral a plateia ficou vidrada e aplaudiu de pé no final.

Foi visível a emoção dos atores pelo próprio desempenho e também pelo número significativo de presentes, quantidade generosa nas palavras do diretor da peça Geovane Rodrigues, que por sinal também é um ótimo ator.

Ao menos dois dos atores eu conheço pelos corredores da Unespar, que são o Josmar e a Nayane e é bom tê-los por perto.

O espetáculo é produzido por artistas locais (inclusive a direção e a dramaturgia) e está sendo realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
  
Ficha técnica
Dramaturgia: Lucas Onofre
Direção: Geovane Rodrigues
Atuação: Josmar Antunes , Lucas Onofre, Nayane Schamberlain e Priscilla Beatriz Carneiro
Criação de figurinos: Raquel Cruz
Confecção de figurinos: Roserlei Lima de Abreu
Cenografia e Marcenaria: Francisco Hernandes
Iluminação: Silvio Vilczack.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

MINHA LEITURA DO LIVRO DO PROFESSOR JADER LIBÓLIO DE ÁVILA


Pela segunda vez, publico no meu blog uma matéria sobre o professor Jader Libólio de Ávila. A primeira vez foi em 11 de fevereiro de 2011 e na ocasião publiquei na íntegra o discurso dele, na condição de Paraninfo  Geral dos Formandos das Licenciaturas da Unespar campus de Campo Mourão CLIQUE AQUI para ler tal matéria.

Hoje publico minha leitura sobre o livro "O menino da garrafinha de leite", o qual terminei de ler ontem as duas da madrugada.

Existem algumas grandes diferenças entre o professor Jader e Eu. Sou 30 anos mais jovem do que ele, não pratico nenhum esporte, embora a maior parte dos meus trajetos eu faça a pé. Ele  é um esportista de fazer inveja pois pratica natação todos os dias e joga futebol mais de uma vez por semana. Finalmente no quesito grandes diferenças, nossas convicções ideológicas são bem distantes, mas isso não impede de eu ter grande admiração e respeito  por ele e sinto que me respeita também.

Sou apreciador de quem tem a habilidade tem contar fatos com riqueza de detalhes e o professor Jader é expert nisso. O professor Jader afirma no livro que várias pessoas incentivaram para que ele escrevesse a obra. Fiquei sabendo que uma delas sou eu, pois ele confirmou tal afirmação na noite de autógrafos.

Sobre o livro especificamente, quando li sobre seus antepassados, imediatamente  fiz uma viagem imaginária e fiquei pensando o que teriam enfrentado os meus, que vieram da Europa.

Quando ele escreve sobre sua infância, estão expostas suas grandes dificuldades e também suas alegrias e pude notar que comparando com a minha infância, posso testemunhar que tive uma vida bem melhor e comparando ainda com meu filho que já tem 18 anos, a infância dele foi bem mais tranquila, especialmente nos aspectos materiais, mas com relação à felicidade, talvez as gerações mais antigas por terem menos, aproveitavam melhor os poucos prazeres que tinham. 

Interessante quando ele trata de cada momento das suas atividades profissionais, demonstrando o orgulho e a alegria do dever cumprido, com certeza desperta no leitor que já teve contato com o mundo trabalho o desejo de fazer a mesma retrospectiva de sua trajetória.

Quando ele trata das várias experiências em que esteve coordenando o Programa Universidade Solidária (governo FHC), pela Fecilcam, na época uma versão  atualizada do antigo Projeto Rondon, ao relacionar os acadêmicos participantes , dos que eu conhecia, encontrei 04 entre eles, que atualmente já possuem doutorado. É possível que mais alguns acadêmicos do projeto tenham alcançado tal nível. Dos meus conhecidos, a minha aluna de economia Edileuza Aparecida Vital Galeano que no último contato soube que era professora universitária na Bahia; o Fernando José Martins estudante de Pedagogia que atualmente é professor e diretor da Unioeste campus de Foz do Iguaçu; a atual professora do colegiado de matemática do nosso campus Gislaine Periçaro e a ex-professora de letras do nosso campus Elisângela Aparecida da Rocha que terminou o doutorado no ano passado.

É interessante também ele descrever as tentativas frustradas nos casos eletivos e nas atividades comerciais, porque demonstrou humildade.

Faz relatos interessantes de contatos dele ou de alguém da família com gente famosa, inclusive mais de um governador de Estado.

Destaca amigos de infância que se deram bem na vida e isso nos remete aos nossos amigos. Quantos deles se destacaram.

Descreve com detalhes como procede na natação e só de ler já fiquei cansado rsrs. Faz uma interpretação engraçada sobre os hábitos dos "peladeiros" quando assistem outros e também sobre a infinidade de temas que surgem nos praticantes da sauna. 

Fez um destaque importante da entrevista que concedeu ao Blog do Ilivaldo Duarte, que reconhece tanto na internet quanto no rádio o trabalho de pessoas se destacam no nosso município.

Ao publicar alguns depoimentos de ex-alunos dele na obra, fiquei feliz de encontrar os depoimentos de dois professores conhecidos meus. A professora de geografia e colega de Unespar Cláudia Chies e o professor agora morador de Campo Mourão, amigo de infância de Roncador-Pr Elizeu Vieira de Jesus. 

Finalmente, percebe-se que em várias partes do livro e quando ele relata todas as viagens que fez no exterior , sendo um bom  professor deu várias aulinhas explicativas, especialmente na área de geografia.

Recomendo a leitura.    

OS EDITORAIS DOS GRANDES JORNALÕES ESTÃO DANDO RECADO A TEMER

A grande mídia aliada a Eduardo Cunha e seus fieis seguidores, ou seja, os deputados federais que votaram para abertura do impeachment e iniciaram o golpe, movido única e exclusivamente por um bandido cheio de vingança.

Agora que o desastre do governo interino e golpista está às claras e que ele tem popularidade medíocre (nem expondo o Michelzinho ela levanta) e Ministros que precisam desdizer o que dizem a cada nova declaração, tamanha as trapalhadas, os editoriais dos grandes jornalões já estão ameaçando que no TSE Temer também pode perder o mandato.

E lembrando que lá quem está no comando é o Ministro Gilmar Mendes (segundo o PHA do PSDB do MT). Tudo pode acontecer.

Na era da internet, nada se esconde. Eu ainda acredito que pelo menos pouco mais de um terço dos senadores sejam decentes. Vamos aguardar.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

quarta-feira, 20 de julho de 2016

O CRIME NO BRASIL COMPENSA

A tal da delação premiada é uma maravilha para o delator. Pode falar qualquer coisa, não precisa provar nada porque quem vai condenar primeiramente é a grande imprensa se o envolvido não for simpático a ela e para quem vai julgar oficialmente, algumas delações parecem ser mais interessantes em alguns casos do que em outros. A regra deveria ser geral. 

Os delatores roubam milhões, devolvem uma mixaria, vão para casa com uma tornozeleira eletrônica e tudo bem. A banalização é tanta que uma das criminosas fez um ensaio sensual com o tal equipamento. Fala sério. E tem gente que acha que estamos combatendo corrupção desse jeito. CLIQUE AQUI para ler.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

VESTIBULAR UNESPAR 2017

Vamos divulgar vestibular Unespar 2017. CLIQUE AQUI para assistir vídeo.

UM DOS DIRETORES DA FIESP É UM DOS MAIORES DEVEDORES DA UNIÃO

Vejam que bonitinho. Um dos diretores da FIESP é um dos maior devedores da União. Um espetáculo. Financiam campanha do Pato (plagiado por sinal) para derrubar uma representante eleita democraticamente. Outro diretor defende jornada de 80 horas e por aí vai. E pior que tem trabalhador que embarca nas ideais dos caras. Vai entender.CLIQUE AQUI para ler.

A TENTATIVA DE MANIPULAR OS NÚMEROS DA PESQUISA

A tentativa de manipular os números da própria pesquisa. Impressionante. CLIQUE AQUI para ler.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

UMA NOITE MUITO PRODUTIVA PARA O COLEGIADO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNESPAR CAMPO MOURÃO









Uma noite muito produtiva para o colegiado de ciências econômicas da Unespar Campus de Campo Mourão.

Em cumprimento de normativa interna da Unespar, professores e um egresso que participaram de evento científico em Dubai, apresentaram no Campus (em português) para os alunos do 3º e 4º ano e mais alguns professores que se fizeram presentes.,

Foram dois trabalhos escritos pelos professores Janete Leige Lopes, Jesus Crepaldi, Luciana Aparecida Bastos e o egresso Rodrigo da Silva, sendo que uma das publicações foi escolhida como a melhor do evento. Detalhes das publicações em matéria do site da Unespar. CLIQUE AQUI para ler.

Sem dúvida nenhuma, a disseminação dos trabalhos para os colegas professores e os alunos foi muito importante. Serviu de exemplo para todos, especialmente para que os alunos que puderam ver a desenvoltura de um egresso, que se graduou recentemente apresentado sua parte com muita desenvoltura e segurança. 



quarta-feira, 13 de julho de 2016

UMA ENTREVISTA MINHA NO SITE DO TCE

Uma aluna aqui da Unespar Campo Mourão, que não sei nem o nome disse que assistiu uma entrevista minha no site do TCE - Tribunal de Contas do Estado sobre Auditoria Social. Eu nem sabia da existência do vídeo, mas é de um projeto maravilhoso parceria das universidades com o TCE. Além de mim participaram da elaboração do projeto Aurea Viana e da execução Joao Marcos Avelar, Analéia Domingues, Nayara Oliveira, Marlon Dal Pasquale, Andreia Albuquerque, Gessica Zavadoski e outros vários alunos. Vale a pena assistir o vídeo de quase 10 minutos para conhecer o trabalho executado - CLIQUE AQUI para assistir.

sábado, 9 de julho de 2016

IMPERDÍVEL EDIÇÃO DA CARTA CAPITAL DO FINAL DE SEMANA

Imperdível edição da Carta Capital comandada pelo mais experiente jornalista brasileiro Mino Carta. Trata da comissão do impeachment no Senado, do Cunha e uma reportagem importante sobre o grande Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.  CLIQUE AQUI para ler.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

REUNIÃO DE TRABALHO E PALESTRAS SOBRE OS CAMINHOS DE PEABIRU EM PEABIRU-PR










Hoje das 8 as 9 tive uma reunião de trabalho sobre "Os Caminhos de Peabiru" com o prefeito de Peabiru-Pr Claudinei Antonio Minchio e o Secretário Municipal Adilson Basseto ex-aluno de economia da Unespar campus de Campo Mourão. Participaram também da reunião a professora e geógrafa Gisele Ramos Onofre e a professora e turismóloga Marilene Celant.

Depois na sequência, manhã e tarde participei do evento I Encontro Paranaense sobre os Caminhos de Peabiru realizado na Câmara de Vereadores  de Peabiru-Pr.

No evento teve falas iniciais dos representantes dos município Arleto Rocha e Jair Elias dos Santos Junior. No período da manhã palestra " O Peabiru no Paraná Espanhol com a arqueóloga do Museu Paranaense Claudia Parellada. No período da tarde palestra " Rotas Turísticas, Estudos e Caminhadas pelos Caminhos de Peabiru com a turismóloga Marilene Celant e a palestra "Questionamentos e outras Hipóteses"  com o Coordenador do Paraná Turismo Hardy Guedes.

Participaram dos debates as professoras Gisele Ramos Onofre e Sabrina Andrade e o grande conhecedor dos Caminhos de Peabiru Sr. Antonio Gancedo.

Estavam no evento também os professores da Unespar Ana Paula Colavite, Fábio Sexugi e Astor Weber.