terça-feira, 23 de dezembro de 2008

PAUSA PARA AS FÉRIAS

Meu Blog ficará sem atualização de matérias até 15 de janeiro de 2009, período no qual estarei viajando. Recomendo a leitura das matérias anteriores, boa parte delas referem-se a trabalhos importantes de outras pessoas e que merecem ser destacados.
Os comentários sobre qualquer matéria podem ser feitos normalmente e que sempre que eu abrir meu email, posso publicá-los.
Estou muito feliz com a receptividade dos internautas. É muito interessante a interação com todos e espero no ano de 2009 ampliar ainda mais.
Desejo a todos um feliz natal e um ano de 2009 maravilhoso e cheio de realizações.
Um abraço do Maybuk.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PRESENTE DE NATAL PARA MEU FILHO

MINHA MÃE INÊS, MEU FILHO GIORDANO BRUNO E MINHA IRMÃ ROSE MARI (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
MEU FILHO GIORDANO BRUNO FALANDO SOBRE A VIAGEM (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
MEU FILHO GIORDANO BRUNO E MINHA MÃE INÊS (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
MEU FILHO GIORDANO BRUNO E MINHA IRMÃ ROSE MARI (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
MEU FILHO GIORDANO BRUNO E EU (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
MEU FILHO GIORDANO BRUNO ACENANDO PARA A FAMÍLIA E ACOMPANHADO DA FUNCIONÁRIA DA GOL (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
O AVIÃO QUE TROUXE MEU FILHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
JAQUELINE (CUNHADA DA MINHA IRMÃ) , MINHA IRMÃ ROSE MARI, MINHA MÃE INÊS AGUARDANDO A CHEGADA DO AVIÃO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
MINHA IRMÃ ROSE MARI, MINHA MÃE INÊS E EU AGUARDANDO CHEGADA DO AVIÃO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
Outro dia assisti a uma reportagem que dizia que nosso cérebro apresenta a mesma sensação quando damos ou recebemos presente. Hoje (22/12/08) pude comprovar isso.
Presenteei meu filho Giordano Bruno que mora em Brasília com uma viagem de ida e volta de avião. Vê-lo naquela alegria e ouvi-lo falar sobre a viagem, não tem dinheiro que pague.
E vale destacar que ele veio desacompanhado

domingo, 21 de dezembro de 2008

NOVAMENTE AFIRMO: QUEM TE VIU QUEM TE VÊ FMI

O FMI - Fundo Monetário Internacional que projetou e incentivou a implantação do desastroso "Consenso de Washington" que pregava Estado Mínimo, privatizações e política fiscal contracionista pedindo o corte de todo o tipo de gastos de governo, e que muitos países embarcaram nessa e se encrencaram, como foi o caso do Brasil na era FHC, agora, muda o discurso e recomenda que os países aumentem seus gastos para salvar a economia mundial.
Por isso que eu defendo que cada país faça a sua política da forma que melhor lhe convier, e no caso específico o governo brasileiro atual está no caminho certo. Clique aqui para ler matéria.

UMA NOITE AGRADÁVEL

No final de semana passei algumas horas muito agradáveis com um grupo de pessoas, a maioria com quem nos reunimos frequentemente. Dessa vez, eu tinha algumas atividades para fazer, mas acabei indo porque o casal anfitrião insistiu muito para que eu fosse.

Estivemos em Peabiru, na residência do casal Daniel e Dayse Barros, ele engenheiro e ela professora. Um casal extraordinário, do tipo que você conversa algumas horas e parece que já conhece há muito tempo. A residência é muito confortável embora sem nenhum luxo, apenas uma boa casa de um casal trabalhador. Inclusive a área de lazer está sendo construída aos poucos e espero que a cada nova etapa concluída, se faça uma comemoração e novamente eu seja insistentemente convidado.

Fomos juntos em quatro pessoas: o Anderson, a Val, o Mário e Eu. Lá estavam alguns conhecidos meus, o Joseval, o Chico do Jornal “O Liberal” e a Maria, o Deusdete, a Walquíria e o bebezinho, o Tarcisio e a Edina Donatti que além de serem bons companheiros, fazem uma dupla e cantam maravilhosamente bem.

Na ocasião, nos alimentamos, pois estamos em fase de crescimento (dos lados), bebemos (só porque estava muito calor), cantamos, brincamos e até falamos de política. O Joseval como sempre tomou conta do ambiente, O Chico mesmo num momento de descontração não esqueceu dos pobres, afirmando “Nós aqui e muitos pobres passando dificuldades”, o Anderson “pregando a igualdade afirmando que ninguém deveria ter privilégios em relação aos outros, nem mesmo no uso de copos ”, a Dayse sempre rindo, A Val cuidando do Anderson (ele é muito pequeno), o Mário (na conquista), a dupla de cantores abrilhantando com músicas gostosas de ouvir, etc e etc. E eu observando para fazer matéria no Blog.

Esses momentos não só são agradáveis, como também necessários para que possamos tocar a vida e enfrentar os obstáculos, que não são pequenos, mas importantes para nosso crescimento.

sábado, 20 de dezembro de 2008

INFORMATIVO SEM FRONTEIRAS

Numa parceria entre o Governo do Paraná, SETI – Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, FECILCAM e Projeto Universidade sem Fronteiras, foi produzido uma jornal intitulado “INFORMATIVO Sem Fronteiras .

A publicação contempla ações do projeto “Contribuições da pesquisa social, da Etnomatemática e da Modelagem como intervenção em projetos escolares”.

O projeto é desenvolvido pelos professores Amauri J. Ceolim, Dalva H. de Medeiros, Gislaine A. Periçaro, Solange R. dos Santos e Veridiana Rezende. E tem ainda as acadêmicas Bárbara C. Braz, Mônica de J.B. de Melo, Maria S. Teixeira, Patrícia P. Lima, Simone Roeder, a recém formada pedagoga Franciele J. de Almeida e as colaboradoras acadêmicas Edenir Kellin e Wanessa Castilho.

Há uma matéria sobre a Escola de pais desenvolvido nos colégios, em que constam Palestras, Cursos de Crochê, Bordado, Pintura, Panificação, Sabonete Artesanal, Material de Limpeza e Gincana com pais e alunos.

Há uma matéria sobre a Etnomatemática: relato de uma experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Nessa área foram desenvolvidos temas “Conscientização do consumo da água” que possibilitou trabalhar com unidades de medidas, operações fundamentais, porcentagem, frações. Outro grupo trabalhou “Conscientização do consumo de energia elétrica” utilizando-se dos mesmos conteúdos matemáticos. Houve também palestra sobre sexualidade e drogas em parceria com a Ação Social e também uma atividade cultura desenvolvida pelo Assessor de Cultura da FECILCAM Cícero Pereira de Souza

Há outra matéria sobre “Modelagem matemática na construção de uma horta” onde os alunos usaram a matemática para fazer a horta, em que teve atividades para confecção da planta baixa, medição do terreno e aproveitamento adequado do terreno, e a construção de canteiros em formas geométricas diferenciadas. Também houve visita ao viveiro e horta municipal.

Na publicação ainda há um agradecimento especial à Rosa Inês da Conceição, Marilene Loureano Rodrigues, Rose Mari Maybuk e aos professores Pedro Paulo de Melo e Valéria Sanches, à Prefeitura de Iretama, ao Sr. Aparecido José da Silva, e a todos os professores, alunos, funcionários, direção e equipe pedagógica dos Colégios Aníbal Khury, José Sarmento Filho e Napoleão Batista Sobrinho.

Aí está mais uma mostra do trabalho desenvolvido pela FECILCAM pelo Projeto Universidade Sem Fronteiras e percebe a chamada revolução silenciosa que a nossa Secretrária Lygia Pupatto sempre afirma que está acontecendo no Paraná.

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CERRADO DA FECILCAM

Hoje (20/12/08) a convite da professora Lucimara Liberali depois de treze anos de FECILCAM, fui conhecer mais um importante trabalho da nossa Instituição, que é a Estação Ecológica do Cerrado, Coordenado pela referida professora e que há parceria com a prefeitura municipal de Campo Mourão-Pr.

É uma área de preservação ecológica aberta à visitação pública , considerada por estudiosos e pesquisadores como verdadeira relíquia de um clima passado. São 1,3 ha de vegetação remanescente do Quaternário Antigo, sendo o Cerrado mais Meridional do Planeta.

Há um herbário para estudos de diversas áreas científicas instalado no local recebendo cientistas de várias partes do Brasil e do Mundo que desejam conhecer esta parte da história natural do país preservada em Campo Mourão-Pr.

A professora me mostrou a forma de catalogação das plantas e dos insetos que segue norma internacional. No momento está sendo feito pesquisa com ervas medicinais.

A professora Lucimara revelou que infelizmente nem todos os professores de geografia da região conhecem a Estação. Dentre os professores da todas as áreas da FECILCAM poucos conhecem o local e o trabalho desenvolvido, embora seja comum receber pesquisadores do mundo todo interessado.

Eu fiquei muito feliz de conhecer mais um trabalho da minha Instituição FECILCAM.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ENTREVISTA COM A GRANDE ECONOMISTA CONCEIÇÃO TAVARES

Recomendo mais uma vez aos leitores do meu Blog, leiam com atenção as palavras da experiente, polêmica, competente e visionária economista Maria da Conceição Tavares. Principalmente no que ela diz sobre o Banco Central brasileiro. Clique aqui para ler entrevista.

DISCURSO BELÍSSIMO

Ontem (18/12) fui ao Teatro municipal assistir a entrega dos diplomas dos senhores e senhoras eleitos e eleitas, para os cargos de prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, bem como os respectivos suplentes, dos municípios de Campo Mourão, Farol, Janiópolis e Luiziana.
O Teatro estava lotado e os eleitos não tiveram a oportunidade de se pronunciarem, somente membros do Judiciário e do Ministério Público.
O Presidente da OAB de Campo Mourão, Dr Julio Queiroga fez um discurso pedindo união da classe política e apoio para a instalação urgente da segunda vara da justiça federal em Campo Mourão, pois a primeira está sobrecarregada e pode perder municípios deixando um prejuizo mensal de R$ 1 milhão.
O Juiz Dr Rui Antonio Cruz, pediu união aos políticos presentes, lembrou da representatividade que Campo Mourão já teve, com deputados federais, estaduais, secretários de Estado e até suplente de Senador. Deixou claro, também, que embora fosse uma noite de comemoração, que os processos eleitorais e até os criminais fundados e infundados de parte a parte envolvendo a campanha eleitoral, estão correndo na justiça e os culpados serão punidos.
Mas para mim e pelo que ouvi nos corredores do Teatro, o discurso que chamou a atenção foi do jovem Promotor Dr Marcos Porto Soares, que falou de forma contundente sobre a responsabilidade dos eleitos em não decepcionar a população e foi muito duro falando claramente sobre a ditadura militar, as torturas, os exílios e trazendo para o presente, sobre as "maracutaias", os desvios, as perseguições políticas, as políticas inadequadas que permitem o domínio do tráfico de drogas.
Ele pediu encarecidamente aos eleitos e as eleitas que não se deixassem levar pela tentação, mas que se assim o fizessem, poderiam ter certeza de que o Ministério Público não deixaria de atuar para punir os atos ilícitos.
Eu confesso que me arrepiei várias vezes com as palavras do promotor e amigos meus que estavam próximos de mim, também estavam visivelmente impressionados com as palavras dele.
Foi o discurso que silenciou o Teatro, pois era impossível não prestar atenção nas suas palavras.
Eu penso que se fosse possível reproduzir aquele discurso em um CD, este deveria ser ouvido obrigatoriamente e diariamente por todos os detentores de cargos executivos e legislativos e mais, que a geração mais nova, que serão os futuros representantes da sociedade, deveriam já na escola, ouvir o CD e tentar mudar essa realidade quase unânime de mal zelo pelo bem público, e principalmente a falta de compromisso com a população sempre esperançosa de alcançar um futuro melhor.
Parabéns ao diplomados e principalmente ao promotor Dr. Marcos Porto Soares. E viva a democracia.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

REPORTAGEM DA TRIBUNA DO INTERIOR DE 18/12/08

O Jornal Tribuna do Interior de Campo Mourão-Pr de dezoito de dezembro, por meio do jornalista Marcus Ayres, fez reportagem sobre as vendas de natal neste ano. Dentre algumas pessoas citadas na matéria, consta uma afirmação minha sobre o assunto. Clique aqui para ver reportagem.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FINALIZAÇÃO DE VISITAS ÀS EMPRESAS

Hoje (17/12/08) encerrei minhas visitas a algumas empresas do APL - Arranjo Produtivo Local de Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares de Campo Mourão e estou aguardando alguns questionários via email, conforme combinado com alguns empresários.

No início da manhã visitei a Empresa Cristófoli Biossegurança de propriedade do empresário Ater Cristófoli. A referida empresa foi fundada em 1990 e já produziu quase 90 mil equipamentos de autoclaves de mesa, para todo o Brasil e mais de 30 países.

Conversei com o empresário Ater cerca de uma hora, para que pudesse ser preenchido o questionário e confesso que foi, como sempre, muito prazeroso o contato com ele, pois possui uma maneira singular de falar sobre a condução de uma empresa.

O empresário Ater diferentemente da maioria dos empresários, não tem a menor preocupação em dar informações. Fala de valores financeiros, estratégias e da sua forma de condução com seus colaboradores, com muita tranqüilidade.

Um dia assisti, uma palestra dele, na Câmara de Vereadores e na ocasião ele disse que seus primeiros autoclaves vendidos (que eram apenas panelas de pressão adaptadas) foram todos devolvidos para que se fizesse consertos e atualmente tem uma empresa com mais de 100 funcionários, todos relativamente bem remunerados (em relação à média de Campo Mourão) e um faturamento muito bom e que segundo sua informação, hoje de manhã, só nos dois últimos anos aumentou em mais de 30% de um ano para outro.

É muito interessante ouvi-lo no que se refere à importância do investimento em P&D – Pesquisa e Desenvolvimento e também na educação em geral. Inclusive concede bolsas de estudos aos seus funcionários para pagamento de parte dos custos de qualquer curso, que venha a tornar o colaborador mais capacitado não só para a empresa, mas também pela evolução profissional de cada um.

Mas o que mais me chamou atenção hoje, foi o seu depoimento da forma de sua relação com os colaboradores. Ele procura incentivar a todos, embora não admita “corpo mole”, e inclusive chega ao ponto de alertar a determinados colaboradores muito talentosos, que eles devem buscar novos caminhos como consultores ou como novos empreendedores. Isso é fato, eu pude entrevistar vários empresários de talento nos últimos dias que saíram da empresa Cristófoli.

O empresário também, paga décimo quarto salário para todos quando se aumenta o faturamento no final de ano ou se cumpre determinada meta específica, inclusive, fazendo uso de uma maneira muito simbólica, tocando um sino (que fica exposto para todos verem) sempre que isso acontece todos na empresa, ao ouvir o tocar do sino, já sabem da etapa cumprida e recompensa a ser recebida.

O empresário Ater é quando se refere aos seus empreendimentos, o faz com o brilho nos olhos e dificilmente fica choramingando, mas sempre buscando soluções.

A segunda empresa que visitei foi a Plasticam do proprietário Claudemir Donizete da Silva que por coincidência, saiu da Cristófoli Biossegurança.

Atualmente hoje atua em parte como fornecedor da referida empresa em que trabalhou e em parte atende a região da COMCAM produzindo bens intermediários de plástico para comporem outros bens.

A empresa do empresário Claudemir tem apenas três anos, emprega 8 pessoas e funciona 24 horas por dia, para poder atender a demanda. Perguntei a ele sobre o aumento do faturamento, informou-me que no segundo ano teve um aumento extraordinário e no terceiro ano aumentou também e acredita que para o próximo ano terá aumento também.

Chamou-me atenção as referências positivas que fez do empresário Ater. E também achei muito interessante sua fala com relação aos seus colaboradores, principalmente no que se refere ao treinamento a eles que está sendo feito em Maringá e ao reconhecimento financeiro que concede dependendo da evolução do faturamento.

Finalmente quero reforçar mais uma vez meu pedido de que é preciso olhar com mais profundidade, a todas as empresas do APL de Campo Mourão.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MAIS UM DIA DE PESQUISA E APRENDIZAGEM

Hoje (16/12/08) na continuidade de minha pesquisa de mestrado visitei quatro empresas e pude constatar a tamanha dificuldade que é conduzir um empreendimento, mas também entendi que pode ser uma fonte de realização e deve ser muito gratificante.

A primeira empresa foi a Deshydrater do empresário Marcelo de Mello Nogueira, que é uma indústria de produtos farmacêuticos . Ele foi muito atencioso respondendo meu questionário. Relatou-me a grande dificuldade de se manter uma indústria do referido ramo, pois é fiscalizada permanentemente pela ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária.

Depois da entrevista pude conhecer toda a indústria e recebi um catálogo dos protudos da linha farmacêutica e linha hospitalar, totalizando 60 produtos. A indústria produz: ácido bórico, água boricada, água oxigenada, álcool tradicional e de cereais e iodado, alumem de potássio, amoníaco líquido, azul de metileno, benzina retificada, bicabornato de sódio, carbonato de cálcio, citrato de ferro, cloreto de magnésio, enxofre ventilado, formol inibido, glicelina bi-destilada, hipossulfato de sódio, óleo de amêndoa doce, óleo de copaíba, óleo de rícino óleo mineral, permanganato de potássio, tópico almotolia, sal amargo, sal amoníaco, solução hipossulfito de sódio, tintura de iodo, vaselina líquida e sólida, violeta genciana, solução fisiológica, água purifica, talco para luvas.
Todos esses produtos produzidos em Campo Mourão e são vendidos para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A visita na Deshydrater me fez lembrar os meus sete anos em que fui auxiliar de farmácia na cidade de Roncador e eu já havia vendido vários daqueles produtos.

A segunda empresa também de propriedade do empresário Marcelo de Mello Nogueira é a Terra embalagens que faz parte do APL de Campo Mourão, pois fornece embalagens para a própria Deshydrater e atenderá em breve outras empresas que necessitarem das referidas embalagens.

A terceira empresa visitada no dia de hoje foi a Fundição Albatroz do empresário Moacir Pereira de Lima, que também fui muito atencioso respondendo meus questionamentos.

A empresa dele que possui um site: www.fundicaoalbatroz.com.br , faz serviços de fundição onde utiliza de coquilha, areia verde e cold box e transforma sucata selecionada ou ligas de alumínio em peças de vários tamanhos. Na parte da ferramentaria confecciona moldes para a transformação de termoplásticos, do projeto ao produto final.

A empresa já desenvolveu e executou produtos na área odontológica, automativa, purificadores de água, frascos, etc. E vende para o Brasil todo.

A última empresa do dia foi a Solcris do empresário Edson Luiz Borsato. Os serviços prestados é de soldas em alumínio, magnésio, aço inox e outros metais. E o seu principal cliente é a empresa Cristófoli. Além de responder aos questionamentos que fiz aos demais empresários, ele me apresentou toda a área da empresa e informou-me detalhadamente a evolução do produto que fornece ao seu principal cliente.

Sem dúvida foi um dia muito produtivo e gratificante para mim.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DESPONTANDO NUM MAR DE SOJA

Estou na fase mais interessante da minha dissertação de mestrado, que é justamente a de aplicar pesquisas nas empresas do APL – Arranjo Produtivo Local de produtos médicos, odontológicos e hospitalares de Campo Mourão – futuro APL da Saúde.

O município de Campo Mourão envolvendo toda a sociedade civil e organizada, as entidades em geral e principalmente o poder público municipal, precisa urgentemente olhar com olhos mais atentos à riqueza de talentos que estão surgindo entre as referidas empresas, que estão contribuindo para o início de uma diversificação econômica que atualmente é quase totalmente dependente da soja.

Hoje (15/12/08) eu dei continuidade às minhas pesquisas iniciadas na sexta-feira. Alguns questionários, estou enviando por email e outros estou fazendo a pesquisa in loco.

Na sexta-feira visitando as empresas que estão incubadas na Fundação EDUCERE, tive o prazer de conhecer a empresa LEVEVIDA EQUIPAMENTOS e principalmente perceber o entusiasmo de dois dos quatro empresários da referida empresa, o Nelson e o Wanderley. A empresa deles tem um slogan muito bonito “Criando soluções para necessidades especais”. E vendem para todo o sul do Brasil.

Eles produzem principalmente para uma camada da população que mais precisa de nosso apoio, que é composta de idosos que vem aumentando dia a dia no Brasil. Ao acessar o site http://www.levevida.com/ você encontrará os modelos de barras de apoio horizontal, vertical, articuladas, em L, para serem instalados em chuveiros, sanitários e portas. Além de ser economicamente viáveis, os produtos contribuem para a dignidade humana.

Hoje, visitei a empresa Medical Via Láctea, do empresário Rogério Cristófoli e embora tenha percebido que a empresa dele é bem modesta e produz apenas um produto, percebi uma coisa em comum com a empresa anteriormente citada, ou seja, o entusiasmo e o compromisso em fazer um produto de alto nível. Ele produz um produto chamado “Nabucha” que é um suporte em que é adicionado detergente na parte de cima e embaixo um espaço para colocação da esponja de lavar, proporcionando uma economia muito grande no uso de detergente.

Ele me explicou cada detalhe do produto que está tendo uma boa aceitação, mas que se tivesse formas de divulgação poderia atingir uma infinidade de lares e restaurantes do Brasil. Muito embora já esteja vendendo para as regiões sul e sudeste do Brasil.

Outra empresa que tive o prazer de conhecer e aplicar o questionário, foi a empresa Ortus que tem como slogan “Ampliando os caminhos da saúde”. Eles produzem um produto chamado “removedor de placa bacteriana e manchas extrínsecas”; outro produto “odontoafiador – multiuso” que é usado para afiar instrumentais e um outro produto chamado “ortusonic” que é um aparelho de ultra-som piezoelétrico e jato de profilaxia” para uso de periodontia, dentística e prótese, tudo detalhado pelo site http://www.ortus.com.br/ .

Com relação a essa empresa faço questão de destacar o jovem empresário que respondeu o questionário, que é o Flávio Cristófoli. Ele ao responder os questionamentos demonstrou muita segurança e uma visão muito interessante para quem tem apenas 26 anos. Disse-me que é formado em comércio exterior e que a sua irmã se formou em marketing e que também trabalhará na empresa especificamente nessa área. Os filhos, junto com os pais que também gerenciam a empresa, formam uma família muito comprometida com a qualidade de bons produtos.

Para encerrar, apelo mais uma vez a quem ler a matéria, visite quando puder todas as empresas do APL e principalmente a Fundação EDUCERE que faz um trabalho maravilhoso e é uma criação do empresário Ater Cristófoli.

sábado, 13 de dezembro de 2008

MEDIDAS DO GOVERNO FEDERAL ANIMA CONSUMIDORES

Acabei de assistir nos telejornais que as medidas tomadas pelo governo federal, com o objetivo de estimular a economia começam a surtir efeito. As lojas que vendem automóveis novos ficaram lotadas no final de semana.
Com relação às novas aliquotas intermediárias de imposto de renda também a partir de janeiro de 2009, deixará mais recursos no bolso dos consumidores.
Tenho insistido que se for resolvido o problema do crédito e houver maior liberação do compulsório a crise no Brasil terá um impacto pequeno.
Penso que o Banco Central deveria baixar a taxa básica de juros, pois o mundo vive uma ameaça de deflação, recessão e até uma possível depressão e não ameaça de inflação. Mesmo assim, acabo de ler uma matéria em que a CEPAL - Comissão Econômica para a América Latina e Caribe afirma que a política do Banco Central, ao impedir a inflação no Brasil ajudou o país a diminuir o número de pobres. Menos mal. Clique aqui para ler a matéria.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

NOVOS ECONOMISTAS NA PRAÇA

O Departamento de economia da FECILCAM, por meio da Coordenadora de Monografias professora Mestre Rosângela Maria Pontili, divulgou as médias finais da última e mais importante disciplina do Curso que é a monografia. Para quem não sabe, é a fase mais difícil, cansativa, mas a que pode trazer realização pessoal para o aluno na sua conclusão.

Para se chegar à Banca o aluno precisa cumprir algumas etapas de desenvolvimento, alguns já ficam pelo caminho nessa fase. A avaliação final é obtida por quatro notas: nota do orientador de 0 a 10 com peso 2; nota do professor de métodos e pesquisa de 0 a 10 com peso 1; nota da banca examinadora referente ao conteúdo escrito de 0 a 10 com peso 3,5 e finalmente nota da banca examinadora referente a apresentação oral e argüição de 0 a 10 com peso 3,5. Portanto cada pontinho a mais é uma conquista.

Abaixo os novos economistas e parabéns a todos:
Adriano da Silva - 7,58
Adriano Martins de Souza - 8,95
Alan Temporini Frederico - 8,93
Anderson Busoni - 8,45
Arilson Aquino Gonçalves - 9,30
Cristina Dalla Palma - 9,30
Daiane Cristina Ribeiro - 8,75
David Luizette - 8,91
Elaine Pereira Baia - 8,58
Elisangela de Macedo Balbino - 9,15
Fernanda Cristina Carolo - 8,59
Fernando Nisti Borges - 8,95
Flávia do Bonfim Zai - 9,11
José Claudecir Lopes Menezes - 7,38
Juliana Macedo Marques - 8,30
Karina de Fátima Andrade - 7,92
Katia Fiorini de Oliveira - 8,68
Lilian Keli Giro - 8,80
Magna Luciana Cardoso - 8,95
Marlene Rodrigues - 8,25
Michel Makiak - 7,88
Patrícia Estanislau - 8,80
Reinaldo Lourenço Ribeiro - 8,00
Roberto Aparecido Frederico - 8,19
Rosana de Freitas Conceição Dama - 7,48
Rosilda Oliveira Correa - 9,63
Samira Lorena - 8,70
Talita Selis Arantes - 7,07
Tiago Luiz Gomes de Oliveira - 8,90
Wanessa Aparecida Favorito - 7,50
Yara Beilner Rodrigues - 8,28
Zilmara Tatiane de Camargo - 9,20

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

CESAR BENJAMIN, JOSÉ SERRA, ROBERTO REQUIÃO E ÁLVARO DIAS (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
JOSÉ SERRA, ÁLVARO DIAS E ROBERTO REQUIÃO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
Não, você não está sonhando. Roberto Requião e Álvaro Dias cheios de sorrisos no encerramento do Seminário - Crise: Rumos e Verdades, promovido pelo Governo do Paraná e que reuniu economistas e políticos de várias partes do Brasil e Exterior.
Nem tudo está perdido e qualquer aliança para as eleições do governo do Estado poderá acontecer.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

II SEMINÁRIO DE GRUPO DE PESQUISAS - FECILCAM

APÓS O ALMOÇO, EM PÉ: MÁRIO, MAYBUK, DALVA, FABIANE, ANA PAULA E SENTADAS: LUCIMARA, AUREA, NAIR E IVONETE (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
PROFESSORA ROSÂNGELA APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORAS NAIR E LUCIMARA APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSOR MÁRIO APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORA ROSÂNGELA E A FUTURA PESQUISADORA SUA FILHA LETÍCIA

PROFESSORA FABIANE APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
PROFESSORA IVONETE E PROFESSOR MAYBUK AO FINALIZAR O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORES DEBATENDO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORA DALVA APRESENTANDO TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORES NO CAFÉ DO MANHÃ (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORA AUREA APRESENTANDO TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

PROFESSORA ANA PAULA APRESENTANDO O TRABALHO (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
Hoje (10/12/08) tivemos um dia muito produtivo e muito agradável ao mesmo tempo, no evento II SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISAS da FECILCAM – ESTUDOS REGIONAIS:geo-histórico, sócio-cultural, econômico e ambiental, primeiro grupo de pesquisas criado e registrado pela FECILCAM.

A parte agradável se justifica pelo local escolhido. O evento foi realizado na Pousada Santa Helena a 25 km de Campo Mourão, sentido Mamborê de propriedade da família da professora da FECILCAM Dalva Helena de Medeiros. É um local que todos deveriam conhecer pela originalidade, que dispõe de local para dormir, fazer refeições, brincar na piscina e curtir uma natureza com barulho de bichos e o mais inusitado para mim, há uma parte da pousada construída envolta de duas árvores, ou seja, você fica protegido em casa e pode abraçar as árvores se desejar.

Com relação ao dia produtivo e também agradável, relato que na parte da manhã vários integrantes do grupo apresentaram para aos demais o capítulo que escreveram para o livro que será publicado no início de 2009, com total apoio da Direção da FECILCAM, que têm defendido a formação dos grupos de pesquisa, que depois da criação do nosso, outros foram sendo criados.

A publicação do livro foi uma das metas programas pelo grupo já em 2007 junto à Fundação Araucária e teremos o prazer de cumprir ano que vem.

Hoje apresentaram trabalhos:

Nair Glória Massoquim e Lucimara Liberali - capítulo intitulado: A importância dos Elementos da Fragilidade Natural, Sócio-Ambiental e Econômica na formação da paisagem;

Ivonete de Almeida Souza e Sérgio Luiz Maybuk – capítulo intitulado: Condições Climáticas e a Evolução da Cultura da Cana-de-Açúcar na Região Centro Ocidental Paranaense, 1990 a 2006 e seu Contexto Socioeconômico;

Ana Paula Colavite – capítulo intitulado: Geotecnologias e as Representações da Paisagem

Rosângela Maria Pontili (escrito em conjunto com Edcleira L.Cruz Souza e Patrícia Estanislau) – capítulo intitulado: O trabalho infantil de Campo Mourão e sua relação com a renda familiar percapita;

Mário de Lima – capítulo intitulado: Contabilidade Ambiental: a relação custo benefício na produção de soja orgânica e convencional;

Fabiane Nagabe – capítulo intitulado: Fronteiras culturais: os desafios do turismo no campo;

Dalva Helena de Medeiros – capítulo intitulado: Educação Ambiental e meio ambiente: concepções, teorias e práticas;

E Áurea Andrade Viana – capítulo intitulado: As relações de poder tecidas no espaço rural da microrregião de Campo Mourão.
Aproveitamos para discutir os rumos do grupo, além do livro que já está em fase de diagramação e que a publicação será pela Editora da FECILCAM em 2009. E com a saída da antiga líder professora Zueleide Casagrande que pediu para deixar a liderança do grupo, foram eleitas por unanimidade a nova líder Dalva Helena de Medeiros e vice-líder Nair Glória Massoquim.

Vale destacar que o ambiente o foi realizado o evento, foi primordial para estimular a produção de debates em torno das apresentações e da trajetória do grupo de pesquisa, além de proporcionar um encontro inesquecível entre colegas de trabalho e fundamentalmente uma integração entre os componentes do grupo.

E para finalizar registro que fiquei muito feliz ao receber de presente da professora Dalva, o livro de poema “Síntese Existencial”, escrito pelo seu pai o escritor Constantino Medeiros.








segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PADRE ADEMAR DE OLIVEIRA LINS

Hoje 08/12/08 faço uma pequena homenagem a um grande homem, um grande religioso, um grande lutador. Estou me referindo ao Padre Ademar de Oliveira Lins, que está completando nesta data 25 anos de sacerdócio.

O Padre Ademar para mim, significa muita coisa, muito além das grandes homilias que eu assisti tanto quando morava em Roncador-Pr, quanto as vezes que assisti aqui na Catedral de Campo Mourão-Pr, cidade que eu passei a residir a treze anos, embora quis o destino que nascesse aqui em 1968.

O Padre Ademar foi marcante no início da minha caminhada para a Faculdade, pois para que eu pudesse chegar até Campo Mourão era necessário que tivesse transporte. E naquela época não tínhamos e por meio da grande liderança desse grande religioso, convencemos um grupo de empresários da cidade e adquirimos um ônibus e criamos a OEAR – Organização dos Estudantes Acadêmicos de Roncador, que aliás existe até hoje.

O Padre Ademar foi marcante na vida pessoal, porque ajudou a diminuir a grande timidez que me atrapalhou e ainda atrapalha um pouco. Foi por meio dos trabalhos da Pastoral da Juventude na cidade e na zona rural e principalmente pelas elaborações e leituras de liturgia na Igreja, que eu pude desenvolver algumas aptidões reflexivas. E quero destacar que o Padre Ademar permitia que eu mais alguns colegas, principalmente meu Compadre Antonio Minuk vinculássemos cada leitura da Bíblia, no combate das mazelas que existiam naquela cidade.

O Padre Ademar foi marcante naquela época para mim e um grupo grande de universitários. Ele nos dava total apoio. Fizemos Campanhas do Agasalho, participamos em reuniões na Câmara de Vereadores, participamos de festivais de música sacra, visitamos acampamentos dos Sem Terras.

O Padre Ademar foi marcante para mim, pois me proporcionou uma viagem fantástica para São Paulo, onde fomos comemorar o dia 01 de maio de uma forma diferente. Ficamos num Seminário onde estavam alojados diversas pessoas do Brasil inteiro, e eu tive o privilégio de assistir uma celebração com o maravilhoso Cardeal Dom Evaristo Arns, aquele que lutou arduamente contra o terror da ditadura militar e que fez o prefácio do Livro “Brasil nunca mais” (obra que deveria ser obrigatória em todos os cursos a partir do ensino médio).

O Padre Ademar foi marcante para mim, porque me fez entender sob uma ótica cristã, a tamanha desigualdade social existente no nosso Brasil tão rico e tão miserável ao mesmo tempo. Na época, a parte progressista da Igreja Católica trabalhava nas comunidades de base a Teologia da Libertação, a qual infelizmente, na minha opinião, não tem mais a mesma força. E para entender as questões latino-americanas o padre me deu uma Bíblia em março de 1992, que tem nos rodapés dos capítulos, reflexões à luz dos problemas específicos do referido continente.

O Padre Ademar foi marcante para mim, porque em 1994 me deu um livro chamado “Teologia e Economia” do autor Jung Mo Sung que afirma em certo trecho: “A questão econômica se torna central nas reflexões e a críticas à idolatria do mercado e à racionalidade que a fundamenta passam a ser uma das primeiras e principais tarefas da teologia, em particular da leitura da teologia da libertação”. Por coincidência estamos vivendo no mundo o “estrago” oriundo do endeusamento do mercado por si só comandando a economia, sendo necessário agora o desespero e o pedido de todos para que o Estado ajude a por ordem na bagunça.

O Padre Ademar foi e é marcante para mim, porque é polêmico, porque denuncia, porque não tem medo e porque tem inimigos, e convenhamos, num mundo tão desigual, toda a pessoa que combate o bom combate e luta para alterar estruturas sociais injustas, necessariamente arranja inimigo, e como disse o Frei Beto outro dia numa palestra que assisti em Guarapuava, Jesus Cristo não morreu de pneumonia, morreu porque fez política decente, aliás, como diz Aristóteles, todos nós somos seres políticos, queiramos ou não.

Por fim, querido Padre Ademar a Diocese de Campo Mourão tem uma vaga especial para ser preenchida que é a de Bispo e eu espero que ela seja ocupada por você. Parabéns e continue incomodando.

Um abraço do seu fã Sérgio Luiz Maybuk.

domingo, 7 de dezembro de 2008

REPORTAGEM DA TRIBUNA DO INTERIOR SOBRE CESTA BÁSICA

O Jornal Tribuna do Interior de domingo (07/12) por meio do jornalista Marcus Ayres, fez reportagem sobre pesquisa de cesta básica que o NEPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas econômicas realiza mensamente, sob minha coordenação. CLIQUE AQUI para ler.

ENTREVISTA COM O MINISTRO DA FAZENDA

Meus caros internautas, recomendo a leitura atenta da entrevista em duas partes, que a Revista "Isto é DINHEIRO" fez com o nosso Ministro da Fazenda Guido Mantega. Ele me parece muito firme nas suas argumentações quanto ao impacto pequeno da crise internacional sobre o Brasil.
Também acabei de ler uma pesquisa do Data-Folha confirmando que a crise não afetou a confiança da maioria dos brasileiros. Ainda bem, é que a maioria do povo já está trabalhando na hora do Jornal Bom Dia Brasil e não se contamina com "Seca Pimenteiras". Leia a entrevista do Ministro clicando aqui .

sábado, 6 de dezembro de 2008

ÚLTIMA REUNIÃO DE CONGREGAÇÃO DA FECILCAM EM 2008

Hoje (06/12) foi realizada no Anfi-Teatro da FECILCAM a última reunião de congregação da FECILCAM em 2008, em que participaram os professores e funcionários da INSTITUIÇÃO.

O Coordenador Administrativo Financeiro professor Jesus Crepaldi (dpto economia) fez toda explanação sobre os investimentos feitos, a obras realizadas, a compra de materiais e dentre elas foi citado o “Projeto de Captação das águas das chuvas” que está em fase de conclusão, e que é um projeto idealizado pela ex-professora do dpto de geografia Ivonete de Almeida Souza, com a colaboração dos professores Márcio de Carvalho (eng. de produção agroind) e Sérgio Luiz Maybuk (dpto de economia)

O Coordenador do NUPEM – Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar professor Frank Antonio Mezzomo falou sobre projetos de iniciação científica destacando que eles estão gerando muitos frutos principalmente porque vários alunos da FECILCAM que participaram do projeto foram aprovados em programas de Mestrado.

A Coordenadora do CELIN – Centro de Línguas da FECILCAM professora Edcleia A . Basso (dpto de Letras) pediu a todos que divulguem os diversos cursos de língua oferecidos.

A professora do Irene M.B. Dianin (dpto de ciências jurídicas) pediu aos colegas que divulguem o Curso de Especialização em Direito Tributário que será realizado na FECILCAM no próximo ano.

O professor Walmir R. Salinas (dpto ciências sociais) solicitou a todos que conheçam o Centro de Integração do Cidade Nova, o qual faz um grande trabalho, mas que precisa de ajuda de todos para o seu funcionamento.

A professora Dalva H. de Medeiros (dpto de pedagogia) e o professor Mário de Lima (dpto de Ciências Contábeis) em conjunto, representando os chefes de departamento e coordenadores de curso, agradeceram o trabalho da Direção – professores Antonio Carlos Aleixo (dpto de letras) e Eder Rogério Stela (dpto de Ciências Contábeis) e o professor Jesus Crepaldi (dpto de economia) pelo grande trabalho que estão realizando à frente da FECILCAM. E salientaram que a referida Direção tem aprovação de ampla maioria da Instituição.

O Diretor professor Antonio Carlos Aleixo agradeceu a colaboração de todos os professores e funcionários, principalmente chefes e coordenadores; destacou que está cumprindo suas metas até a presente data; falou sobre a construção do Campus; da criação da UNESPAR; da grande gestão da atual Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SETI que é administrada pela professora Lygia Pupatto e principalmente destacou a nossa responsabilidade enquanto professores, na formação de profissionais e lideranças para a nossa comunidade.

Eu que não me manifestei na reunião, manifesto-me aqui dizendo que vejo a FECILCAM atual como um momento de “ouro”, tanto no aspecto da condução da atual Direção que conduz os trabalhos de maneira democrática e participativa, quanto pelo grande investimento que estamos recebendo da SETI, que na minha humilde opinião, é a melhor gestão que tivemos durante os dezoito anos que faço parte da Instituição como acadêmico e depois professor.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

TAXA DE APROVAÇÃO A LULA BATE NOVO RECORDE E ALCANÇA 70%, DIZ DATAFOLHA

Para o desespero do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, ou Fernando Primeiro como diz o Requião e é claro desespero dos "grandes" colunistas da grande imprensa nacional, o Presidente LULA bate mais um recorde de popularidade.
O Presidente LULA aquele que é alvo constante de piadinhas. Aquele que é alvo de preconceito do tipo "ele chegado no álcool" o atual Presidente Estados Unidos é "movido à alcool" e ninguém fala nada porque ele PODE, LULA não PODE.
O Presidente LULA é alvo de preconceito porque não tem um dedo. Aliás, toda as vezes que alguém usa essa condição, para querer (desesperadamente) diminuir o Presidente está apenas discriminando todos os portadores de necessidades especiais.
O Presidente é discriminado porque não tem nível superior, mas é importante saber que a Constituição Brasileira permite isso e além do mais, enquanto o maior intelectualizado Presidente FHC arrebentou com o Brasil dilapidando o patrimônio público com as privatizações e causando um aumento brutal na dívida pública interna, o governo do Presidente metalúrgico regularizou a economia e resgatou milhões de pessoas da pobreza.
O Presidente LULA nessa última pesquisa entre ótimo e bom chegou a 70,00% e se contar os regulares que vale mais ou menos nota 7,00, ultrapassa os 80,00%. Aliás nessa última pesquisa ele teve aumento de avaliação nos mais escolarizados e nos jovens.
Fazer o que, contra fatos não há argumentos. Leia a matéria completa clique aqui.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

NOTÍCIA INTERESSANTE

Acabei de ler uma notícia muito interessante no site www.colunadoely.com.br que por iniciativa da ACICAM e da Coordenadoria Regional da FIEP, os empreendedores de micro, pequenas e médias empresas de Campo Mourão e região já podem contar com o apoio da RETEC – Rede de Tecnologia do Paraná para desenvolver a capacidade tecnológica, econômica e de gestão. Trata-se de um portal eletrônico gratuito na internet de informações e soluções, que tem como objetivo apoiar as empresas.

O portal www.pr.retec.org.br, congrega uma série de provedores de competências e informa e estrutura soluções. Também auxilia negócios através da indicação de especialistas e do fornecimento de respostas técnicas a fim de possibilitar uma interação entre as indústrias com o conhecimento dos ofertantes de serviços que estão à disposição da RETEC.

Essa iniciativa é fundamental para que em Campo Mourão a economia possa ficar mais fortalecida e diversificada. O acesso à tecnologia é fundamental para isso.

O assunto me chamou atenção pois estou escrevendo minha dissertação de mestrado no Arranjo Produtivo Local de insumos e instrumentos médicos/odontológicos em que as empresas são todas intensivas em conhecimento e tecnologia.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A CRIATIVIDADE DE UM GRANDE PROFESSOR

Recebi um email do professor Marcelo Marchine Ferreira (sempre atento ao bons textos) lotado no departamento de Ciências Contábeis da FECILCAM, que achei muito interessante.

O professor Antoni Domènech, catedrático de Filosofia Moral na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Barcelona e editor da revista SinPermiso, produziu um diálogo fictício entre Adam Smith e Karl Marx sobre a crise atual do capitalismo.

Eu li o “diálogo” e além de me divertir com o conteúdo, aprendi muito e acima de tudo me identifiquei, pois os dois autores são economistas políticos, como eu, que pensa a economia da produção (de bens e serviços) até a distribuição. Vale a pena ler toda a matéria. Clique aqui para ler.
O professor Marcelo sempre que me encontra tem insistido na necessidade dos professores da FECILCAM em debater grandes temas. Eu também concordo e procuro fazer minha parte até que essa idéia se torne realidade.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ECONOMIA REAL E A ECONOMIA DAS PREVISÕES SEM FUNDAMENTO

Tenho acompanhado todo o tipo de previsões sobre o crescimento do PIB brasileiro para o ano que vem, desde a mais otimista e a qual não duvido que aconteça, que é 4,0 % em que o Ministro do Planejamento trabalha, até a mais pessimista que seria o que o FHC deseja a ponto de afirmar que seria 2,5%. Ocorre que esta semana, como alguém que dá tiros para todo o lado, sem se preocupar em quem vai acertar, a ONU previu que um dos cenários para o ano que vem, é de que o Brasil venha a crescer somente 0,5% . Nem a Miriam Leitão que deseja que o Brasil quebre acredita nisso.
Penso que analistas de fora ainda não perceberam que o Brasil é outro, quer os opositores desejem ou não. Temos outra estrutura econômica principalmente no que se refere ao nosso mercado interno que pela primeira vez está sendo levado em conta.
O comentarista da Band Joelmir Beting (talvez o menos tendencioso da nossa grande imprensa) ontem à noite desqualificou a análise da ONU, dizendo que estes analistas eram os mesmos que diziam que os bancos americanos estavam muito bem até pouco tempo atrás. Afirmou também que este ano o Brasil vai crescer 5,0% e que só pela inércia já cresce 2,5% ano que vem. Disse ainda que somente 15,0% do nosso PIB depende do exterior e que temos combustível e comida que o mundo todo quer comprar.
Eu prefiro o Brasil real e fico orgulhoso de ver que aqui em Campo Mourão-Pr, em plena crise mundial, o grande empreendedor José Aroldo Galassini afirma que a COAMO teve o maior ano de sua história que cresceu em faturamento e em grãos. Esse é o Brasil que eu vejo, o país que caminha sem volta para ser uma das maiores economias do mundo.
Parabéns COAMO e parabéns Brasil.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

FECILCAM E A PESQUISA CIENTÍFICA

A FECILCAM divulgou duas notícias importantes sobre pesquisa científica.


A primeira delas refere-se à Publicação do Ministério do Meio Ambiente intitulado “Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, que reúne um amplo conjunto de informações das espécies presentes nas Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção. Na referida publicação, destaca-se o artigo da esponja ameaçada de extinção: Sterrastrolepis brasiliensis, mais conhecida como espinho-de-pedra, analisada e registrada pelo professor Dr. Mauro Parolin do Departamento de Geografia da Fecilcam, juntamente com outros pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (Uem).


O professor doutor Mauro Parolin é um incansável pesquisador da FECILCAM e que inclusive já recebeu vários prêmios por outros trabalhos e merece os nossos parabéns.


A outra boa notícia foi a participação da FECILCAM, entre os dias 19 e 22 de novembro, no XII EAIC – Encontro Anual de Iniciação Científica, na cidade de Foz do Iguaçu, na Itaipu. Nove alunos vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PIC) da Instituição e três professores foram apresentar suas pesquisas e conferir as atividades do evento.

Com referência à Iniciação Científica vale destacar o trabalho do professor Frank Antonio Mezzomo, que tem uma preocupação constante com os futuros pesquisadores da FECILCAM