terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM 2015



Encerrei minhas atividades profissionais de 2015 e como sempre, faço uma retrospectiva, para medir a intensidade de trabalho. Lecionei disciplinas nesse ano para duas turmas na graduação, orientei monografias de graduação e estudantes de  iniciação científica, desenvolvi projeto, participei de atividades no Grupo de Pesquisa, Comissões, Palestras, Seminários e atuei como Auditor e Controlador da Unespar e membro efetivo da Comissão Permanente de Processos Seletivos da Unespar.

Em janeiro:
Participei da cerimônia de entrega da Sede da Unespar pela prefeitura de Paranavaí-Pr.

Em fevereiro:
Participei da formatura da Unespar campus de Campo Mourão-Pr.
Trabalhei na Sede da Unespar em Paranavaí-Pr.
Fui indicado para fazer parte do comando de greve do meu campus.
Participei em Campo Mourão-Pr, junto com educadores do meu campus e educadores da rede de Campo Mourão-Pr contra projeto do Governador Beto Richa, que prejudicava  todos os servidores do Estado do Paraná.
Participei em Curitiba-Pr, junto com educadores do meu campus e educadores da rede de Campo Mourão-Pr contra projeto do Governador Beto Richa, que prejudicava  todos os servidores do Estado do Paraná.

Em março:
Trabalhei na Sede da Unespar em Paranavaí-Pr.
Trabalhei na condição de Auditor e Controlador da Unespar nos campi Curitiba I e II e no Escritório da reitoria da Unespar em Curitiba-Pr.

Em abril:
Trabalhei na Sede da Unespar em Paranavaí-Pr.
Acompanhei pela internet junto com outros companheiros o massacre contra servidores, na maioria professores ocorrido no dia 29.

Em maio:
Passei a noite e dormi no acampamento da APP na vigília contra projeto do Governo do Estado, em frente ao Núcleo Regional de Educação em Campo Mourão-Pr.

Em junho:
Participei da comemoração no Assentamento Monte Azul (MST) – Peabiru-Pr, pelos 10 anos de legalização dos lotes.
Na minha primeira entrada na ALEP – Assembleia Legislativa do Paraná, participei de uma manifestação contra projeto do Governo do Estado que causaria prejuízos a todos os servidores do Estado do Paraná.
Participei junto com o Reitor e pró-reitor da Unespar do evento CONUPE – Congresso da União Paranaense dos Estudantes realizado na Unioeste em Cascavel-Pr.
Trabalhei na condição de Auditor e Controlador da Unespar nos campi Curitiba I e II e no Escritório da reitoria da Unespar em Curitiba-Pr.

Em julho:
Participei de reunião de trabalho em Curitiba-Pr da CPPS – Comissão Permanente de Processos Seletivos da Unespar.

Em agosto:
Participei com Reitor e demais membros da gestão da Unespar com membros da comunidade de Paranavaí-Pr.
Na condição de Auditor e Controlador da Unespar e representando o Reitor, participei da abertura do SECISA 2015 – Seminário dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unespar no Teatro Municipal em Campo Mourão-Pr.
Participei do  SECISA 2015 – Seminário dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unespar como coordenador de sala de comunicações e apresentei uma comunicação oriunda do meu TIDE (Tempo integral e Dedicação Exclusiva).
Participei como membro efetivo da primeira reunião do Conselho Municipal do Transporte Público de Campo Mourão-Pr – gestão 2015-2016.

Em setembro:
Participei na Unespar campus de Campo Mourão-Pr do lançamento do livro Empreendedorismo – Cenários e Perspectivas do qual, com outros dois professores escrevi um capítulo.
Participei no campus de Campo Mourão-Pr, do Manifesto em prol dos refugiados, organizado pelo Espaço Marx da Instituição.
Trabalhei na condição de Auditor e Controlador da Unespar nos campi Curitiba I e II e no Escritório da reitoria da Unespar em Curitiba-Pr.

Em outubro:
Trabalhei na condição de Auditor e Controlador da Unespar nos campi Curitiba I e II e no Escritório da reitoria da Unespar em Curitiba-Pr.
Participei na Unespar campus de Campo Mourão-Pr do EAIC – Encontro  Anual de Iniciação Científica. Na ocasião fui coordenador de sala de comunicações e tive um trabalho em que fui co-autor que foi apresentado por um orientando.

Em novembro:
Participei na Unespar campus de Apucarana-Pr de reunião e Palestra do Programa de Reestruturação dos Cursos da Unespar.
Participei na Unespar campus de Paranavaí-Pr de debate sobre autonomia universitária.
Trabalhei na condição de Auditor e Controlador da Unespar nos campi Curitiba I e II e no Escritório da reitoria da Unespar em Curitiba-Pr.

Em dezembro:
Participei de Palestra “Chã de Jardim” – parceria SEBRAE com a historiadora Luciana Balbino da Paraíba.
Participei na Unespar campus de Campo Mourão-Pr do Painel de Controvérsias 2015 – Disciplina Economia Internacional – Curso de Ciências Econômicas.
Participei no Calçadão de Campo Mourão-Pr junto com outros companheiros de Manifesto contra o Golpe e em defesa da democracia.
Trabalhei na condição de membro da Comissão Permanente de Processos Seletivos da Unespar nos dias da aplicação do concurso público para professores efetivos ano 2015.
       

GRANDE LÍDER LEONEL BRIZOLA

Leonel Brizola sempre teve a educação como meta. Fez um belo trabalho no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, mas seu maior feito foi ter ganho direito de resposta contra a globo. A leitura do texto de Brizola lido Cid Moreira arrasando a globo no próprio jornal nacional (no tempo que tinha grande audiência) não tem preço. CLIQUE AQUI para ler.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CRISE - ECONOMIA - POLÍTICA - EXPECTATIVAS

Acabei de ler uma matéria que indica que o natal de 2015 foi o pior em vendas para os shoppings desde 2005, em que começou a série histórica e por causa da "CRISE"  caiu em média 2,8%. Sinceramente, por tanta desgraça pregada pela grande imprensa e  a oposição, eu imaginava que iria beirar os 50%.   

Apesar da "CRISE" setores como serviços de estética, informática, bebidas etc, tiveram crescimento. Além é claro dos hotéis de cidades turísticas, como de costume, estarem com as vagas ocupadas próximas da capacidade máxima. 

Eu já tinha escrito outros textos sobre o mesmo assunto e me obrigo a escrever novamente.

Como sempre, saliento que não sendo hipócrita,  reconheço  que o Brasil vive um momento delicado na sua economia,  pela má condução de algumas variáveis econômicas por parte do governo federal e outros fatores que comentarei na sequência.

Durante o ano de 2015, li e assisti diversas entrevistas e três delas foi  com o economista Antonio Delfim Netto que com sua lucidez incrível (tem mais de 80 anos)  e experiência profissional na condição de professor universitário, ex-Ministro de várias áreas e ex-deputado federal em vários mandatos, economia é EXPECTATIVA e esta para o bem ou para o mal vem da confiança de empresários e consumidores no governo de plantão.

A situação econômica do Brasil atual tem quatro ingredientes, o primeiro é a crise mundial (só não admite quem não é honesto), a segunda foi a incompetência do governo federal na condução de algumas variáveis econômicas, a terceira foi a ação criminosa da junção oposição/Cunha/grande mídia que passou o ano inteirinho tentando desestabilizar a presidenta eleita com o voto popular e assim gerando um clima insuportável que causou estragos inadmissíveis nos investimentos, na economia com um todo e com certeza muitas demissões.

Aécio Neves o playboy (menino mimado) não admitiu a derrota (as mesmas urnas que elegeram Alckmin e Richa do PSDB não valeram para ele). Passou o ano tentando assumir o poder pela portas dos fundos e com certeza tentará fazer o mesmo em 2016.

O bandido Cunha, por vingança pelo fato do governo lançar candidato contra ele para a Câmara dos Deputados, ao se eleger com a ajuda do PSDB e partidecos agregados, desde o primeiro momento passou a aprovar tudo o que foi possível para arrebentar com a economia.

E a grande mídia, de cada 10 palavras pronunciadas ou publicadas, 9 se referiam à crise. Aliás, parte dela está bebendo do próprio veneno, pois foi obrigada a demitir vários funcionários por falta de venda de seus produtos.

No fim, apesar de toda a balburdia criada, a Presidenta Dilma termina o ano melhor do que entrou. Recuperou um pouco a popularidade e assistiu ao STF dar uma paulada na oposição Aécio/agregados/Cunha ao colocar ordem naquele hospício que se tornou a Câmara dos Deputados.            



domingo, 27 de dezembro de 2015

OS EUA DÃO A RECEITA MAS NÃO USAM

Excelente texto sobre a economia internacional praticada pelos EUA bem diferente do que ela mesmo prega para o restante do mundo. CLIQUE AQUI para ler.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

UMA REFLEXÃO SEM ÁGUA COM AÇÚCAR NO PERÍODO DE NATAL

O ano de 2015 foi de muita intolerância  no Brasil e fora dele. O ódio esteve presente em muitas ocasiões. 

A discriminação, o preconceito, a intolerância e a insensibilidade marcaram alguns dias de 2015.

Professores e servidores aqui no Paraná e estudantes em São Paulo passaram por momentos difíceis. 

Interesses próprios se sobrepuseram aos interesses do país em todas as esferas de governo e  nas casas legislativas dos municípios, dos Estados e especialmente na Câmara dos Deputados em Brasília. porque  boa parte das referidas casas é constituída por pessoas sem nenhum escrúpulo e com muitos interesses rasteiros e prejudiciais ao país.  Os Eduardos Cunhas estão espalhados Brasil a fora.  

A corrupção tão falada em prosa e em verso é sistêmica no país. Nós brasileiros lembramos e atacamos com razão, os governos quando praticam essa praga, mas esquecemos que ela é também praticada nas empresas vendendo produtos sem notas, comprando produtos de procedência duvidosa, majorando preços fora da realidade, prometendo uma coisa e entregando outra, mentindo sobre prazos de entrega (tempo é dinheiro), faltando com a ética com relação aos concorrentes.

A corrupção também é praticada por nós mesmos que elegemos nossos representantes nossos representantes. Muitas pessoas que vestem a camisa amarela da corrompida CBF ou se enrolam na bandeira do Brasil e cantam o hino nacional (eu respeito nossa bandeira e o hino quando utilizados com decência e sem hipocrisia)  e rezam o pai nosso (eu também rezo em ocasiões especiais) praticam corrupções cotidianas que são a sementinha de roubos da PETROBRÁS por exemplo. 

Algumas corrupções cotidianas para reflexão: 

Fazer tratativas com alguns  homens e mulheres  vestidos de branco, "com recibo é um preço sem recibo é mais barato" (corrupto e corruptor) - Não me venham com a desculpa esfarrapada de que eu sonego porque não recebo de volta os benefícios do governo. Lute para trocar os governos, mas não iguala-se a eles sendo corrupto também;
"Molhar" a mão do guarda (corrupto e corruptor); 
Furar o sinal de trânsito que além de uma infração pode causar acidentes, prejuízos e mortes e fazer o Estado gastar, pela imprudência de irresponsáveis, o que poderia ser investido em educação, ciência e tecnologia e bem-estar da população; 
Fazer ultrapassagem indevida e fazer racha com automóveis e vale e sobre as consequências vale o raciocínio anterior;
Praticar o jeitinho brasileiro em qualquer situação,  que sempre acaba prejudicando alguém que não teve o mesmo privilégio;
Comprar CDs e DVDs piratas e alimentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas, além de é claro, roubar o trabalho dos criadores dos originais;
Instalar SKYGATOS;
Desperdiçar comida no prato ou deixar estragar comida na geladeira e depois jogar na lata do lixo e depois hipocritamente,  condenar quem paga ou quem recebe um mísero valor insignificante do bolsa família. Tudo o que sobra para alguém, necessariamente falta para outro. O bolo é um só;
Cortar filas inclusive a do restaurante. Tem gente que é deselegante e mal educado que não suporta alguns segundos atrás de alguém que vai pegar a salada ou outra coisa que você não quer e numa atitude xucra contra a fila. Lembremos que tempo é dinheiro, quem termina antes cortando fila aproveita mais oportunidades roubando de outro;
Com certeza tem muitos outros exemplos de corrupção pequena (que são sementes para roubos na PETROBRAS) que poderiam ser identificados aqui, mas não vou me estressar mais, pois cada novo exemplo citado é mais um sinal da hipocrisia instalada na nossa sociedade;       

Que o natal, independente de crenças religiosas, sirva por meio dos abraços e reencontros comuns no período sirva para reflexão de nossos atos e que assim possamos contribuir para uma convivência mais suportável. É o que deseja o Blog do Maybuk aos seus internautas e especialmente aos seus seguidores.   

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

KENNEDY ALENCAR FALA SOBRE O ATAQUE DE FASCISTAS CONTRA CHICO BUARQUE

Parte da participação do jornalista Kennedy Alencar na CBN em 23/12/15 se deu ao comentar o fato lamentável da agressão fascista sofrida pelo cantor e compositor Chico Buarque. O mais importante foi a afirmação de que o fato do Chico ser famoso é irrelevante, porque nenhuma pessoa no país deve constrangida do jeito que ele foi. Excelente o comentário.  CLIQUE AQUI para ouvir

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

FAMÍLIAS BECHER E GLUCHAK HOMENAGEADAS EM RONCADOR-PR

Eu não pude estar presente, mas fiquei muito feliz em saber que no município de Roncador-Pr, terra em que residi até os 25 anos e que ainda residem meu pai e minha irmã a Assistente Social Rose Mari Maybuk (atual Secretária de Assistência Social do município)  e que tem como prefeita a dinâmica e competente Dra Marília Perotta Bento Gonçalves, dois conjuntos habitacionais financiados em parceria com as três esferas governamentais, tiveram nomes de mulheres guerreiras, que lá residiram e lá enfrentaram muitas batalhas.

Um dos conjuntos teve o nome de Delyr da Silva Becher, primeira dama atuante nos três mandatos do competente e querido prefeito Augusto Becher que estava presente no evento, pai do professor da UTFPR Luiz Becher e dos outros filhos Elizabete, Elizete, Albertina (se faltou alguém depois eu corrijo rsrs).  Eu era criança na época, mas meus pais sempre falavam da Dona Delyr que estava em muitos eventos sempre tentando ajudar a comunidade.

O outro conjunto teve o nome de Elizabete Gluchak, primeira dama atuante na gestão do mandato competente e querido prefeito Pedro Gluchak (já falecido) pai da Paulina, Matilde, João, Estefano, Teodósio, Pedro Sérgio (se faltou alguém depois eu corrijo rsrs). A dona Elizabete (eu conhecia por Isabel) já me lembro bem mais porque já era adulto, além do trabalho auxiliando o prefeito, por anos a fio foi uma das organizadoras da cozinha das festas da Igreja Ucraniana, sempre com aquele sorriso e simplicidade.

Não sei quem teve a ideia da escolha das homenageadas, mas nessa sociedade machista que ainda prevalece no Brasil, é muito bom a escolha de personagens que muitas vezes, até mesmo discretamente, são esteios de grandes homens. Eu não concordo com aquele frase "atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher", o correto é "ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher". 

Parabéns à todos. Autoridades do município de Roncador-Pr, família das homenageadas, governo federal e estadual. 
   

domingo, 20 de dezembro de 2015

FOTOS DO NOSSO MOVIMENTO CONTRA O GOLPE - CAMPO MOURÃO-PR - DEZ/2015

Fotos do nosso movimento contra o golpe - Campo Mourão-Pr - 14 de Dezembro de 2015 debaixo de chuva.



DIFERENÇA DE TRATAMENTO DA IMPRENSA COM CRIMES DE POBRES/NEGROS E OS FILHINHOS DE PAPAI

Belo texto sobre a diferença do tratamento da imprensa relacionados à crimes cometidos com pobres especialmente negros e os crimes cometidos pelos filhinhos de papai. Absurdo. CLIQUE AQUI  para ler

sábado, 19 de dezembro de 2015

JORNAL NACIONAL DA OMISSÃO, DESINFORMAÇÃO OU MANIPULAÇÃO - REDE GLOBO

Qual é um dos nomes mais comentados no Brasil atual tanto por defensores quanto pelos opositores? Resposta: Dilma Rousseff.

Qual é o assunto mais comentado e inflamado 24 horas por dia pela grande imprensa, desde o primeiro dia do segundo mandato da Presidenta Dilma? Resposta: Impeachment.

Hoje o Datafolha publicou pesquisa sobre a avaliação da Presidenta e sobre o percentual de brasileiros que ainda apoiam o impeachment (pela inexistência de crime no processo não passa de um golpe). 

Pois bem, juntando as duas informações, qual seria a atitude correta de um jornal televisivo,  ainda o mais assistido do país (está em queda de audiência mês a mês), para provar que é honesto e faz jus à concessão pública que detém, sobre a tal pesquisa? Logicamente informar seus telespectadores, especialmente porque nem todos os brasileiros acessam internet.

A pesquisa traz informações importantes para todos os brasileiros ficarem informados:

A desaprovação da Presidenta caiu 6 pontos; bom e ótimo subiu 4 pontos; a taxa daqueles que acham que ela deveria renunciar caiu 6 pontos; o percentual dos que defendem o impeachment caiu 5 pontos; sobre o desejo de cassação do articulador do golpe Eduardo Cunha  a pesquisa aponta 82% (22% a mais que a Dilma); 87% dos entrevistados afirmam que o Brasil tem jeito; 58% dos brasileiros acham que Temer seria pior que a Dilma.

Quanto vi esses dados positivos resolvi fazer uma pesquisa. Assisti dois jornais televisivos seguidos. Primeiro o jornal da Band que é um pouco mais decente e este apresentou parte dos dados. Depois, tomei um estomazil e encarei o Jornal Nacional e eis que não fizeram qualquer menção ao assunto.

Até entendo um pouco o sofrimento da globo nesta semana. Na condição de golpista permanente, não foi fácil ver o STF acabar com a festa do Eduardo Cunha nas manipulações do Congresso e aí ter que anunciar melhora sobre a Presidenta, seria muito, embora injustificável. 
       

UNESPAR LAMENTA FALECIMENTO DO ALUNO LEONARDO DOS SANTOS

A Unespar lamenta falecimento do aluno de Ciências Econômicas Leonardo dos Santos. CLIQUE AQUI para ler.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

BELO LIVRO - OS MEUS ROMANOS

Acabei de ler um belo livro indicado pela professora Luciani Wolf​ do colegiado de pedagogia da Unespar Campo Mourão​.

A obra se chama "Os meus Romanos" - Alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil. A autora é Ina Von Binzer - com prefácio de Paulo Duarte e apresentação de Antonio Callado - Editora Paz e Terra.

O livro é uma delícia de ser lido. Se passa em 1880 no Brasil e retrata o cotidiano da vida profissional e pessoal de uma jovem professora alemã, que dá aulas aos filhos de grandes proprietários brasileiros e é possível entender com era o Brasil naquela época. O final da escravatura, os costumes, a geografia, a comida etc.

São quase 50 cartas que ela escreve para uma parente na Alemanha. O detalhe é que além do aprendizado, especialmente para um professor da disciplina formação econômica do Brasil que sou, proporciona um testemunho do quanto a jovem alemã percebia beleza na geografia do Brasil, mas também as grandes dificuldades da época que tinham que ser enfrentadas.

Também inevitavelmente proporciona muito riso com a forma detalhada com que ela vai contando os fatos, retratando os "infernais" barulhos dos periquitos, os costumes do carnaval da época, a falta de "bons modos" dos brasileiros, a descrição dos biscoitos por ela apelidados de número um e número dois e a extraordinária passagem dela com uma melancia, que só lendo para se ter uma ideia do que uma grande escritora é capaz de fazer com um fato que poderia ser corriqueiro.

MUDANÇAS NO ENADE PARA 2016

Mudanças no ENADE para 2016. CLIQUE AQUI para ler.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

NOITE ESPECIAL PARA ASSISTIR O JORNAL DA GLOBO

Normalmente não assisto o jornal da globo para não ter náuseas com as parcialidades e manipulações daquele jornal capitaneado pelo jornalista William Waack, especialmente com as análises econômicas daquele tal de Carlos Alberto Sardenberg.

Mas hoje vai ser legal ver a cara de velório deles diante da paulada que o STF deu no golpe, baseado numa coisinha chamada Constituição Brasileira . 

O STF por maioria (em alguns itens de goleada) detonou a lambança feita pelo bandido Eduardo Cunha e absurdamente avalizada quase na íntegra pelo representante Edson Fachin, que justiça seja feita, ao menos colocou no seu voto e isso foi aprovado, de que no processo de impeachment, a comissão terá que tipificar o crime cometido pela Presidenta Dilma e aí, fica difícil para os golpistas, porque a manobra contábil que ela e todos os outros Presidentes anteriores fizeram, não é caracterizado como crime. O próprio TCU deverá apurar a responsabilidade do tal "crime'" e os próprios técnicos já avisam que se alguém vai ser culpado será o Ministro da Fazenda e não a Presidenta.

Aliás, qualquer aluno de direito se for bem aplicado e honesto, sabe que juridicamente não há absolutamente nada contra Dilma, o resto é conversa fiada de golpista.

Para finalizar, quero salientar que nada como deixar o tempo passar. No dia em que o bandido Eduardo Cunha fez toda aquela maracutaia, com voto secreto, sem permitir que os líderes de partido se manifestassem antes da votação etc, quando saiu o resultado, tinha vários golpistas festejando o resultado, alguns até enrolados na bandeira do Brasil, uma hipocrisia sem tamanho, acompanhei três discursos:

Um do líder oposição o golpista Carlos Sampaio do PSDB com a maior cara de pau defendendo a legitimidade do voto secreto.

Outro do líder do governo José Nobre Guimarães do PT, visivelmente atônito diante de traições a rodo e daquela sujeira toda capitaneada pelo Cunha.

Mas o terceiro discurso foi fantástico, quando subiu à Tribuna com a maior serenidade e altivez a deputada Jandira Feghali do PCdoB que disse sorrindo --- vou falar mesmo que muitos não queiram ouvir, que apesar de todas as irregularidades e manobras ocorridas nessa noite, temos duas certezas, a primeira é que nem assim a oposição tem votos para derrubar a Dilma, pois foram 199 enquanto ela precisaria de apenas 172 para enterrar o processo de impeachment e a segunda e mais importante é que o STF vai anular tudo isso aqui.

Dias depois o PCdoB entrou com o processo no STF e a previsão dela se concretizou, para o bem do Brasil.  

STF POR VOTO DERRUBA A LAMBANÇA CRIADA PELO EDUARDO CUNHA

O STF por maioria corrigiu a lambança do bandido Eduardo Cunha e seus fieis seguidores golpistas. A vergonha ficou por conta do representante do Paraná Fachin que trocou a Constituição do Brasil por uma outra e apoiou todos os passos daquela triste bagunça gerada pela Câmara Federal. CLIQUE AQUI para ler.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

REPRESENTANTES DE CAMPO MOURÃO E REGIÃO CONTRA O GOLPE E EM FAVOR DA DEMOCRACIA

Representantes de Campo Mourão e região amanhã estarão firmes contra o golpe e em defesa da democracia. 

Representantes de Campo Mourão e região estarão unidos à OAB, CNBB, CONIC, aos maiores sindicatos e movimentos sociais do país, aos melhores juristas, mais de 500 professores universitários (boa parte da USP), artistas, intelectuais, reitores, 16 governadores de Estado, 16 prefeitos de capitais, Lula, Roberto Requião, Ciro Gomes, Flávio Dino, etc. 

Eu estarei lá com muito orgulho.

DE 20 DEPUTADOS 9 VOTAM A FAVOR DE CUNHA

Incrível o conselho de ética da câmara dos deputados. 

De 20 votos que deveriam ser unânimes. Nove sujeitos foram contra a continuidade do processo contra o Cunha. Um deles aquele ser desprezível chamado Paulinho da Força que vive dizendo que o Brasil tem o governo mais corrupto da história e outro é o paranaense da Ricardo Barros,  marido da vice-governadora e que quer diminuir o repasse de alguns míseros reais por pessoa do Bolsa Família.

Estamos bem mal com essa atual câmara dos deputados.CLIQUE AQUI para ler

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

QUANDO O GOLPE RONDA O BRASIL SEMPRE É BOM ASSISTIR CIRO GOMES

Quando o golpe ronda o Brasil sempre é bom assistir Ciro Gomes. CLIQUE AQUI para assistir.

MAIS UMA ETAPA DA VIDA DA UNESPAR POR ANTONIO CARLOS ALEIXO

Mais uma etapa da vida da Unespar escrito pelo reitor professor Antonio Carlos Aleixo CLIQUE AQUI para ler.

NOVA LUTA, NOVA IMAGEM NO BLOG

Durante o primeiro semestre de 2015, desde de janeiro eu participei na medida do possível, da luta contra o golpe do governo paranaense contra os direitos dos servidores públicos do Paraná, especialmente sobre os professores. Alguns colegas sofreram literalmente na carne e na alma naquele episódio fatídico a mando do Governador e comandado pelo então Secretário de "Insegurança" Púlbica aquele sujeito chamado Francischini.

Ganhamos parte da batalha, perdemos outra mas fomos respeitados no Brasil e mundo afora. E continuamos sempre em alerta.

Agora estamos lutando contra outro golpe covarde, capitaneado por quem não tem votos e quer entrar no comando do país pela porta dos fundos.

Nova luta e nova imagem no Blog. Acima aparece uma foto em que estou junto com outros servidores, em Curitiba em frente ao Palácio do Iguaçú e foi poucos dias antes do massacre que felizmente eu não participei, mas muitos conhecidos meus estavam lá. E o slogan do Blog agora vai ficar "Na luta do bom combate" porque sempre terá uma boa causa para lutar.     

domingo, 13 de dezembro de 2015

sábado, 12 de dezembro de 2015

UM BAQUE PARA OS GOLPISTAS

Um baque para os golpistas que querem assumir o poder sem ganhar a eleição. Até as organizações globo, perceberam que não dá para apoiar o Cunha (entenda-se PSDB e demais partidos golpistas) e pedem sua saída sumária. Não podemos nos enganar com a bondade da vênus platinada, mas eles entenderam que continuar defendendo as maracutaias e trapaças do homem que pensa que é imperador pode sujar ainda mais a imagem que o grupo já possui como golpista. CLIQUE AQUI para ler.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

PARABÉNS JULIANO DOMINGUES

Acabei de saber de uma notícia muito boa. Juliano Domingues, meu afilhado de casamento, ex professor do curso de administração da Unespar Campo Mourão e também colega de vários projetos meus no referido campus, foi aprovado no programa de Doutorado em Administração da UEM.

EDUARDO CUNHA PRESIDENTE DA REPÚBLICA? NÃO É PIADA É ALGO FACTÍVEL

Considerando que o Janot deve estar pensando que o Cunha é filiado ao PSDB e portanto OBVIAMENTE não pode ser preso ou por algum motivo especial que não conhecemos , não pede a prisão dele ao STF (por muito menos  pediu a prisão do Senador Delcício atual PT ex PSDB);
 
Considerando que uma grande parte da câmara dos deputados deve ter o rabo preso com o Cunha e outra parte é ética de ocasião, ou seja, o Cunha é bandido, mas a gente desconsidera  porque ajuda a derrubar a Dilma;

Considerando que uma a vez aprovado a abertura de impeachment na câmara dos deputados, a grande imprensa se encarregaria de convencer a população que o fato já estaria consumado e faria pressão 24 horas por dia contra o Senado Federal;
   
Considerando que o CRIME cometido pela Dilma é a tal pedalada (feita por todos os outros antecessores, inclusive o imaculado FHC) também foi cometido pelo vice chorão Michel Temer e que pela mesma lógica teria que logo após assumir também perder o mandato;

Enfim, para a felicidade geral da nação o Eduardo Cunha, o próximo na linha de sucessão seria o Presidente da República. Sendo Presidente da Câmara dos Deputados ele faz o que quer, transformou Casa de Leis numa zona de meretrício, imagina sendo o manda chuva do país. Um espetáculo.


Ou acabamos com essa brincadeira suicida de golpe ou estamos perdidos. Boa parte dos desavisados no Brasil não aprendeu desde criança que brincar com fogo é um perigo.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

480 PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS CONTRA O GOLPE

Belas manifestações contra o golpe surgem todos os dias. Agora publicado no UOL notícia de 480 professores universitários assinam manifesto contra o impeachment. É difícil apoiar algo arquitetado por um Eduardo Cunha.CLIQUE AQUI para ler.

PAINEL DE CONTROVERSIAS 2015 - ECONOMIA - UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO-PR

Ontem 09 de dezembro de 2015, participei do Painel de Controvérsias 2015. Evento anual  que faz parte da disciplina economia internacional com a professora doutora Luciana Aparecida Bastos do curso de ciências econômicas - Unespar campus de Campo Mourão-Pr.

Todo ano, há um caso real denunciado na OMC - Organização Mundial do Comércio e os alunos com a orientação da professora estudam bastante o caso. São formadas três equipes, sendo o país denunciante, o denunciado e a própria OMC para fazer o julgamento.

A dinâmica é excelente. Perguntas, respostas com réplicas e tréplicas. Debate calorosos. Muito bom . Teoria e prática.

O tema de 2015 foi uma denúncia que a União Europeia fez em 2013 contra o Brasil que ainda não foi julgado e que refere-se a práticas tributárias discriminatórias no Brasil em relação ao Programa INOVAR AUTO.     














 Os professores do colegiado que marcaram presença além da professora já citada foram, André Ricardo, Ronaldo Buzzo, Jesus Crepaldi, Paulo Borges, Sérgio Maybuk, Tatiana Rosa,  Tito Alfaro,

O evento de ontem foi um dos mais equilibrados que assisti nos últimos anos. A professora doutora Luciana Aparecida Bastos e os alunos envolvidos estão de parabéns.

    

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ALGUNS PRESERVAM SUA BIOGRAFIA

Impressionante o quanto a ideia de um impeachment, comandado por um bandido manipulador (caracterizando mais e mais um golpe) está fazendo com que manifestações públicas contrárias vão surgindo.
Acabo de ler o jornalista Gilberto Dimenstein  afirmar que não tem o menor respeito pela Dilma e até a considera incompetente, mas que não vai colocar na sua biografia apoio a um movimento que pode empossar o Temer por meio de um achincalhe democrático.
Interessante, que é raro algum intelectual, artista, defender com todas as letras esse processo.
Outro dia eu escrevi um texto e em determinado momento citei o deputado federal da nossa região Rubens Bueno. Escrevi lá e continuo afirmando, por ter sido eleitor dele em mais de uma vez, que não entra na minha cabeça ele participar de um golpe desses, não combina com a biografia e a trajetória democrática dele. Eu que vi vários pronunciamentos memoráveis na defesa da democracia por parte dele.
Li também que segundo o blog do Esmael ele deverá ser o Ministro da Previdência de um governo Temer e todo aquele povo do Cunha e a banda podre do PMDB. Será? Não quero acreditar.  

A OAB AINDA EXISTE? O JANOT AINDA ESTÁ NA FUINÇÃO?

Na coluna da jornalista Natuza Nery de um deputado traíra do PMDB que votou contra o governo "Isso é acerto de conta. Cada voto aqui para reverter, vai ser um pedaço do Brasil que Dilma Rousseff terá de entregar".

A atual câmara dos deputados é uma das piores de todos os tempos. Comandada por um bandido que muda as regras em todas as votações que perde e o STF na maioria das vezes assiste calado.

Pior que o deputado bandido comanda e troca figurinhas com deputados que se dizem "honestos". Muitas atitudes de certos deputados serão difíceis de explicar nas próximas eleições. 

Ainda bem que o STF vai julgar a zona que aconteceu ontem na Câmara dos Deputados. Tudo irregular do início ao fim. Agora se o bandido Cunha e seus seguidores vencerem, aí poderemos rasgar e queimar a constituição  brasileira.

E para finalizar uma perguntinha que não quer calar: Qual o motivo do "imparcial" Janot em não pedir a prisão do Cunha até agora? Que interesse ele tem? E a OAB ainda existe ou acha que é normal um bandido (terceiro na linha de sucessão) praticar ilegalidades cotidianas na câmara dos deputados?

O Brasil já teve instituições mais decentes e corajosas.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

sábado, 5 de dezembro de 2015

ÚLTIMA ENTREVISTA COM A GRANDE ARTISTA MARÍLIA PÊRA

Eu conhecia praticamente só o lado da televisão da talentosa Marília Pêra. Mas pela última entrevista dá para conhecer seu talento extraordinário no teatro, especialmente com musicais e também papéis no cinema. CLIQUE AQUI para ouvir.

IBSEN PINHEIRO NÃO VÊ ELEMENTOS PARA IMPEACHMENT DE DILMA

Aos poucos as coisas vão ficando claras.

Sobre os golpistas tradicionais nenhuma novidade. Organizações globo, Veja etc, estão fazendo o que sempre fizeram. E estão cada vez mais sem credibilidade após o surgimento da internet que ajuda a desmontar as manipulações.
Há alguns personagens que lutaram pela redemocratização com muita garra e agora, infelizmente, para minha decepção estão apoiando o golpe.

Um deles é o jurista Hélio Bicudo que manchou sua trajetória ao assinar, movido à mágoa (confirmada em declarações públicas pelos seus próprios filhos), o tal processo de impeachment aceito pelo bandido e chantagista Eduardo Cunha, cujo conteúdo está sendo questionado por importantes juristas do país que não encontram crime passível de nenhuma condenação, exceto, talvez uma multa para o Secretário do Tesouro Nacional, como afirmou ontem o presidenciável e advogado (que critica Dilma) Ciro Gomes que esteve na Fecilcam certa vez acompanhado do Rubens Bueno (que citarei a seguir).
 
Outro é o caso do nosso conterrâneo Rubens Bueno. Eu conheço a trajetória dele desde os tempos dos belos comícios lá em Roncador-Pr, na época do velho PMDB de guerra. Eu sempre tive respeito por ele, cheguei a votar nele em algumas ocasiões para deputado, mas sinceramente vê-lo ao lado de um ser tão desprezível como é o Paulinho da Força, articulando o golpe, não entra na minha cabeça. A trajetória política do nosso representante de Campo Mourão não combina com golpe, uma pena.

Mas felizmente, políticos antigos de vários partidos, estão se manifestando com serenidade. O ex-ministro de FHC e também professor universitário Luiz Carlos Bresser-Pereira   diz que o impeachment já nasce morto por ser acionado pelo personagem sem escrúpulos Eduardo Cunha.

E para aqueles que sem uma análise aprofundada querem igualar o momento atual com o do caso Colllor, precisam ler a manifestação do Presidente da Câmara daquela época, Ibsen Pinheiro que é o do PMDB que não vê elementos para o impeachment. CLIQUE AQUI para ler

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

SOBRE O IMPEACHMENT, DIFERENÇAS GRANDES ENTRE O CASO COLLOR E O DILMA

Tenho acompanhado os noticiários e lido vários artigos na internet depois que o bandido e chantageador Eduardo Cunha, acionou a tentativa de golpe aceitando o pedido de abertura de impeachment (ainda a ser julgado pelo STF) . 

Em alguns momentos chego a dar risada em ver a grande imprensa fazer caras e bocas e tentar afirmar que Dilma terá o mesmo destino que Collor. 

No caso Collor as ruas levaram ao processo do impeachment pelo Congresso. No caso Dilma, um candidato derrotado que não aceitou a derrota, auxiliado por um bandido presidente da Câmara e um "estrondoso" grupo social chamado "vem para rua" no apoio, faltou combinar até o momento com o povo.

Contra o golpe, se manifestaram dezenas de personalidades e especialmente a CNBB - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e ainda parecer contrário de uma comissão da OAB atestando que juridicamente o processo não se sustenta.

Acabo de ler um artigo de uma jornalista conceituada que aponta as largas diferenças nos dois processos. CLIQUE AQUI para ler

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PALESTRA SOBRE CHÃ DE JARDIM COM A HISTORIADORA LUCIANA BALBINO

No dia 30 de novembro de 2015, na Casa da Cultura de Campo Mourão-Pr, assisti a uma bela palestra sobre turismo rural, empreendedorismo e economia solidária.
O evento foi organizado pelo professor do curso de ciências econômicas da Unespar campus de Campo Mourão, João Carlos Leonello em parceria com a própria universidade e o SEBRAE e teve a presença na mesa de autoridades, além do professor já citado, também o diretor do campus professor Eder Rogério Stela, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas professor Adalberto Dias de Souza e a pessoa mais importante da noite a historiadora Luciana Balbino.
A palestra foi emocionante porque a palestrante contou uma história carregada de emoção, luta, perseverança e sucesso de um grupo de jovens de uma comunidade pobre chamada Chã de Jardim, pertencente ao município de Areias na Paraíba.
A palestrante Luciana Balbino, pessoa maravilhosa, humilde, simpática com um espírito solidário incrível foi aplaudida de pé ao final da palestra.
Ela contou uma história de um grupo de jovens de uma igreja católica, que resolveu começar a mudar alguma coisa na comunidade e com  a ajuda desta, começaram exatamente pela reforma da capela, depois fizeram um salão de baile e festas, depois em mutirão construíram uma casa de alvenaria para uma senhora bem pobre e na sequencia, partiram para busca de alternativas de renda.
Começaram a proporcionar turismo no Parque  Estadual Mata do pau ferro, último remanescente da mata atlântica do nordeste brasileiro. Lá foram buscando alternativas, fizeram curso de trilhas na mata, depois começaram a fazer técnicas de relaxamento na mata, depois passaram a vender produtos da comunidade no piquenique dentro da mata.
Depois num capítulo à parte, a historiada e professora de jovens e adultos Luciana Balbino, que passou por muita dificuldade para se formar em outra cidade, na sua comunidade resolveu tentar mudar a sorte de suas alunas, todas mulheres casadas, com o aprendizado do artesanato feito com folhas de bananeiras.
Tudo foi feito com planejamento e espírito solidário, onde todos da comunidade passaram a ganhar de alguma forma, embora com muita luta e muita torcida contrária.
Com o tempo surgiram atividades de poupa de frutas e aumento de árvores frutíferas nas comunidades rurais, guias de turismo, feirinha de orgânicos, oficina de artesanato, restaurante regional, venda de produtos  artesanais no próprio local e fornecimento de pastas feitas de folha de bananeiras para eventos e congressos, substituindo a pastas de papel e também o trabalho de divulgação por meio de palestra que a contagiante Luciana Balbino faz, inclusive para mais de 1000 pessoas e universidades como a USP por exemplo.  
Foi um grande aprendizado para os professores e os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unespar campus de Campo Mourão-Pr.